English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resolução Comentada da Fuvest 2013 1ª fase

Resolução Comentada


A maioria das resoluções comentadas dos vestibulares que você lê nos grandes jornais do País é do OBJETIVO.
Os professores do OBJETIVO, em plantão permanente, resolvem e comentam todos os grandes vestibulares, analisando as tendências e inovações para incorporá-las, de imediato, aos cadernos de atividades e aos livros.

Segue abaixo o link da resolução comentada da Fuvest 2013 1ª fase:

 http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2013_1fase.asp?img=01


Fonte: curso objetivo

Gabarito da 1ª fase da Fuvest

Veja o gabarito da 1ª fase da Fuvest

Prova teve 90 questões de conhecimentos gerais.
Mais de 17 mil candidatos faltaram às provas. 

A Fuvest divulgou no início da noite deste domingo (25) o gabarito oficial da prova da primeira prova (veja no link ao lado). A prova da primeira fase teve 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, inclusive algumas questões interdisciplinares.

O exame teve índice de abstenção de 10,7%. De acordo com a Fuvest, dos 159 mil candidatos inscritos para a prova, 17 mil não compareceram. Os candidatos disputam vagas na Universidade de São Paulo (10.982 vagas) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas).


SÃO PAULO (SP) - Estudantes durante vestibular da Fuvest, na capital paulista. Processo seletivo cobra 90 questões de múltipla escolha (Foto: Caio Kenji/G1)Estudantes fazem a prova do vestibular da Fuvest na FEA-USP neste domingo (25) (Foto: Caio Kenji/G1).
 

Livro 'Til' surpreendeu

Na sua “estreia “ na Fuvest, o livro “Til”, de José de Alencar, exigiu muito conhecimento dos candidatos nas questões de português da prova da primeira fase do vestibular, realizada neste domingo (25).
Inserido este ano na lista das obras literárias de leitura obrigatória, “Til” foi tema de questões que pediam para o candidato relacionar a obra com outros livros da lista, como “Viagens de minha terra”, “Vidas secas”, “O cortiço”, “Cidades e as serras”, “Capitães da areia”, “Memórias póstumas de Brás Cubas” e “Memórias de um sargento de milícias.”
A prova também teve perguntas sobre o gênero literário do livro. "Estava contando que caíssem mais perguntas sobre os outros livros, que eu já tinha mais base. 'Til' é um livro de linguagem pesada, mas consegui responder as questões porque li o livro", disse a candidata Pillar Trevisani, de 20 anos, que presta vestibular para o curso de direito da Universidade de São Paulo (USP). Ela fez a prova na Faculdade de Economia e Administração da USP, na Cidade Universitária.

O livro 'Til', de José de Alencar (Foto: TV Globo/Reprodução) 
O livro 'Til', de José de Alencar (Foto: TV Globo
/Reprodução)
 
"Não li o livro, mas consegui fazer as questões porque assisti a algumas palestras sobre a obra", disse o candidato Guilherme Siqueira Wacilikiw, de 18 anos, que tenta uma vaga em física.
Para a estudante Júlia Camargo, de 18 anos, o fato de a Fuvest ter pedido muitas questões sobre o livro "Til" pode ter pego muita gente de surpresa. "Como era um livro que tinha menos análise, a maioria dos professores não dedicou muito tempo com ele", afirmou.
A Fuvest trocou cinco livros da lista de leitura obrigatória para o vestibular 2013. Entraram, além de "Til", os livros "Viagens na minha terra", de Almeida Garrett; "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; e "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andrade. Da lista anterior, saíram “Auto da barca do inferno”, “Iracema”, “Dom Casmurro” e “Antologia Poética”.
"O livro “Til”, de 1872, é um romance regionalista, de fazenda. Ele desdobra dramas do interior do Brasil com uma trama, uma das especialidades de José de Alencar. O autor faz um retrato da cultura do interior do estado do Rio de Janeiro e suas conexões com a cultura urbana da capital. É um romance inferior à importância de “Iracema”, e em se tratando dessa referência de cultura urbana", analisa o professor de literatura Marcílio Gomes Júnior, do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas.


Química foi difícil
 
Candidatos que fizeram a primeira fase da Fuvest no Campus Santo Amaro da Uninove foram unânimes em apontar as questões de química e de física como as mais difíceis da prova deste domingo.
"Eu gosto de química, mas estava muito difícil", afirmou Nayra Dantas, de 20 anos, que concorre a uma vaga no curso de matemática da USP.
Letícia Campos, de 18 anos, também considerou química uma das partes mais difíceis da Fuvest. "Estava bem complicada, mas também tenho muita dificuldade em física", disse a candidata a uma vaga em veterinária.
Segundo ela, no geral, a primeira fase do vestibular da USP "não foi nem tão fácil, nem tão difícil". A estudante afirmou que esperava questões mais difíceis, mas, em comparação, disse que achou o Enem mais simples, apesar de mais cansativo.
A parte de história abordou o tema da escravidão. Também, de acordo com os estudantes, foi feita uma pergunta sobre Copa do Mundo lembrando o jogo entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em 1974 e quesionando qual o contexto histórico desta época.

