English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 7 de março de 2014

Ranking mundial põe USP e Unicamp entre 50 melhores em sete disciplinas

Ranking mundial põe USP e Unicamp entre 50 melhores em sete disciplinas

Unicamp se destaca em agricultura e história no ranking QS.
USP vai bem em matemática, geografia, estatística, mídia e farmácia.

Do G1, em São Paulo
Um ranking divulgado nesta terça-feira (25) pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, organização internacional de pesquisa em educação que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação, aponta a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP) entre as 50 melhores instituições do mundo em sete de um total de 30 disciplinas avaliadas (veja ao lado). Os rankings são baseados em citações de pesquisas, ao lado de pesquisas de reputação de mais de 90 mil acadêmicos e empregadores de pós-graduação em todo o mundo.
Unicamp (Foto: divulgação) 
Unicamp (Foto: Unicamp/Divulgação)
 
Cidade Universitária, Universidade de São Paulo: vista do novo prédio da Reitoria (Foto: Ana Carolina Moreno/G1) 
Cidade Universitária, Universidade de São Paulo (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
 
A Unicamp teve o melhor desempenho da América Latina em agricultura e silvicultura, com o 22º lugar no geral, e também se destacou em história (34º lugar). A USP está no “top 50” em cinco disciplinas: matemática (39º), geografia (42), estatística e investigação operacional (45º), comunicação e mídia (46º) e de farmácia e farmacologia (48º).
A USP teve o melhor desempenho entre todas as instituições avaliadas no país,  ficando em primeiro lugar entre as universidades brasileiras em 20 disciplinas,  e a Unicamp no topo em 8 disciplinas. No total, 22 instituições brasileiras estão não “top 200” mundialmente em pelo menos uma das 30 disciplinas avaliadas no ranking.
"Estes rankings mostram que as melhores universidades do Brasil são de renome internacional dentro de várias áreas disciplinares específicas", diz Ben Sowter, diretor da QS. "Através de uma abordagem mais centraliza na classificação das universidades  somos capazes de descobrir os pontos fortes das instituições brasileiras, de forma mais eficaz do que é possível em rankings institucionais em geral."
No ranking mundial, a instituição com melhor desempenho foi a Universidade Harvard, que ficou em primeiro lugar em 11 das 30 disciplinas, duas a mais que o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário