English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Unesp e USP vão coordenar projetos de intercâmbio com a Europa

Unesp e USP vão coordenar projetos de intercâmbio com a Europa

As instituições tiveram projetos aceitos no programa Erasmus Mundus.
Elas atuarão como co-coordenadoras com universidades da França e Itália.

Do G1, em São Paulo
Unesp Ibilce Rio Preto (Foto: Divulgação / Site oficial) 
Unesp em Rio Preto (Foto: Divulgação/Unesp)
 
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP) tiveram projetos de intercâmbio aprovados pela Comissão Europeia e vão atuar como co-coordenadoras das iniciativas junto a instituições participantes do programa Erasmus Mundus, o maior projeto de mobilidade estudantil do mundo. As duas instituições foram aprovadas em uma chamada para projetos de cooperação entre instituições europeis e brasileiras, ou da América Latina, para 2013. O anúncio foi feito neste mês.
A Unesp participará da proposta IBrasil, que inclui ofertas de intercâmbio para alunos de baixa renda. A USP será co-ordenadora de um projeto que já tem 20 instituições parceiras e 14 associadas, segundo o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE).
De acordo com a assessoria de imprensa da Unesp, seu projeto terá como coordenadora europeia a Universidade de Lille. No Brasil, a Educafro e a Faculdade Zumbi dos Palmares participarão como parceiras-associadas e, terão, entre outras funções, ajudar na indicação de candidatos de baixa renda para o programa.
A iniciativa de incentivo à mobilidade tem financiamento de 3 milhões de euros (cerca de 9 milhões de reais), que inclui o valor das bolsas de intercâmbio.
Além de estudantes de graduação, poderão participar do projeto da Unesp estudantes de mestrado e doutorado, além de professores e funcionários. As áreas do conhecimento contempladas pelo programa são educação, engenharia e tecnologia. Além da co-coordenação da Unesp, essa iniciativa já tem como parcerias a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a  Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC).

Cooperação acadêmica
No projeto da USP, segundo o IBE, que reúne atualmente 28 universidades brasileiras e europeias para fomentar a cooperação entre os países envolvidos, o foco será a cooperação acadêmica para apoiar a mobilidade de estudantes, pesquisadores e pessoal administrativo.
O programa também inclui as áreas das engenharias, de tecnologia, de educação e de formação de professores, e a co-coordenadora na Europa é a Universidade de Roma "La Sapienza", na Itália.
Na lista de parceiras europeias, segundo o IBE estão ainda instituições de Portugal, Alemanha, Croácia, Polônia e Reino Unido.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário