English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Confira Temas de Atualidades que Podem Cair no Vestibular

 Terremoto do Haiti - O terremoto que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010 foi a pior tragédia em 200 anos de história do país, o mais pobre do Hemisfério Ocidental.

 Aniversário da libertação de Mandela - Há vinte anos, em 11 de fevereiro de 1990, o ex-presidente sul-africano e ativista negro Nelson Mandela era libertado da prisão, aos 71 anos de idade. Na foto, Mandela visita a cela onde ficou preso por 27 anos.

 Terremoto no Chile - O terremoto de 8,8 graus de magnitude na escala Richter, que atingiu o Chile às 3h36 do dia 27 de fevereiro de 2010, foi o pior dos últimos 50 anos no país e um dos cinco mais potentes no mundo desde 1900. A cidade de Talcahuano (foto) foi fortemente atingida.

 Eleições no Iraque - A eleição parlamentar no Iraque, ocorrida no dia 7 de março, foi a segunda e a mais importante realizada desde a queda da ditadura de Saddam Hussein em 2003. As eleições ocorreram em meio a atentados terroristas, que mataram 38 pessoas.

 Isabella Nardoni - Um dos julgamentos mais acompanhados da história recente do país foi realizado entre os dias 22 e 26 de março. Sem a confissão dos réus ou testemunhas, o Ministério Público conseguiu provar, com base em provas técnicas da perícia criminal, que Isabella Nardoni, 5 anos, foi morta na noite de 29 de março de 2008 pelo pai, Alexandre Nardoni, e pela madrasta, Anna Carolina Jatobá.

 50 anos de Brasília - A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília levou desenvolvimento para o interior do território e concentrou o poder político longe dos centros urbanos da época. Na foto, a população assiste à Parada Disney durante a comemoração do aniversário.

 Crise da Grécia - A União Europeia aprovou, no dia 9 de maio de 2010, um fundo emergencial de 750 bilhões de euros (R$ 1,7 trilhão) para evitar que a Grécia entrasse em colapso e ameaçasse colocar a Europa em uma crise econômica.

Vazamento no Golfo do México - Na noite de 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionários no Golfo do México. A mancha negra que se estende sobre o Oceano Atlântico, numa área equivalente a onze vezes à cidade do Rio de Janeiro, é a imagem da maior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.

Oriente Médio - Em 31 de maio de 2010, nove turcos morreram no ataque militar de Israel a uma flotilha que levava, supostamente, ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Os ativistas tentavam furar o bloqueio mantido pelo Estado israelense desde 2007.

 Saramago - O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa, nas Ilhas Canárias, no dia 18 de junho de 2010. Ele foi o único escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.

 Questão indígena - O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), órgão que inaugurou a política indigenista no país, foi instituído há um século, em 20 de junho de 1910. Ele foi substituído, em 1967, pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

 Massacre de Srebrenica - Há 15 anos, aconteceu em Srebrenica, na antiga Iugoslávia, o maior massacre na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Em apenas uma semana, 8.373 bósnios muçulmanos foram mortos por tropas sérvias. Na foto, muçulmana visita túmulo de vítima do massacre.

 Presos de Cuba - A ditadura cubana decidiu libertar 52 presos políticos entre julho e outubro de 2010. O primeiro grupo, composto por 11 dissidentes e seus familiares, chegou à Espanha entre os dias 12 e 15 de julho. A pressão internacional pela libertação começou depois da morte de Orlando Zapata Tamayo, em 23 de fevereiro de 2010, após 85 dias em greve de fome.

 Casamento gay - O Senado argentino aprovou, no dia 16 de julho de 2010, o casamento gay, tornando-se o primeiro país na América Latina a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário