English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Unesp e USP vão coordenar projetos de intercâmbio com a Europa

Unesp e USP vão coordenar projetos de intercâmbio com a Europa

As instituições tiveram projetos aceitos no programa Erasmus Mundus.
Elas atuarão como co-coordenadoras com universidades da França e Itália.

Do G1, em São Paulo
Unesp Ibilce Rio Preto (Foto: Divulgação / Site oficial) 
Unesp em Rio Preto (Foto: Divulgação/Unesp)
 
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP) tiveram projetos de intercâmbio aprovados pela Comissão Europeia e vão atuar como co-coordenadoras das iniciativas junto a instituições participantes do programa Erasmus Mundus, o maior projeto de mobilidade estudantil do mundo. As duas instituições foram aprovadas em uma chamada para projetos de cooperação entre instituições europeis e brasileiras, ou da América Latina, para 2013. O anúncio foi feito neste mês.
A Unesp participará da proposta IBrasil, que inclui ofertas de intercâmbio para alunos de baixa renda. A USP será co-ordenadora de um projeto que já tem 20 instituições parceiras e 14 associadas, segundo o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE).
De acordo com a assessoria de imprensa da Unesp, seu projeto terá como coordenadora europeia a Universidade de Lille. No Brasil, a Educafro e a Faculdade Zumbi dos Palmares participarão como parceiras-associadas e, terão, entre outras funções, ajudar na indicação de candidatos de baixa renda para o programa.
A iniciativa de incentivo à mobilidade tem financiamento de 3 milhões de euros (cerca de 9 milhões de reais), que inclui o valor das bolsas de intercâmbio.
Além de estudantes de graduação, poderão participar do projeto da Unesp estudantes de mestrado e doutorado, além de professores e funcionários. As áreas do conhecimento contempladas pelo programa são educação, engenharia e tecnologia. Além da co-coordenação da Unesp, essa iniciativa já tem como parcerias a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a  Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC).

Cooperação acadêmica
No projeto da USP, segundo o IBE, que reúne atualmente 28 universidades brasileiras e europeias para fomentar a cooperação entre os países envolvidos, o foco será a cooperação acadêmica para apoiar a mobilidade de estudantes, pesquisadores e pessoal administrativo.
O programa também inclui as áreas das engenharias, de tecnologia, de educação e de formação de professores, e a co-coordenadora na Europa é a Universidade de Roma "La Sapienza", na Itália.
Na lista de parceiras europeias, segundo o IBE estão ainda instituições de Portugal, Alemanha, Croácia, Polônia e Reino Unido.

Fonte: G1.com

MEC lança política para criar cursos de medicina nas instituições federais

MEC lança política para criar cursos de medicina nas instituições federais

Portaria publicada no 'Diário Oficial' faz parte do programa Mais Médicos.
Segundo o texto, o SUS deverá ser 'elemento central' do projeto de curso.

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (23) uma nova política nacional para incentivar a criação de novos cursos de medicina nas universidades federais e o aumento no número de vagas dos cursos já existentes. As regras da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior foram divulgadas em portaria na edição desta terça do "Diário Oficial da União". A política, segundo o governo, faz parte do programa Mais Médicos, que tem ações no âmbito da formação de médicos (na graduação e residência) e na introdução deles no mercado de trabalho.
De acordo com o texto, novos cursos e o aumento de vagas são os dois objetivos da política, mas as instituições interessadas em aderir a ela deverão focar seus projetos de curso na saúde pública. "O atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ser o elemento central do projeto pedagógico do curso", diz a portaria.
Atualmente, segundo o site e-MEC, que reúne informações sobre os cursos de educação superior no país, 42 universidades federais já oferecem graduação em medicina. O Brasil tem, no total, 59 universidades federais em atividade, e quatro novas foram criadas pela presidente Dilma Rousseff neste ano.

Regras

Para criar um curso de medicina, as instituições federais deverão apresentar ao ministério três documentos: projeto pedagógico do curso, o perfil dos professores responsáveis pelas disciplinas e o projeto de infraestrutura.
Esse último deverá cumprir requisitos instituídos em fevereiro deste ano, como a integração do curso com a gestão local e regional do SUS e a existência de um hospital de ensino próprio da faculdade.
Além disso, as universidades receberão diversas visitas presenciais de uma comissão especial criada pelo MEC especificamente para avaliar escolas médicas. A primeira visita ocorrerá na fase de implantação dos cursos; as demais acontecerão ano a ano, a partir da primeira turma matriculada, até que o curso tenha oferecido pelo menos 50% da carga horária. Esse é o requisito do MEC para que ele receba o reconhecimento do ministério, para que a instituição tenha permissão para emitir o diploma de medicina.

Fonte: G1.com

Unicamp critica 'Mais Médicos' e se opõe a curso de medicina com 8 anos

Unicamp critica 'Mais Médicos' e se opõe a curso de medicina com 8 anos

Faculdade de Ciências Médicas divulgou carta sobre o programa federal.
Governo pretende contratar 10 mil profissionais e criar vagas em faculdades.

Do G1 Campinas e Região
Mais Médicos (Foto: Editoria de Arte/G1) 
 
Mais Médicos (Foto: Editoria de Arte/G1)
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp divulgou carta aberta na qual critica a “forma autoritária e precipitada” que o governo federal conduz o programa “Mais Médicos”, e informou se opor à elevação da carga horária dos cursos de medicina da rede pública e privada do país de 6 para 8 anos de duração. A mudança anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, obriga o aluno a atuar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa “Mais Médicos" pretende de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões com déficit de profissionais, e permite a vinda estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma. O governo prevê criar 10 mil postos de trabalho com a medida, além de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.

