English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma Não Tão Breve História

 
Férias ! Talvez este seja o maior desejo de todos ! Mas a pergunta que fica é o que fazer com elas ? Será que faz sentido ficar sentado o dia inteiro em frente a uma TV ou navegando por sites de relacionamento por horas a fio, ou ainda dormindo, dormindo e dormindo mais um pouco ? Não sei, pelo menos para este velho professor que aqui escreve, isso parece pouco !

Por isso quero aproveitar este nosso espaço para, mais uma vez, indicar dois livros que podem interessar àqueles que gostam sempre, mesmo nas férias, de perguntar “Por quê?”. Mas antes da indicação gostaria de lembrar sobre a nossa campanha permanente aqui no Blog: “Somente por hoje, desligue seu computador e leia uma página !” Para orientações sobre o que ler, acesse nossas indicações.

Mas sobre as indicações deste mês elas foram escolhidas por causa do aniversário de 70 anos do autor, Stephen Hawking. Não seria nada de espantoso alguém, em nossos dias, chegar a esta idade se não fosse a doença degenerativa que este gênio da física possui desde os 21 anos. Caso você não saiba sobre a história dele, acesse este LINK - StephenHawking completa 70 anos e mostra triunfo sobre a adversidade.
Nos livros, “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo Numa Casca de Noz”, Stephen trabalha com questões da física que são extremamente complexas para os leigos, como Buracos Negros, Big Bang, Supercordas, Mecânica Quântica, Teoria M, entre outras, de forma que nós, os “meros mortais” possamos entender do que se está falando. Alguns podem objetar dizendo que muitas das teorias defendidas por Hawking são meras “teorias fantasiosas” sem comprovação e que algumas vêm perdendo força dentro da própria comunidade científica. É verdade, mas o que importa não é saber se elas são ou não “verdadeiras”, o importante aqui é poder entender, mesmo que superficialmente, alguns assuntos que estão povoando a mente de um dos nossos maiores cientistas e que podem passar a povoar a sua mente. Acho que só isso já vale a leitura !
Espero que gostem e caso queiram le-los amanha estara sendo postado. No mais, divirtam-se, afinal, estamos de FÉRIAS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário