English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Depois De Atrasar A Sopa, Anonymous Quer Derrubar O Acta

Hackers ativistas já convocam internautas a lutar contra "Versão Europeia do Grande Irmão"


Esqueça a Sopa (por enquanto). A Europa está prestes a ratificar a sua versão do Grande Irmão. É o que anuncia o Twitter oficial do grupo Anonymous. Os hackers ativistas usaram a entidade do livro 1984, de George Orwell, para chamar a atenção dos internautas para o Anti-Counterfeiting Trade Agreement (Acta). A proposta visa endurecer a luta contra pirataria tanto no meio físico quanto no digital.
O grupo afirma que o tratado é mais perigoso do que a Sopa e tem uma abordagem mais ameaçadora. Segundo postagem do Anonymous, o acordo prevê a criação de novas formas de gerenciar a distribuição na internet. Veja algumas diferenças entre a Sopa e Acta, apontadas pelo Anonymous:
  • A Acta é uma acordo global, diferente da Sopa, que é apenas um projeto de lei americano;
  • A proposta da Acta é mais agressiva, já que não se trata apenas de bloquear sites e excluí-los da internet. As medidas permitem a censura de conteúdo compartilhado em canais privados;
  • A aprovação do acordo pode afetar outras áreas, como saúde, comercial e até mesmo turismo.

Mais sobre o Acta 

Traduzido como Acordo Comercial Anti-Falsificação, o pacto estipula diretrizes para que os países façam valer os direitos autorais. O acrdo prevê a criação de leis mais rígidas e mecanismos de polícia. Dentre as propostas, estão a retirada imediata de conteúdo protegido por lei, na internet, e identificação dos responsáveis por seu compartilhamento.
Em outubro de 2011, assinaram o documento os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Marrocos, Cingapura, Austrália e Nova Zelândia. México, Suíça e membros da União Europeia podem aderir até 1º de maio de 2013.

Sopa: O Futuro Da Internet No Projeto De Lei Dos EUA

A equipe do Superdownloads explica o pacote de leis contra a pirataria que pode mudar de vez a forma como navegamos na internet

Especial Sopa


Talvez, em um futuro não tão distante, Hollywood produza um filme sobre o dia em que as grandes empresas da internet organizaram um "blecaute" na rede, deixando os usuários sem os serviços do Google, Facebook e Twitter, entre outros. Dá pra imaginar esse enredo como uma ficção-científica, ou - para alguns - um filme de terror, mas é mais provável vermos essa história em um documentário, no qual a própria Hollywood poderá ser vista como uma das vilãs.
É que essas três marcas, assim como Yahoo, Mozilla, PayPal, Wikipedia e tantas outras, planejam suspender seus serviços por um dia para protestar contra a Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online), mais conhecida por sua abreviação Sopa, amplamente apoiada por diversos conglomerados de comunicação e entretenimento.
À primeira vista, essa medida pode parecer um pouco drástica, mas foi descrita como apenas "a ponta do iceberg" na resposta que esse grupo de empresas à Sopa. Segundo a Fox News, essa afirmação é de Markham Erickson, o diretor executivo da NetCoalition - a tal "liga" contra a proposta de lei que pretende desencorajar de uma vez por todas o tráfego ilegal de material protegido por direitos autorais na web.
Smith luta contra Amazon, Mozilla, Google e outros
Leia o especial do Superdownloads, conheça um pouco sobre o projeto e forme sua opinião!


Os protestos contra o projeto surgem rapidamente, mas há também a urgência de se resolver o problema da indústria de entretenimento, que atinge um número cada vez maior de consumidores ao redor do globo. Em alguns casos a questão não é apenas a renda que as empresas não estão recebendo com seus produtos, mas elas estarem perdendo dinheiro ao alimentar um mercado frequentemente atacado pelos tais piratas.

O que é a Sopa?