Carta aberta
Na carta, divulgada nesta sexta-feira (19), a FCM afirma reconhecer que houve um crescimento maior dos serviços de saúde do SUS e da área privada do que a formação de médicos e diz aprovar a proposta de expansão de 10 mil vagas para a residência médica, “priorizando-se as áreas de especialidades mais necessárias ao SUS”. Além disso, a faculdade entende que a criação de até 4 mil vagas do curso de medicina em instituições públicas e privadas, por ano, seria suficiente.
Segundo a assessoria da Unicamp, a reunião de elaboração da carta foi conduzida pelo diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad, com a presença do secretário de Saúde de Campinas e professor da FCM, Cármino de Souza, do pró-reitor de graduação da universidade, Luis Alberto Magna, entre outros.
O texto elaborado pelos representantes da FCM também critica a elevação da carga horária do curso de medicina e defende reforma curricular conforme diretrizes definidas pela Associação Brasileira de Ensino Médicas (Abem). Além disso, a Unicamp se diz favorável à criação de um ano inicial de residência para todas as áreas e especialidades médicas na Rede Básica de Saúde, “com supervisão de professores e à distância”. (Leia a carta na íntegra, em formato PDF).

“Mais Médicos” em Campinas
O prefeito Jonas Donizette (PSB), anunciou nesta sexta-feira a participação da cidade no programa mais médicos. Segundo a assessoria da administração municipal, Campinas não havia sido inserida na primeira etapa do programa porque não preenchia determinados critérios de vulnerabilidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, o próximo passo é avaliar quais as unidades podem ser receber profissionais do programa federal.
Entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), foram selecionados prioritariamente os municípios de Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. As prefeituras poderão se inscrever até o dia 25 de julho caso tenham interesse em receber os médicos do programa.

Fonte:G1.com

quarta-feira, 16 de julho de 2014

MEC amplia o Fies para alunos de mestrado, doutorado e curso técnico

MEC amplia o Fies para alunos de mestrado, doutorado e curso técnico

Pelo financiamento, estudante paga curso depois de formado.
Previsão é atender mais de 31 mil novos alunos.

Do G1, em São Paulo
Site do Fies (Foto: Reprodução) 
Site do Fies (Foto: Reprodução)
 
Alunos de cursos de mestrado, doutorado e educação profissional de nível médio também poderão recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para pagar suas mensalidades. Antes, o financiamento era disponível somente para alunos de graduação. A portaria que regulamenta a alteração foi publicada no 'Diário Oficial da União' desta quarta-feira (2).
O ministro da Educação, Henrique Paim, informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, depois, para adesão dos estudantes.
Para aderir ao Fies, a instituição precisa ter cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação. Segundo o MEC, a nova modalidade do Fies terá 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu ofertados por cerca de 170 instituições privadas.
O Fies da Pós-graduação não atenderá cursos de especialização (lato sensu) nem cursos de ensino à distância. Alunos já contemplados com bolsas da Capes pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não poderão solicitar o financiamento.

Como funciona o Fies
Pelo Fies, durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.
Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Encerrado este período, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

Fonte: G1.com

Unesp descobre uma substância que repele e mata o mosquito da dengue

Unesp descobre uma substância que repele e mata o mosquito da dengue

Pesquisadores de Rio Claro, SP, desenvolveram fórmula a partir de bactéria.
Desafio é baratear os custos da produção para que ela seja comercializada.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Pesquisadores da Unesp de Rio Claro (SP) criaram uma substância capaz de repelir e matar o mosquito da dengue. A fórmula tem uma bactéria tirada do solo contaminado com petróleo. Experimentos de laboratório já demonstraram a eficiência do produto, entrentato, para chegar ao mercado, ainda é preciso baratear os custos de produção.
Os biólogos trabalhavam para formular um detergente biológico e procuravam um princípio ativo na natureza. Entre os locais pesquisados estavam os solos contaminados por combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo.
Uma descoberta durante o trabalhou mudou o rumo da pesquisa. Os cientistas já estudavam há 17 anos a  bactéria Pseudomonas aeruginosa LBI, encontrada no terreno onde funcionava um posto de combustíveis. Ela se mostrou capaz de destruir o Aedes aegypti no estágio de larva e na fase adulta, além de funcionar como repelente.
“As larvas precisam se manter na superfície para respirar. O que mantém essas larvas na superfície é a tensão da água. Esse produto que a gente aplica reduz a tensão, então o mosquito não consegue respirar e morre. Com relação aos adultos, o produto acaba quebrando a cutícula do mosquito, o levando à morte”, explicou o biólogo Vinícius Luiz da Silva.

Testes e custo
Os testes foram feitos em ratos anestesiados. Em um vídeo feito pela Unesp, o rato que não está com o produto é picado. No outro, que recebeu o repelente, os mosquitos nem se aproximam.

Experimentos mostram morte de larva e mosquito da dengue com substância desenvolvida pela Unesp de Rio Claro (Foto: César Fontenele/EPTV) 
Experimentos mostram morte de larva e mosquito da dengue (Foto: César Fontenele/EPTV)
 
“A partir do momento que conseguimos novas ferramentas para controlar esse mosquito, vamos
diminuir a quantidade de adultos no ambiente e, com isso, diminuir as chances de transmissão do vírus para outras pessoas”, relatou o  especialista em parasitologia Cláudio José Von Zuben.
Ainda não há previsão de quando o produto será comercializado, já que o processo de produção é caro. Dez miligramas da substância, por exemplo, custam quase R$ 1,4 mil. “A gente está desenvolvendo novos métodos de produção para tentar reduzir o custo final, tanto da produção, como da purificação do produto, para que ele vá para o mercado com o custo mais baixo”, ressaltou a bióloga Roberta Barros.
Combate
Mas enquanto o produto não está disponível, a única forma de combater a doença é eliminar os criadouros do mosquito. Esse é o objetivo das equipes que percorrem os bairros de Rio Claro para orientar e eliminar as chances de proliferação da doença, que já atingiu 450 pessoas neste ano.
“Se esse produto vier a nos auxiliar no combate à dengue vai ser muito bem vindo e vai implementar as ações de controle da dengue no município”, afirmou a coordenadora de controle da dengue, Kátia Nolasco.