Candidatos deixam a prova da Fuvest no campus de Santo Amaro da Unip (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)Candidatos deixam a prova da Fuvest no campus de Santo Amaro da Unip (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
 
A lista dos aprovados para as provas da segunda fase será divulgada no dia 17 de dezembro. Elas serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.
A Fuvest lembra que, a partir de 1º de janeiro de 2013, estarão em vigor as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A lista final dos aprovados do vestibular da Fuvest sairá em 2 de fevereiro de 2013.

Fonte: G1.com

sábado, 24 de novembro de 2012

Resolção comentada do vestibular da unesp 2013

  
Resolução Comentada

A maioria das resoluções comentadas dos vestibulares que você lê nos grandes jornais do País é do OBJETIVO.
Os professores do OBJETIVO, em plantão permanente, resolvem e comentam todos os grandes vestibulares, analisando as tendências e inovações para incorporá-las, de imediato, aos cadernos de atividades e aos livros.

Segue abaixo o link da resolução do vestibular da unesp 2013:

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unesp/unesp2013.asp?img=01

Fonte: curso objetivo

Unesp divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular 2013

Unesp divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular 2013

 

Resultado será divulgado em 4 de dezembro.
Abstenção foi de 8,7%. 

 


A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou as quatro versões da prova de conhecimentos gerais e os gabaritos da primeira fase do vestibular aplicada neste domingo (18) (confira links a cima).
A prova teve 90 questões de múltipla escolha e duração de quatro horas e meia. Segundo a Unesp, a abstenção foi de 8,7% dos candidatos inscritos, o equivalente a 8.236 pessoas. No total, 86.123 candidatos fizeram o exame.
O vestibular foi aplicado em 31 cidades paulistas e ainda em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba. O G1 trará também a resolução comentada das questões feita por professores de cursinhos pré-vestibulares.

Concorrência
Ao todo, a Vunesp, responsável pelo processo seletivo, afirmou que 94.350 pessoas se inscreveram para concorrer a 7.014 vagas em 165 opções de cursos, disponíveis em 23 cidades. Segundo a entidade, a concorrência geral é de 13,5 candidatos por vaga, mas alguns cursos tiveram procura maior.
O curso mais concorrido é o de medicina, oferecido no campus de Botucatu: nesta edição, a relação é de 185,3 candidatos por vaga.
O curso de direito diurno em Franca tem 63,8 concorrentes para cada vaga disponível, e o de engenharia química em Araraquara recebeu 57,8 inscrições por vaga. No total, o número de inscritos no vestibular da Unesp aumentou 2,68% em relação ao ano passado, quando 91.884 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
As cidades para as quais há oferta de vagas são Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (550), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (40), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (45), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (40), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (154), São Vicente (80) e Tupã (80).
Os cursos novos deste exame são ciências biológicas, em São Vicente; engenharia agronômica, em Dracena; engenharia ambiental, em São José dos Campos; engenharia de bioprocessos e biotecnologia, em Araraquara; engenharia de pesca, em Registro; engenharia de telecomunicações, em São João da Boa Vista; engenharia química, em Araraquara; meteorologia, em Bauru.
De acordo com a Vunesp, o resultado da primeira fase será divulgado no dia 4 de dezembro, e os candidatos convocados para a segunda fase farão as provas comuns nos dias 16 e 17 de dezembro, nas mesmas 35 cidades onde é realizada a fase anterior.

Fonte: G1.com

sábado, 10 de novembro de 2012

Vestibular da UFPR ocorre neste domingo (11)

Vestibular da UFPR ocorre neste domingo (11)

Os portões serão abertos às 12h45 e fecharão às 13h30 - meia hora antes do início das provas

da redação | 09/11/2012 15h 09
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará a primeira fase do seu vestibular neste domingo (11), a partir das 14 horas. Os 50.327 candidatos farão a prova em 33 locais, em Curitiba e Palotina. São 5.616 vagas, sendo 529 pelo SiSU, em 95 opções de cursos.


A prova terá duração de 5 horas, com 80 questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira e Português, compreensão de texto e literatura brasileira.

Os portões serão abertos às 12h45 e fecharão às 13h30 - meia hora antes do início das provas. A universidade recomenda chegar cedo aos locais de prova e alerta que as regiões do Prado Velho, Jardim Botânico, Centro Politécnico e Mossunguê provavelmente terão trânsito por causa da grande concentração de vestibulandos. Haverá reforços nas linhas de ônibus que passam pelos colégios onde as provas serão realizadas.