A proposta da Lei de Combate à Pirataria Online é mais fácil de ser entendida do que parece. Basicamente, ela permite uma ação mais ampla das autoridades para lidar com os sites que compartilham conteúdo protegido por direitos autorais, seja ele para download ou mesmo streaming. As medidas de punição para os infratores incluem impedir serviços de anunciantes (como o Google AdSense) e de facilitadores de pagamento (como o PayPal) no domínio, banir o site dos serviços de busca e até mesmo bloquear os acessos àquela url.
SOPA
Projeto de lei pode representar uma mudança drástica no modo como navegamos na rede
A medida autorizaria também que os detentores dos direitos de uma obra contatem diretamente as empresas de busca e de anúncios com uma alegação por escrito de que aquele site estaria infringindo a lei e, assim, ter esses serviços interrompidos no domínio. Aí, se isso não acontecesse, os detentores poderiam abrir um processo legal, sempre com a possibilidade de bloqueio no acesso, independentemente do tamanho do site (porque isso valeria tanto para um blog quanto para a Amazon ou Tumblr) e ainda que apenas uma pequena parte dele não esteja de acordo com a lei.
Em outras palavras: tolerância zero, mesmo.

 

Megaupload É Bloqueado

Site, que estava disponível na manhã dessa quinta-feira (19 de janeiro), não está mais no ar

O FBI (Federal Bureau of Investigation) fechou nessa quinta-feira (19) um dos serviços de compartilhamento de arquivos mais populares no mundo, o Megaupload. A instituição norte-americana também realizou a prisão de quatro pessoas envolvidas com o site.

O ato ocorreu justamente no clímax da discussão sobre pirataria online, depois de inúmeras empresas terem se manifestado contra a Sopa. No entanto, de acordo com o Wall Street Journal, os federais declararam que não há conexão entre as prisões e a atual refrega política. Segundo os porta-vozes do FBI, o empastelamento do Megaupload, na verdade, é resultado de mais de dois anos de investigações.

Além disso, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos faz acusações pesadas contra o Megaupload. Diz que o site é responsável pela perda de, pelo menos, 500 milhões de dólares aos cofres dos detentores de copyrights.

A acusação dos federais também chama o site de "organização criminosa mundial, cujos membros estão envolvidos com crimes de violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro, em grande escala". Os investigadores estimam que os negócios do Megaupload angariaram mais de 175 milhões de dólares. Por enquanto, não há pronunciamentos oficiais dos advogados do site sobre o ocorrido.



Entenda A Guerra De Direitos Autorais Na Internet

Saiba como a rede derrotou as leis Sopa e Pipa e porque a batalha ainda está longe de terminar

Sopa, Pipa e Acta são siglas que deram o que falar nas últimas semanas. Cada uma delas diz respeito a um tipo de lei ou acordo com alto potencial para atrapalhar a vida do internauta. Complementando a cobertura do Superdownloads no caso, criamos um infográfico descrevendo a vitória de empresas da internet sobre Sopa e Pipa. Mas o sol ainda não está brilhando no horizonte. Com o fechamento do Megaupload e a ratificação do Acordo Internacional Anti-Falsificação (Acta) a liberdade na rede  deve sofrer um golpe ainda mais forte. 

 


 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sisu: Mais Da Metade Das Vagas Sobra Na Primeira Chamada

Dos 108 mil candidatos selecionados para as vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas - e serão redistribuídas na segunda chamada, divulgada nesta quinta-feira. Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para participar da disputa, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
De acordo com o MEC, esse percentual de preenchimento da primeira chamada é normal e semelhante ao de anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocações, 97% das vagas foram ocupadas.
Os 62 mil estudantes convocados em segunda chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 30 e 31 de janeiro para fazer a matrícula. Caso ainda haja vagas disponíveis após esse período, o sistema vai gerar uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão de hoje até 1° de fevereiro.
Neste ano, o Sisu recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de estudantes - cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a campeã de inscrições - a instituição, que ofereceu mais de 4 mil vagas de ingresso para o primeiro semestre de 2012, recebeu 171.915 inscrições. Na lista das instituições mais procuradas estão ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Prouni: Matrículas Dos Selecionados Começam Nesta Segunda