Pesquisadores da Unesp de Rio Claro estudam formas de baratear custo de repelente contra a dengue (Foto: César Fontenele/EPTV)Pesquisadores da Unesp de Rio Claro estudam formas de baratear custo (Foto: César Fontenele/EPT
 
Fonte: G1.com
 

Unicamp terá maior museu de ossos humanos do Brasil em Piracicaba, SP

Unicamp terá maior museu de ossos humanos do Brasil em Piracicaba, SP

Faculdade de Odontologia da cidade deve abrigar espaço a partir de 2015.
Professor diz acreditar em desenvolvimento de ciência forense na estrutura.

Do G1 Piracicaba e Região
Museu de ossos humanos da FOP Piracicaba abrirá em 2015 (Foto: Edijan Del Santo/EPTV) 
Museu de ossos humanos da FOP Piracicaba abrirá em 2015 (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)
 
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), terá o maior museu de ossos humanos do Brasil em 2015. O espaço contará com 500 esqueletos catalogados e deve ser aberto no primeiro trimestre do ano que vem. Duzentos esqueletos já chegaram à cidade e passam por um processo de limpeza. Quando aberto, o museu servirá para pesquisas científicas, principalmente na área forense.
O museu ficará no prédio da instituição na área central de Piracicaba (SP). De acordo com o professor Eduardo Daruge Junior, responsável pelo espaço, o objetivo é facilitar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas na faculdade e também viabilizar o intercâmbio com universidades de todo país e da América Latina, já que o museu será aberto a outras instituições para estudos.


 Segundo o docente, os esqueletos são cadastrados conforme o gênero, estatura, cor da pele e idade, e esses dados poderão ajudar, por exemplo, na elaboração de tabelas nacionais para identificação de ossadas.
"Quando os peritos trabalham na identificação de um corpo ou na elucidação de um crime, recorrem a bancos de dados internacionais, e nem sempre os padrões condizem com o biótipo da população brasileira", afirmou Daruge Junior.
A ciência forense será a principal área beneficiada pelo museu, segundo o professor, já que a partir dos estudos será possível criar modelos matemáticos e até softwares para auxiliar peritos. Parte do financiamento do espaço é feita através de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), voltado a estudos na área forense.

Museu de ossos humanos da FOP Piracicaba abrirá em 2015 (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)Museu classifica esqueletos conforme gênero, cor da pele e idade (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)
 
Fonte: G1.com

Professor enfrenta correnteza para levar crianças à escola na China

Professor enfrenta correnteza para levar crianças à escola na China

Travessia é considerada único caminho seguro até o colégio.
Com período de chuvas, nível da água sobe muito.

Do G1, em São Paulo
Professor na China enfrenta rio para ajudar alunos na travessia e levá-las à escola  (Foto: Imaginechina)Professor na China enfrenta rio para ajudar alunos na travessia e levá-las à escola (Foto: Imaginechina)
 
Um professor de uma escola primária carrega duas crianças em seus ombros e enfrenta a correnteza de rio para levá-las à escola na província de Yunnan, no sudoeste da China.
A travessia do rio é considerada o único caminho seguro para a escola durante o período de chuvas em junho.
Mesmo assim o nível da água sobe muito, tornando impossível a passagem para crianças e obrigando os professores ajudá-las a passar pelas correntezas.

Fonte: G1.com

Inscrições abertas para pré-vestibular social gratuito em Campos, no RJ

Inscrições abertas para pré-vestibular social gratuito em Campos, no RJ

Inscrições podem ser feitas na antiga Fundação Zumbi dos Palmares;
Aulas começam no próximo dia 14 de julho.

Do G1 Norte Fluminense
Candidatos que concorrem às vagas nos processos seletivos 2015 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) farão as primeiras provas em novembro deste ano. (Foto: Mácio Ferreira/ascom Uepa) 
Inscrições abertas para o pré-vestibular social gratuito em Campos. (Foto: Mácio Ferreira/ascom Uepa)
 
O pré-vestibular social da Superintendência de Igualdade Racial, que vai preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este ano, está com as inscrições abertas para a formação das novas turmas. As aulas começam no próximo dia 14. As inscrições podem ser feitas na sede da antiga Fundação Zumbi dos Palmares, no Centro de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Estão sendo oferecidas 400 vagas.
De acordo com a Superintendência, os alunos vão ser divididos em dois turnos. As aulas vão até o mês de dezembro. Segundo a coordenadora do programa, Marly da Silva Machado, as aulas vão acontecer nos períodos da manhã e da noite.
Podem se inscrever os alunos que tenham concluindo o ensino médio ou estejam cursando o 3º ano. “O curso é totalmente gratuito e tem contribuído para garantir o ingresso de um grande número de alunos no ensino universitário. A nossa aprovação nos últimos anos tem sido de 75%, o que é um número altamente satisfatório”, garantiu a coordenadora.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar CPF, identidade, título de eleitor, comprovante de residência, foto no formato 3x4 e declaração de escolaridade. Para os alunos é necessário ainda, apresentar o certificado de reservista.

Fonte: G1.com

UFG divulga resultado do vestibular 2014/2; veja a lista de aprovados

UFG divulga resultado do vestibular 2014/2; veja a lista de aprovados

Selecionados podem realizar matrícula entre os dias 15 e 16 de julho.
Ao todo, foram oferecidas 1.160 mil vagas na instituição de ensino.