Os vestibulandos devem apresentar o comprovante de ensalamento e um documento com foto recente. Será permitido o acesso com frascos de água, mas sem rótulo. Para mais informações, visite o site www.nc.ufpr.br.
- Veja a relação candidato/vaga de todos os cursos

Resultados O resultado da primeira fase será divulgado dia 26 de novembro. Os classificados farão a segunda etapa de provas nos dias 9 de dezembro (prova de produção e compreensão de textos com 4h30 de duração) e 10 de dezembro (provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia). A previsão da divulgação dos resultados é até o dia 18 de janeiro do próximo ano.

Fonte: Guia do Estudante

PUC-MG, ESPM-SP e FAAP realizam provas neste domingo (11)

PUC-MG, ESPM-SP e FAAP realizam provas neste domingo (11)

ESPM e FAAP recebem últimas inscrições

da redação | 09/11/2012 15h 31
Três universidades do Sudeste aplicam provas neste domingo, 11 de novembro: PUC em Minas Gerais, FAAP e ESPM em São Paulo. Saiba mais sobre os processos seletivos de cada uma delas.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

A PUC de Minas Gerais aplica sua prova das 13h às 18h, para candidatos ao curso de Medicina em Betim e para os campi da Grande BH. Os candidatos ao curso de Medicina devem elaborar uma redação e responder 70 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Biologia e Química.

Para os cursos tradicionais da Grande BH, a avaliação terá uma redação e 50 questões objetivas específicas, de acordo com o curso escolhido. Os concorrentes aos cursos tecnológicos terão que fazer uma redação e responder 40 questões objetivas de Língua Portuguesa.

O candidato deve comparecer ao local de realização da sua prova com o Cartão de Informação impresso e o documento de identidade. São oferecidas, em todos os processos seletivos da PUC-Minas, 7.851 vagas. Em cada um dos vestibulares, 15% das vagas são reservadas para ingresso através do Enem. Para saber mais sobre o vestibular 2013, acesse o site da PUC-Minas.

Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, também aplica seu exame neste domingo (11). Os seis melhores classificados serão contemplados com bolsas de estudo, que podem ser de 70% a 100%. Além disso, o candidato tem a opção de solicitar a Bolsa Apoio, para atender aos alunos com capacidade acadêmica que sejam aprovados no vestibular e que precisem de apoio financeiro para cursar a graduação.

Além do exame, os candidatos devem realizar entrevistas pessoalmente com a comissão de avaliação da FAAP como parte do processo de seleção. As inscrições deveriam ter se encerrado no último dia 1, mas o link do formulário ainda está disponível. Os locais de prova dos candidatos podem ser consultados no site da FAAP.

Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) aplica sua prova das 9h às 14h. São oferecidas 740 vagas nos cursos de Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.

Os candidatos devem responder 80 questões de múltipla escolha e elaborar uma redação. Os locais de prova estarão disponíveis para consulta a partir das 10h de amanhã (10). O resultado do vestibular 2013 para os cursos em São Paulo será publicado em 21 de novembro. A mensalidade dos cursos para o ano de 2013 fica em cerca de R$ 2.500, mas os primeiros colocados em cada curso terão direito a bolsas de estudo. Serão oferecidas 15 ao todo, de acordo com três categorias.

Fonte: Guia do Estudante

Vestibular 2013 da Unicamp começa no domingo; consulte locais de prova


09/11/2012 07h19 - Atualizado em 09/11/2012 07h19

Vestibular 2013 da Unicamp começa no domingo; consulte locais de prova

Endereços para a 1ª fase devem ser consultados pela internet.
Comvest recebeu número recorde de inscrições para a edição de 2013.


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Foto: Neldo Cantanti / Unicamp) 
Entrada da Universidade Estadual de Campinas
(Foto: Neldo Cantanti / Unicamp)
 
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza no domingo (11) a primeira fase do Vestibular 2013 da instituição. No dia 1º de novembro, a comissão disponibilizou os locais de prova para a primeira etapa. A relação dos endereços pode ser consultada pelos candidatos na página na internet da comissão.  Neste ano, são 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp).
No Vestibular 2013, a Unicamp recebeu número recorde de inscrições, com 67.403 candidatos. Dessa forma, a relação de concorrentes por vaga também aumentou de 17,9 em 2012 para 19,6 nesta edição. Os cursos mais concorridos são de medicina e arquitetura e urbanismo, segundo dados divulgados em setembro pela instituição. O número de vestibulandos da Unicamp que cursaram todo o ensino médio na rede pública cresceu 17,9% este ano em relação ao ano passado.


Vestibular Unicamp 2013
A primeira fase do vestibular tem prova dividida em duas partes: a redação, em que o candidato será solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória; e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.
Na segunda fase, realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013, todas as provas são de natureza discursiva, sendo o primeiro dia com Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e Matemática; no segundo a avaliação de Ciências Humanas e Artes e Língua Inglesa; e no terceiro dia com testes de Ciências da Natureza.