As matrículas dos pré-selecionados no programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira e seguem até o dia 1º de fevereiro. O candidato deve comparecer à instituição de ensino na qual foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. O resultado da primeira chamada do Prouni foi divulgado na última sexta-feira e pode ser conferido aqui.
Depois desse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita a segunda chamada de candidatos, prevista para o dia 7 de fevereiro, com prazo para comprovação da documentação até 15 de fevereiro.
Espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda disponíveis. O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro.
Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, a partir de 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.
Prouni
Neste processo seletivo são ofertadas 195.030 bolsas - 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade - em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.
Ao final de seis dias de inscrições, o programa registrou a inscrição de 1.208.398 candidatos. O número supera os 1.048.631 inscritos do processo de 2011, até então a maior marca.
Cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos. Dessa forma, o número de inscrições chegou a 2.323.546. Criado em 2005, o Prouni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma Não Tão Breve História

 
Férias ! Talvez este seja o maior desejo de todos ! Mas a pergunta que fica é o que fazer com elas ? Será que faz sentido ficar sentado o dia inteiro em frente a uma TV ou navegando por sites de relacionamento por horas a fio, ou ainda dormindo, dormindo e dormindo mais um pouco ? Não sei, pelo menos para este velho professor que aqui escreve, isso parece pouco !

Por isso quero aproveitar este nosso espaço para, mais uma vez, indicar dois livros que podem interessar àqueles que gostam sempre, mesmo nas férias, de perguntar “Por quê?”. Mas antes da indicação gostaria de lembrar sobre a nossa campanha permanente aqui no Blog: “Somente por hoje, desligue seu computador e leia uma página !” Para orientações sobre o que ler, acesse nossas indicações.

Mas sobre as indicações deste mês elas foram escolhidas por causa do aniversário de 70 anos do autor, Stephen Hawking. Não seria nada de espantoso alguém, em nossos dias, chegar a esta idade se não fosse a doença degenerativa que este gênio da física possui desde os 21 anos. Caso você não saiba sobre a história dele, acesse este LINK - StephenHawking completa 70 anos e mostra triunfo sobre a adversidade.
Nos livros, “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo Numa Casca de Noz”, Stephen trabalha com questões da física que são extremamente complexas para os leigos, como Buracos Negros, Big Bang, Supercordas, Mecânica Quântica, Teoria M, entre outras, de forma que nós, os “meros mortais” possamos entender do que se está falando. Alguns podem objetar dizendo que muitas das teorias defendidas por Hawking são meras “teorias fantasiosas” sem comprovação e que algumas vêm perdendo força dentro da própria comunidade científica. É verdade, mas o que importa não é saber se elas são ou não “verdadeiras”, o importante aqui é poder entender, mesmo que superficialmente, alguns assuntos que estão povoando a mente de um dos nossos maiores cientistas e que podem passar a povoar a sua mente. Acho que só isso já vale a leitura !
Espero que gostem e caso queiram le-los amanha estara sendo postado. No mais, divirtam-se, afinal, estamos de FÉRIAS !

terça-feira, 17 de janeiro de 2012


Sistema COC de Ensino corrigiu as provas do segundo dia da segunda fase do vestibular de verão da Unicamp. Nesta segunda, foram aplicadas as provas de ciências humanas e artes (18 questões) e língua inglesa (6). No domingo, os alunos fizeram os exames de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa (12 questões) e matemática (12). As provas, cada uma com duração de quatro horas, terminam amanhã, dia 17, com ciências da natureza (24 questões).

Passaram para essa fase 16.665 candidatos, que disputarão 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e em dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MEC Divulga Lista De Primeria Chamada No Sisu