Do G1 GO
Abstenção foi considerada alta pela UFG  (Foto: Gabriela Lima/G1) 
UFG realizou último vestibular tradicional neste ano (Foto: Gabriela Lima/G1)
 
A Universidade Federal de Goiás  (UFG) divulgou nesta sexta-feira (11) o resultado do processo seletivo 2014/2. Os aprovados em primeira chamada podem realizar a matrícula nos dias 15 e 16 de julho de 2014, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Confira a lista de aprovados pelo processo seletivo.
Este foi o último vestibular tradicional realizado pela instituição, já que, a partir do ano que vem, a forma de ingresso será feita apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza exclusivamente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No total, foram oferecidas 1.160 vagas na instituição, distribuídas nas unidades de Goiânia, Jataí e cidade de Goiás. Segundo a UFG, entre os cursos mais concorridos ficaram medicina, em Jataí, com 164 candidatos por vaga e engenharia civil, com 31,8 candidatos por vaga.
A segunda chamada será divulgada no próximo dia 18 e a terceira no dia 25 deste mês.  Nesses casos, a matrícula será feita no dia 29 de julho. Já as aulas começam no dia 4 de agosto.

Sisu
A adesão integral ao Sisu foi aprovada pela UFG no dia 16 de maio passado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) após uma série de discussões na instituição. No dia da decisão, dos 34 membros com direito a voto, 31 foram favoráveis à adesão integral ao Sisu.
Antes da medida, 50% das vagas eram preenchidas por meio do vestibular tradicional e o restante via Sisu.

Fonte: G1.com

UFRGS aumenta de 30% para 40% índice de vagas para cotistas em 2015

UFRGS aumenta de 30% para 40% índice de vagas para cotistas em 2015

A partir de 2016, reserva de vagas para cotistas será de 50% do total.
Forma de seleção é dividida entre 70% pelo vestibular e 30% pelo Sisu.

Do G1 RS
UFRGS cotas universidade (Foto: UFRGS/Divulgação) 
UFRGS cotas universidade (Foto: UFRGS/Divulgação)
 
O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alterou o percentual de cotas para ingresso nos cursos de graduação da universidade via vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o texto aprovado, o índice de vagas destinado às ações afirmativas aumenta de 30% para 40% em todos os cursos em 2015. A partir de 2016, a reserva de vagas para cotistas será de 50%.
De acordo com a UFRGS, a medita tem como objetivo adequar os processos de ingresso da Universidade à Lei Federal nº 12711/2012, que exige ampliação gradual do índice de vagas reservadas para 50% até 2016 em todas as instituições federais de ensino.
Já as modalidades de cotas não sofreram alteração. A UFRGS manteve as quatro categorias, de acordo com a faixa de renda e raça/etnia: candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena); candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita; alunos autodeclarados preto, pardo ou indígena e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.
Pelo menos por enquanto, o vestibular segue sendo o principal sistema de seleção para a UFRGS, com 70% das vagas. O Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fica com as 30% restantes. O índice de 40% de reserva de vagas para as ações afirmativas em 2015 é válido para ambas as formas de ingresso.

Fonte: G1.com

Unifesspa abre inscrições para o 3º Processo Seletivo Especial

Unifesspa abre inscrições para o 3º Processo Seletivo Especial

Serão ofertadas 91 vagas distribuídas em cinco cursos de graduação.
Provas serão aplicadas no dia 24 de agosto de 2014.

Do G1 PA
Candidatos ao 3º Processo Seletivo Especial 2014 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) têm até o dia 24 de agosto para fazer inscrições. (Foto: Paula Sampaio/O Liberal)Candidatos ao 3º Processo Seletivo Especial 2014 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) têm até o dia 24 de agosto para fazer inscrições. (Foto: Paula Sampaio/O Liberal)
 
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está com inscrições abertas para o 3º Processo Seletivo Especial 2014 para preenchimento de vagas dos cursos de graduação ofertados nos municípios de Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara.
As 91 vagas são para os cursos de administração e ciências contábeis (Rondon do Pará); letras–licenciatura em língua portuguesa (São Félix do Xingu); licenciatura em matemática (Santana do Araguaia) e história (Xinguara). Os cursos serão ofertados na modalidade presencial, conforme o regulamento do ensino de graduação da Unifesspa, com início previsto para o 2º período de 2014.
O 3º PSE de 2014 (PSE 2014-3) selecionará candidatos para ocuparem as vagas dos cursos de graduação não preenchidas no Processo Seletivo de 2014 da Unifesspa. O concurso será executado pelo Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A seleção ocorrerá uma única fase, com a aplicação das provas no dia 24 de agosto de 2014, no horário de 8h ao meio dia. Além da redação, os candidatos terão que responder às questões objetivas da prova de conhecimentos gerais, composta de 40 questões de múltipla escolha, sendo 5 questões de cada uma das disciplinas: língua portuguesa/leitura, matemática, história, geografia, física, química, biologia e literatura. Os conteúdos programáticos correspondem à matriz de referência do Enem 2013.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 22 de julho, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do Ceps. No processo de inscrição, o candidato deverá, preliminarmente, cadastrar-se. Depois de cadastrado, deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição. A taxa de inscrição custa R$ 20 e o candidato deverá efetuar o pagamento por meio de boleto bancário.
O candidato que, no ato da inscrição no concurso, declarar-se pessoa com deficiência (PcD), deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização de sua(s) prova(s). A solicitação de atendimento especial e/ou tempo adicional para realização da(s) prova(s) deverá ser feita por escrito, usando o formulário disponível no endereço do Ceps. Junto ao o requerimento, o candidato deverá anexar o laudo médico emitido por especialista da área da deficiência apresentada.
O requerimento e o laudo médico deverão ser entregues na secretaria do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), em Marabá, de segunda a sexta, no horário de 8h ao meio dia e 14h às 17h. Os documentos também poderão ser enviados por Sedex para o endereço do CRCA - Folha 31, Quadra 7, Lote 100. Marabá – Pará CEP: 68507-590.
Outras informações podem ser acessadas no edital do certame.

