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segunda-feira, 2 de maio de 2016

Escolas da rede pública no AP terão curso gratuito de iniciação à robótica

Escolas da rede pública no AP terão curso gratuito de iniciação à robótica

Capacitação será destinada para estudantes e professores em Macapá.
Projeto Robótica Tucujú é desenvolvido pela Unifap e governo do estado.

Jéssica AlvesDo G1 A
Internos desenvolveram protótipos em oficina de robótica (Foto: Cassio Albuquerque/G1) Curso de iniciação à robótica será destinado a alunos e professores da rede pública (Foto: Arquivo/G1)
 
O projeto Robótica Tucujú, desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), vai oferecer curso gratuito de iniciação à robótica para estudantes e professores da rede pública. Um termo de cooperação entre a instituição de ensino superior e o governo do estado será assinado nesta segunda-feira (25).
De acordo com a Unifap, o objetivo do projeto é desenvolver a lógica e a criatividade por meio da robótica, interagindo com disciplinas e conteúdos escolares. A capacitação pretende ainda incentivar estudantes e professores para que possam participar de torneios nacionais, estaduais e municipais de robótica e outros eventos científicos.

A data para o início do curso ainda não foi informada, mas segundo a coordenação do projeto, as aulas serão divididas em duas etapas. A primeira, com duração de 40h, será destinada à formação exclusiva de professores das séries finais do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, com 24h para formação presencial, acontecendo uma vez por semana, durante três semanas, e mais 16h em plataforma on-line.
A segunda etapa, também com carga horária de 40h, será destinada à capacitação de estudantes das séries finais do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, em turmas de 20 alunos. Os professores serão certificados pela Unifap e os alunos receberão anotação de participação em seus históricos.
O Robótica Tucuju é promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Unifap, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
De acordo com a coordenação, projeto é apoiado por uma equipe de professores, mestres e doutores nas áreas de matemática, física, pedagogia e acadêmicos dos cursos de engenharia elétrica, matemática, ciência da computação e física da universidade.

Fonte: G1.com

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