O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta sexta-feira a lista de primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram selecionados 108.527 candidatos, que têm os dias 19 e 20 de janeiro para realizar a matrícula. Confira a lista aqui.
A documentação necessária por ser conferida no boletim de acompanhamento do estudante, disponível no sistema ou junto às instituições. A previsão do MEC é que a segunda chamada seja divulgada no dia 26 de janeiro, com prazo para matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro.
O MEC recebeu 3.411.111 inscrições, feitas por 1.757.399 candidatos, até as 23h59 de ontem, quando foi encerrado o prazo. Cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos e de instituições. O número de inscritos este ano superou em 62% o registrado no primeiro semestre de 2011, quando 1.080.194 pessoas concorreram às vagas oferecidas.
A ferramenta, criada pelo MEC para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entrou no ar à meia-noite da última sexta-feira, dia 6.
Participam do Sisu 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. A unidade da Federação que registrou o maior número de inscrições foi o Rio de Janeiro: 381.721. Na sequência vêm Minas Gerais, 367.259; São Paulo, 292.742; Ceará, 243.311; Rio Grande do Sul, 233.324; Bahia, 214.597, e Pernambuco, 193.652.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a campeã de inscrições no Sisu. A instituição, que ofereceu mais de 4 mil vagas de ingresso para o primeiro semestre de 2012 recebeu 171.915 inscrições. Na lista das instituições de ensino mais procuradas aparecem na sequência a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 138 mil inscrições, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 129 mil, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 126 mil, e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com 114 mil.
Entre os cursos, o mais procurado foi análise e desenvolvimento de sistemas, do Instituto Federal de São Paulo (IF-SP), que recebeu 21.935 inscrições. Em seguida aparecem os cursos de ciência e tecnologia das universidades federais do ABC (UFABC) e do Semi-Árido (Ufersa), pedagogia na UFPI, e administração na UFRPE. O maior número de inscrições veio do Rio de Janeiro (381 mil), seguido por Minas Gerais (367 mil), São Paulo (292 mil), Ceará (243 mil) e Rio Grande do Sul (233 mil).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fuvest: Confira A Resolução Completa Da 2ª Prova Da 2ª Fase



Abstenção registrada no segundo dia foi de 8,56%. Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Abstenção registrada no segundo dia foi de 8,56%
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Sistema COC de Ensino corrigiu as provas do segundo dia da segunda fase do vestibular de verão da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2012. Confira abaixo as questões comentadas.
Nesta segunda, os candidatos testaram conhecimentos de disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês). No domingo, foram aplicadas as provas de português e redação. Na terça, os candidatos respondem a 12 questões de duas ou três matérias, de acordo com a carreira escolhida.
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

1º Dia 08/01
 
Português
Redação


2º Dia 09/01
 
Conhecimentos Gerais

Fuvest Divulga Caderno De Prova Do 2º Dia; Abstenção Aumenta



Abstenção registrada no segundo dia foi de 8,56%. Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Abstenção registrada no segundo dia foi de 8,56%
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou na tarde desta segunda-feira o caderno de provas do segundo dia válido pela segunda fase do vestibular de verão. A entidade, que registrou um índice de abstenção de 8,56% - 2.696 dos 31.504 candidatos aptos não compareceram para prestar os exames -, encerra a etapa nesta terça-feira. Em 2011, a abstenção registrada foi de 8.33%.
Nesta segunda, os candidatos testaram conhecimentos de disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês). Ontem foram aplicados os exames de português e redação. Nesta terça, o vestibular termina com questões de duas ou três matérias, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fuvest 2º Fase

Mais de 31 mil candidatos foram convocados para a segunda fase da Fuvest. Foto: Maurício Camargo/Futura Press
Mais de 31 mil candidatos foram convocados para a segunda fase da Fuvest
Foto: Maurício Camargo/Futura Press
A maratona de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest começa neste domingo para 31.503 mil candidatos convocados. O exame vai selecionar 10.952 candidatos em 99 cursos da Universidade de São Paulo (10.852 vagas) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas).
As provas serão aplicadas em 20 locais na região metropolitana de São Paulo e 22 do interior do Estado, nas cidades de Jundiaí, Campinas, Santos, São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Sorocaba, Piracicaba, São Carlos, São José do Rio Preto, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Pirassununga, Ribeirão Preto e Franca.
A segunda etapa compreende três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 8 (domingo), a prova consta de uma redação e dez questões de português; no dia 9 os candidatos deverão responder 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Na terça-feira, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro questões de cada uma), de acordo com a carreira escolhida.
Em todos os dias, os portões para ingresso dos candidatos serão abertos às 12h30min e serão fechados às 13h. Não serão permitidos retardatários. Os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir das 15h.
Locais de prova
Para saber onde fará a prova, o candidato deve acessar o site da instituição (www.fuvest.br), abrir a página "Convocados 2ª. Fase" (lista em ordem alfabética) e clicar sobre o seu nome.
A Fuvest aconselha que os endereços sejam visitados no sábado, a partir de 10h, quando as listas de candidatos estarão afixadas. Para esclarecer dúvidas sobre o local de exame o vestibulando poderá telefonar para (11)3093.2300.
Documentos necessários
Em todas as provas da segunda fase, incluindo as provas de habilidades específicas, é necessário apresentar o original do documento de identidade. As respostas deverão ser feitas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os candidatos poderão levar lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas do terceiro dia que contenham questões de matemática, será permitido o uso de esquadros, transferidor e compasso.
No primeiro dia de prova os convocados deverão entregar uma foto 3 X 4 recente. O uso de celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto é proibido.
A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro, para matrícula nos dias 8 e 9.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Site do Sisu No Ar