Fonte: G1.com

Veja 10 temas relacionados à Copa que podem cair no Enem

Veja 10 temas relacionados à Copa que podem cair no Enem

Mundial deve servir de mote para muitas questões da prova.
Exame cobra atualidades com perguntas interdisciplinares.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
A Copa do Mundo no Brasil ainda não acabou mas já deixou um legado para os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro. Este ano há um recorde de inscritos: 8.721.946 estudantes. O G1 ouviu professores de cursinhos pré-vestibular, de São Paulo, para saber de que forma o Mundial, que acaba no dia 13 de julho, pode aparecer entre as questões prova.

Torcedores 'driblaram' calor nesta quinta-feira (12) (Foto: Camila Henriques/G1) 
Torcedores 'driblam' calor (Foto: Camila Henriques/G1)
 
1) Diferença climática
O fato de algumas seleções terem sido prejudicadas ou beneficiadas pelo clima do Brasil pode embasar questionamentos sobre as diferenças climáticas, segundo Bruno Saneti, professor de geografia do cursinho Oficina do Estudante. Saneti lembra que em um mesmo momento, ocorreram jogos em Manaus, sob uma temperatura de 36 graus, e em Porto Alegre, com 9 graus. “Países com dimensões continentais têm essa diferença. A variação está relacionada à variação de altitude. O Nordeste, por exemplo, está próximo à linha do Equador, e a Região Sul é uma área subtropical.”

2) Bactérias e vírus “importados”
A chegada de turistas de partes tão diversas do mundo no Brasil pode ter provocado a entradas de novas bactérias e vírus que o país não estava habituado, de acordo com o professor Saneti. Nos Estados Unidos, que depois dos brasileiros, representam a nacionalidade que mais comprou ingressos para os jogos do Mundial, há centenas de tipos de bactérias e vírus que não existem no Brasil. As novas moléstias podem afetar seres humanos e até a produção agrícola e pecuária.

3) Ditadura e outras comparações históricas
Os professores acreditam que a Copa possa abrir oportunidade de fazer comparações do momento histórico entre o período atual e os anos que foram realizados o Mundial. Inclusive até por meio de fotos, ilustrações e charges. Para Paulo Moraes, do Anglo, há chance maior de haver uma comparação com o ano de 1950, em que o Brasil sediou a Copa, e era presidido por Getúlio, com os tempos atuais.
Fernando Rodrigues, professor de história do Cursinho da Poli, lembra que, em 2010, quando houve Copa na África, cobrou-se conhecimento sobre segregação racial nos vestibulares. "Quando a Copa ocorreu na Alemanha, em 2006, falou-se de Guerra Fria. Acho que, no Brasil, o assunto relevante é a ditadura que ocorreu em 1970 (quando o Brasil foi tricampeão). Há também o marco de 50 anos do golpe de 64.” Segundo Rodrigues, de 26 questões que abordavam o tema Copa em vestibulares nos últimos 20 anos, 13 faziam relação com o Mundial de 1970 e a ditadura.

GNews - França x Alemanha (Foto: globonews) 
Torcidas da França e Alemanha (Foto: globonews)
 
4) Duelos e guerras
Algumas partidas da Copa podem remeter à história dos países e ambientar perguntas de história. Fernando Rodrigues, do Cursinho da Poli, lembra das partidas entre Alemanha e França, e Espanha e Chile. “O Chile foi colonizado pela Espanha. Na Copa venceu a partida, foi como uma suposta vingança no campo esportivo.”

5) Copa das Copas
As poucas falhas identificadas na infraestrutura das cidades-sede e os protestos que foram inexpressivos durante a Copa podem se transformar em estratégia de marketing para o governo, na opinião de Saneti. “Como há questões políticas envolvidas, a questão da Copa ser um sucesso pode ser uma propaganda para o governo. Acho que pode aparecer algo assim como tema para a redação.”

Arena Corinthians, em Itaquera, foi palco da abertura da Copa do Mundo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters) 
Arena Corinthians foi palco da abertura da Copa do Mundo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
 
6) Construções urbanas
As construções dos estádios nas cidades-sede e as alterações que tiveram de ser realizadas nas capitais no dia das partidas podem ser mote para questões sobre urbanismo, segundo Paulo Moraes, professor de geografia e coordenador pedagógico do Anglo. Informações sobre os estádios, como medidas, também podem embasar questões de ciências exatas.

7) Turismo
O fluxo de entrada e saída de estrangeiros no país, tanto os números, como a questão cultural e o contato com a diversidade podem aparecer como mote para questões interdisciplinares, muito empregadas no Enem.

8) Fuso horário
Questões que abordam o fuso horário dentro do país e até fora do Brasil em relação aos demais países do mundo podem aparecer no exame, segundo Paulo Moraes.  “Como foi acompanhar os jogos do Japão, por exemplo, pode ser cenário de contextualização para várias perguntas”, diz.

Torcedores de Resende, RJ, acompanharam o jogo no bairro Paraíso (Foto: Reprodução/TV Rio Sul) 
Torcedores de Resende, RJ (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
 
9) Patriotismo
O amor pela nação, a onda verde e amarela e a confraternização ocasionada pela esporte podem ser mote para o tema da redação, de acordo com o professor Moraes.