Mudanças
Em agosto, a Comvest anunciou mudanças no vestibular 2013 da universidade. Serão aprovados menos candidatos para a segunda fase e os concorrentes terão duas redações para fazer, ao invés de três. Além disso, a Unicamp deixará de aplicar provas em Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: G1.com

Veja exemplos de redações corrigidas da Unicamp

Veja exemplos de redações corrigidas da Unicamp

Candidato deve tomar cuidado para não fugir do gênero proposto

da redação | 09/11/2012 15h 15
Todo ano, os professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comentam as provas do vestibular. O objetivo é mostrar aos alunos exemplos do que é certo e do que é considerado errado na redação. Fugir do tema proposto e fazer um gênero diferente do exigido são motivos que podem levar um texto a anulação. A prova da primeira fase acontece no próximo domingo, 11 de novembro, às 13h.

- Aprenda a fazer uma redação dissertativa-argumentativa passo a passo

- Análise da redação “Quem quer ser um cientista” – proposta do vestibular 2012 da Unicamp

- Veja os comentários dos professores da Unicamp na íntegra



A Unicamp cobrará do estudante, este ano, apenas dois textos, diferente do vestibular 2012, em que eram exigidos três. Confira uma das propostas de redação abordada no ano passado e alguns textos corrigidos:

Proposta de redação
 
Exemplo de redação acima da média

Comentário dos professores: Nesse texto, a situação é bem caracterizada desde as primeiras linhas. Além de ficar claro que seu autor é um representante dos alunos que se dirige aos pais, professores e à direção da escola, o evento também é imediatamente identificado. O texto também ganha em qualidade por abordar de maneira clara os dois lados do problema, pois reconhece que a atitude dos alunos exigia uma medida corretiva, mas discorda da que foi adotada. A partir daí, todo o seu desenvolvimento será no sentido de afirmar as liberdades individuais e a necessidade de exercê-las adequadamente, atribuindo à escola o papel de educar seus alunos para isso. O texto não se limita, assim, a protestar contra a punição, mas afirma sua pouca eficácia e propõe alternativas a ela, o que torna mais convincente a convocação que faz a toda a comunidade no sentido de buscar uma solução que leve em consideração o ponto de vista de todos os seus membros.
Exemplo de redação abaixo da média

Comentário dos professores: O texto não identifica o evento que levou a direção da escola a monitorar o que seus alunos postam nas redes sociais. Essa deficiência é agravada porque, em lugar de se posicionar como aluno de uma escola que pratica esse monitoramento, o autor parece falar em nome de um grupo maior (que, no entanto, não é explicitado), pois seu protesto é contra o fato de “algumas escolas” estarem punindo seus alunos pelo que publicam nas redes. O desinteresse que ele demonstra pela escola (“além de nos privarmos de muita coisa em horário de aula”) não o habilita, contudo, a falar em nome desse grupo. Por fim, embora haja uma precária caracterização do texto como manifesto, não fica claro a quem esse manifesto se dirige, pois a convocação expressa no último parágrafo se utiliza apenas do tratamento genérico de “senhores”, sem especificar quem seriam essas pessoas.
Exemplo de redação anulada

Comentário dos professores: O primeiro problema que se constata nesse texto é a falta de referência ao evento que levou a escola a monitorar a participação dos alunos nas redes sociais. Embora o autor até utilize a palavra monitoramento, não especifica do que se trata, mas apenas sugere ser algo que os alunos praticam fora da escola, o que não chega a ser suficiente para caracterizar o acontecimento. A mesma falta de clareza se nota em relação aos interlocutores a quem o texto é endereçado. Apesar de o texto se iniciar com a locução “prezados senhores”, não fica claro quem são esses senhores. Além disso, ao terminar com um “atenciosamente”, tem-se a impressão de que o candidato produziu uma carta e não um manifesto (embora não se possa dizer com certeza a quem tal carta foi endereçada). Essa deficiência na caracterização do gênero é reforçada pela falta de um apelo à comunidade escolar para que apoie os pontos de vista dos alunos.

Fonte: Guia do Estudante

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Resolução comentada da prova do Enem 2012 pelo OBJETIVO


Resolução comentada da prova do Enem 2012 pelo OBJETIVO


ENEM 2012 - 1º dia
Segue o link: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2012_1dia.asp?img=01



 ENEM 2012 - 2º dia

 
Fonte: OBJETIVO

Gabarito oficial do Enem 2012



Prova Enem 2012 - Gabaritos



 Ir para página inicial do portal PDE - Enem




                O gabarito oficial do Enem 2012 já está no site do Inep. Segue o link abaixo:




Fonte: inep.gov.br