Para se inscrever no Sisu 1º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem 2011, com nota diferente de zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do Enem.

o que é o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu 1º/2012 selecionará candidatos para ingresso em cursos com vagas para o ano letivo de 2012 (1º e 2º semestre).

Acessem: Sisu

Para Inglês Ver

 
Para aqueles que não conhecem, existe uma expressão aqui no Brasil que é usada quando queremos dizer que algo foi feito só para “enganar” alguém ou alguma situação; que foi feito só de "forma demagógica". Isso é mais ou menos igual a quando você afirma, todo final de ano, que no próximo vai estudar muito para não ficar “pendurado” no final, mas, como sempre acontece, você acaba por não cumprir aquilo que prometeu ! Essa expressão é “Para inglês ver”.

As origens desta frase são incertas, mas uma possível explicação pode ser encontrada neste link, “para inglês ver”. No mais não é disso que quero tratar nesse nosso artigo. Na verdade essa introdução tenta mostrar a maneira como vejo o recente “upgrade” que o nosso país conquistou com relação a sua posição frente ao PIB mundial. Passamos para o sexto lugar neste ranking; se você não acompanhou a divulgação, leia este link “Brasil supera Reino Unido e se torna 6ª maior economia, diz entidade”. Agora o Brasil está na frente da Inglaterra como país mais rico !
Mas será que isso é verdade ? Sim e não ! Sim, pois o nosso PIB realmente, neste momento, está ligeiramente maior do que o dos ingleses. Mas não, porque a nossa posição frente ao IDH nos coloca 54 posições atrás dos mesmos ingleses ! Para saber mais sobre esse ranking leia “Lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano”. Isso mostra que temos um imenso problema.
Com Isso quero dizer que temos um país que fica cada vez mais rico, mas uma população que continua extremamente pobre. Só para se ter uma ideia, 11% dos brasileiros detém 85% da riqueza nacional, ou seja, 11% ficaram mais ricos e “passaram a Inglaterra” ! Só isso já diz tudo, mas se não bastasse ainda temos que observar que nossa atual melhora com relação ao PIB não está ligada a um avanço nas estruturas produtivas e de exportação de nosso país, muito menos nas condições de vida da população em geral. Pelo contrário, esse nosso novo “milagre econômico” muito se deve ao crescente consumo por parte do mundo, e especialmente pela China, de commodities tanto metálicas como agrícolas. É a exportação de nossa soja, nosso minério de ferro e de nosso petróleo que tem feito a riqueza do Brasil aumentar, e não o investimento em educação, em infraestrutura ou na produção. Na verdade, temos mais do mesmo. Ainda continuamos exportando matéria prima, assim como fazíamos com o açúcar, com o café, com a borracha, e com muitos outros produtos.
Neste momento alguns podem dizer que não se pode resolver séculos de injustiça social em poucos anos, e que o Brasil, mesmo com a estrondosa diferença social e com a contínua exportação de commodities, está melhor hoje do que já esteve no passado. Possa até concordar, mas quando olho ao meu redor e vejo como o nosso povo ainda é pouco incentivado a se tornar cidadão, em grande parte por não ter seus direitos básicos atendidos, se comportando, por muitas vezes, como se fosse um “súdito”, não posso deixar de pensar que esta melhora é só “para inglês ver” ! E você o que acha ?