10) Ascensão da América
A vitória inesperada de alguns países da América Latina e Central contra campeões consagrados do futebol durante a Copa do Brasil, é para o professor Saneti, mera casualidade esportiva. Ele acha interessante o fato de países colonizados vencerem a disputa de futebol sobre seus colonizadores, mas não acredita que o Enem deva abordar o assunto diretamente. A probabilidade maior é que o Mundial sirva como pano de fundo para contextualizar as perguntas interdisciplinares.

Torcida colombiana na Fan Fest (Foto: Guilherme Pontes/G1)Torcida colombiana na Fan Fest (Foto: Guilherme Pontes/G1)
 
Fonte: G1.com

FNDE fixa prazos para aditamentos de contratos de financiamento do Fies

FNDE fixa prazos para aditamentos de contratos de financiamento do Fies

Renovação deve ser feita em julho.
O aditamento poderá ser feito via internet, no site oficial do Fies.

Do G1, em São Paulo
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), fixou os prazos para a realização de aditamento de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A decisão é válida para todos os contratos, simplificados ou não, referentes aos dois semestres de 2012 e 2013 e o primeiro semestre de 2014.
A renovação dos contratos deve ser solicitada até o dia 15 de julho para os semestres de referência de 2012, e até o dia 31 para os semestres de 2013 e o primeiro semestre de 2014.
O aditamento poderá ser feito via internet, no site oficial do Fies.
Procedimento
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. Nos aditamentos simplificados, em que os alunos apenas atualizam os dados pessoais e o valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato, basta entrar no sistema e fazer a alteração.
As atualizações são analisadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Após a validação da CPSA, o aditamento é processado.
Quando há alterações mais profundas no contrato — como troca ou alteração na renda do fiador, mudança no estado civil do estudante ou impacto no valor global —, o aditamento é considerado pelo sistema como não simplificado. Nesse caso, o próprio sistema gera um documento, a ser levado ao banco para que o aditamento seja realizado.

Fonte: G1.com

Inscrições para vestibular 2015 da UPE começam nesta segunda-feira

Inscrições para vestibular 2015 da UPE começam nesta segunda-feira

Inscrições são feitas exclusivamente online; taxa custa R$ 110.
São ofertadas 2.074 vagas em 53 cursos de graduação do estado.

Do G1 PE
 
( Para assistir ao vídeo acima basta clicar no link a seguir http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2014/06/inscricoes-para-vestibular-2015-da-upe-comecam-nesta-segunda-feira.html )

Começam nesta segunda (30) as inscrições para o vestibular tradicional 2015 da Universidade de Pernambuco (UPE). A inscrição é feita exclusivamente pela internet, através do site da UPE, até o dia 31 de julho. A taxa custa R$ 110. São ofertadas 2.074 vagas em 53 cursos de graduação, divididos entre os campi Região Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.
A primeira fase do vestibular tradicional vai ser através da nota do Enem, mas, ao contrário do que aconteceu ano passado, a redação do Enem passará a integrar a nota do candidato. Já na segunda fase serão aplicadas provas específicas, de acordo com o curso escolhido no ato de inscrição.
O candidato interessado em se inscrever precisa fornecer CPF e e-mail válido no site da UPE. A isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada ainda na primeira semana de inscrição, ou seja, até o dia 4 de julho, também no site.
As provas do vestibular tradicional vão ser aplicadas nos dias 7 e 8 de dezembro. Nos dois dias, os alunos terão 4 horas e meia para resolver os testes. No primeiro dia, serão 40 questões, divididas entre português e uma disciplina específica. No segundo, o número de questões é o mesmo, dividido entre outras duas disciplinas específicas, totalizando quatro provas. A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 30 de janeiro.
Novidades
Como anunciado anteriormente, este será o último ano em que a UPE adota o vestibular tradicional como processo de ingresso. A partir do próximo ano, a seleção se dará através do SSA e do Sistema Unificado de Seleção (Sisu), formado pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Uma das novidades deste ano é uma modificação no curso de Letras ofertado em Petrolina.  A graduação era em Português ou Inglês, mas agora passa a ser Português-Inglês e Portugues-Espanhol, com 50 vagas para cada modalidade.
Os demais cursos permanecem os mesmos em cada campus. A cota social, de 20% do total de vagas, também está mantida, sendo destinada a estudantes que tenham cursado a segunda parte do ensino fundamental e o ensino médio única e exclusivamente em escolas públicas municipais ou estaduais – os estudantes oriundos de escolas federais não são incluídos nas cotas.

Fonte: G1.com

Faculdade Anhanguera tem cursos gratuitos em Ribeirão e Sertãozinho

Faculdade Anhanguera tem cursos gratuitos em Ribeirão e Sertãozinho

As duas unidades oferecem 460 vagas no período das férias de julho.
Para se inscrever, candidato deve ter Ensino Médio completo.

Do G1 Ribeirão e Franca
A Faculdade Anhanguera oferece 460 vagas para cursos gratuitos nas unidades de Ribeirão Preto (SP) e Sertãozinho (SP). As aulas serão ministradas entre os dias 10 e 25 de julho no período noturno. As oportunidades são para as áreas de administração, recursos humanos, informática, educação, saúde e estética. O interessado deve ter concluído o Ensino Médio.
Em Ribeirão Preto, os cursos oferecidos são: excelência de serviços, gestão de conflitos, excelência no atendimento, etiqueta empresarial e correção ortográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Já para Sertãozinho, as oportunidades são para os cursos:  arte de negociar, noções básicas de primeiros-socorros, aplicações do Excel, e noções básicas de informática.
Mais informações pelo site da instituição.

Cursos em Ribeirão Preto
15/7: Excelência de serviços
16/7: Gestão de conflitos
17/7: Excelência no atendimento
18/7: Etiqueta empresarial
18/7: Correção ortográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental
-As inscrições devem ser feitas pelo e-mail erica.silva@anhanguera.com de 7 a 12 de julho.
-Endereço da unidade: Avenida Eduardo Andréa Matarazzo, 891, bairro Ipiranga

Cursos em Sertãozinho
9 e 10/7: A arte de negociar
10 e 11/7: Noções básicas de primeiro-socorros
23 e 24/7: Aplicações do Excel
23 e 24/7: Noções básicas de informática
-As inscrições devem ser feitas até três dias antes do início do curso pelo e-mail jacqueline.gomes@anhanguera.com.
-Endereço da unidade: Avenida Antônio Paschoal, 1.954, bairro Jardim São José










  Fonte: G1.com

terça-feira, 1 de julho de 2014

Candidato já pode acessar as listas de aprovados na 2ª chamada do Sisu

Candidato já pode acessar as listas de aprovados na 2ª chamada do Sisu

Matrículas devem ser feitas entre os dias 27 de junho e 2 de julho.
Foram oferecidas 51 mil vagas em instituições públicas de ensino superior.

Do G1, em São Paulo
 
Site do Sisu traz as listas de aprovados nos cursos oferecidos  (Foto: Reprodução/Inep) 
Site do Sisu traz as listas de aprovados nos cursos oferecidos (Foto: Reprodução/Inep)
 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (24) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano 2014. O candidato pode acessar o site do Sisu para conferir as listas de aprovados em cada curso. Também é possível ver o desempenho no processo seletivo. As matrículas devem ser feitas entre os dias 27 de junho e 2 de julho.
Nesta edição, válida para o segundo semestre, serão oferecidas 51.412 vagas em 67 instituições de ensino superior. O Sisu é um processo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos. Para ter participado, era preciso ter feito o Enem em 2013 e obtido nota acima de zero na redação.
Dentre os inscritos no Sisu, 58% são mulheres e 59% têm idade entre 18 e 24 anos. O estado com maior número de inscritos no sistema foi Minas Gerais (438.469) – que também tem o maior número de instituições participantes –, seguido pelo Rio de Janeiro (382.486), pela Bahia (193.040) e pela Paraíba (169.528).
As instituições de ensino com maior procura foram: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 177.307 inscritos; Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 142.832; e Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com 142.018.
O curso que despertou maior interesse dos candidatos foi medicina, com 180.479 inscrições, o que representa 131 candidatos por vaga. O segundo curso mais procurado foi direito, com 119.639 inscrições e uma média de 87 candidatos por vaga.

Fonte: G1.com

Veja os cadernos de prova do vestibular de meio de ano da Unesp

Veja os cadernos de prova do vestibular de meio de ano da Unesp

Dos 11.260 candidatos, 20,1% faltaram no sábado e 22,9%, no domingo.
Resultado final será divulgado em 15 de julho.

Do G1, em São Paulo
A Vunesp divulgou, na noite deste domingo (22), os cadernos de prova da segunda fase do vestibular de meio de ano da Universidade Estadual Paulista (Unesp) (veja ao lado).
As provas tiveram abstenção de 22,9% neste domingo (22), segundo a Vunesp, responsável pela aplicação do exame. No sábado, o índice de faltosos foi de 20,1%. No total, 11.260 pessoas foram aprovadas para a segunda fase.
O resultado final será divulgado no dia 15 de julho.
No sábado, os candidatos responderam a 12 questões discursivas de ciências humanas e 12 de ciências da natureza e matemática. No domingo, a prova teve 12 questões de linguagens e códigos e mais uma redação. As provas tiream 4h30 de duração.
A prova da primeira fase foi realizada no dia 25 de maio. Mais de 18 mil candidatos se inscreveram, sendo 12,3 mil disputando uma das 420 vagas disponíveis em cursos de graduação, além de 5,3 mil treineiros.
São oferecidas vagas em cursos das áreas de exatas e biológicas, todas para ingresso em agosto. Os cursos oferecidos são agronomia (Ilha Solteira e Registro), zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as engenharias ambiental (Sorocaba), civil (Ilha Solteira), de controle e automação (Sorocaba), de produção (Bauru), elétrica (Ilha Solteira) e mecânica (Ilha Solteira).

Fonte: G1.com

Após 99 dias de greve, servidores da UFSCar decidem retornar ao trabalho


Após 99 dias de greve, servidores da UFSCar decidem retornar ao trabalho

Fim da paralisação foi decidida em assembleia feita nesta terça-feira (24).
Mas funcionários de São Carlos, SP, voltam a trabalhar na quarta-feira (25).

Do G1 São Carlos e Araraquara
UFSCar fim greve (Foto: Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes/Arquivo Pessoal)Fim da greve na UFSCar foi decidida em assembleia (Foto: Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes/Arquivo Pessoal)
 
Técnico-administrativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) decidiram, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (24), acabar com a greve iniciada em 17 de março. O retorno ao trabalho, após 99 dias de paralisação, está marcado para quarta-feira (25). O reinício das atividades acontece oito dias após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar o fim das paralisações dos servidores das universidades e institutos federais e indicar retorno imediato ao trabalho, sob pena de multa.

Campus da UFSCar em São Carlos (Foto: Fábio Rodrigues / G1) 
Servidores ficaram 99 dias em greve nos campi da UFSCar (Foto: Fábio Rodrigues / G1) 

O movimento contou com a adesão de 70% dos 900 trabalhadores dos campi de São Carlos, Araras e Sorocaba. Em nota, a direção do Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal de São Carlos (SINTUFSCar) ressaltou que manterá a mesa de negociação com a reitoria da universidade.
Uma das principais reivindicações da categoria é o cumprimento de medidas firmadas em 2012, após outra greve dos servidores, em que ficou definida a racionalização de cargos. "Auxiliar administrativo e assistente administrativo fazem a mesma coisa, mas um ganha muito menos que o outro", comentou o diretor do sindicato, Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes.
Os servidores pedem ainda uma revisão no reposicionamento de aposentados, além do fim da terceirização de serviços. A nota do SINTUFSCar ainda informa que haverá reposição dos dias não trabalhados.
Durante todo o período de greve, a UFSCar informou que se declarava defensora dos direitos dos trabalhadores. Entretanto, manifestou preocupação com as consequências do movimento.
Multa
A decisão do STF também proibiu a realização de bloqueios ou empecilhos à movimentação de pessoas nas instituições de ensino, sejam servidores, autoridades ou usuários. Em caso de descumprimento, as entidades sindicais seriam obrigadas a pagar multa diária de R$ 200 mil.
O SINTUFSCar não informou se foi aplicada multa. Na última quarta-feira (18), Nunes alegou que o sindicato não havia sido notificado oficialmente pelo STJ.

Restaurante e Biblioteca
O fim da greve vai acabar com um problema enfrentado pelos estudantes de São Carlos desde 17 de março. É que a paralisação fechou o Restaurante Universitário (RU). Mais de 1,2 mil alunos bolsistas deveriam comer de graça no refeitório, mas por conta da paralisação passaram a receber os alimentos para serem preparados por conta própria. As 1,6 mil refeições do jantar também deixaram de ser fornecidas.
Além da comida, os estudantes também estão tendo um gasto a mais com cópias de livros, já que a biblioteca comunitária também está fechada. No local, que atende 1,5 mil pessoas, só é possível devolver os livros. Empréstimos só poderão ser feitos a partir de amanhã, com o fim da greve.

Fonte: G1.com

Unicentro anuncia dois novos cursos de graduação para 2015

Unicentro anuncia dois novos cursos de graduação para 2015

Instituição oferta 30 vagas para bacharelado em ciências biológicas.
Universidade também passa a ofertar curso de matemática computacional.

Do G1 PR
Unicentro vai abrir inscrições para o Vestibular de Verão 2014 na internet (Foto: Divulgação/ Unicentro) 
Interessados já podem concorrer às vagas abertas para os novos cursos (Foto: Divulgação/ Unicentro)
 
A partir de 2015, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vai ofertar mais dois novos cursos de graduação. Com a mudança, o curso de licenciatura em ciências biológicas passa a ser ofertado, também, na modalidade bacharelado e o curso de licenciatura em matemática passa a ofertar o curso de matemática computacional. Os interessados já podem concorrer às vagas abertas para os dois novos cursos no próximo Vestibular de Inverno da instituição.
São 30 vagas para o curso de ciências biológicas, que será em período integral, e 40 vagas para o curso de matemática aplicada em computacional, que será ministrado no período matutino.
De acordo com a Unicentro, os novos cursos de graduação não devem acarretar despesas para a universidade, pois serão utilizadas as estruturas de cursos já existentes. Além disso, a instituição acredita que os cursos ampliam o acesso do profissionais formados no mercado de trabalho.
Vestibular
O período de inscrições para o Vestibular de Inverno 2015 da Unicentro está aberto até o dia 14 de julho. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet, através do site da Unicentro. Ao todo são ofertadas 434 vagas para os 37 cursos de graduação ofertados pela instituição. A taxa de inscrição custa R$ 100 e deve ser paga até o dia 16 de julho.
No ato da inscrição, o candidato deve preencher uma ficha com os dados pessoais e, em seguida, imprimir o boleto de pagamento da taxa. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de agosto em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. O ensalamento dos candidatos deve ser divulgado a partir do dia 12 de agosto, também no site da instituição. O resultado final deve ser anunciado até o dia 19 de setembro.

Fonte: G1.com

Universidade Federal do Piauí convoca 2.192 na 2ª chamada do Sisu

Universidade Federal do Piauí convoca 2.192 na 2ª chamada do Sisu

Matrículas devem ser feitas de sexta-feira (27) até o dia 2 de julho.
As vagas são distribuídas em 55 cursos nos cinco campi da instituição.

Patrícia Andrade Do G1 PI
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (24) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2014. Na Universidade Federal do Piauí, que é a única instituição do estado a participar desta segunda edição, 2.192 candidatos são convocados para fazer a matrícula institucional. As matrículas devem ser feitas de sexta-feira (27) até o dia 2 de julho.

A UFPI disponibiliza as vagas em 55 cursos distribuídos nos cinco campi da instituição pelo estado, sendo que foram ofertadas as primeiras 40 vagas no curso de medicina no campus de Parnaíba, Litoral.

O Sisu é um processo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos. Para ter participado, era preciso ter feito o Enem em 2013 e obtido nota acima de zero na redação.

A Universidade Federal do Piauí foi a segunda instituição que mais recebeu inscrições com um total de 142.832 ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que teve 177.307 inscritos.

Fonte:G1.com

Mackenzie divulga resultado do vestibular do 2º semestre de 2014

Mackenzie divulga resultado do vestibular do 2º semestre de 2014

Matrículas podem ser feitas a partir desta quarta-feira (18).
Foram disponibilizadas vagas para São Paulo e Campinas.

Do G1, em São Paulo
A Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou nesta quarta-feira (18) a lista de aprovados no vestibular para o segundo semestre de 2014 (veja link ao lado).
Neste processo seletivo foram oferecidas vagas para cursos nos campi de São Paulo e Campinas.
As matrículas devem ser feitas pelo site da Mackenzie no dias 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24 de junho até as 15h. O candidato deverá apresentar anexo digitalizado de cópia do documento de identidade, uma foto 3x4 recente, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar.

Fonte:G1.com