English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vestibular Da Unesp Tem Drama, Corrida E 'Cuca Fresca'


A chegada dos alunos para a prova da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) neste domingo, na capital paulista, teve momentos de drama -protagonizados por dois alunos que chegaram atrasados, imploraram para entrar, mas não foram atendidos -, uma corrida por cerca de 50 m para entrar no local de prova segundos antes do fechamento do portão e candidatos que, que apesar de realizarem a prova, não pretendem frequentar as aulas do curso escolhido.
Um dos vestibulandos, Hugo Henrique, 17 anos, estuda em Cambuí, sul de Minas Gerais, e veio no fim de semana para São Paulo exclusivamente para fazer a prova. Chegou quatro minutos atrasado e perdeu a chance de disputar uma vaga no curso de Agronomia, lecionado em Ilha Solteira, interior do Estado.
Por meio de um interfone, tentou convencer o segurança, dizendo que o Metrô demorou mais do que o normal para deixá-lo no local da prova. "Eu não sou daqui. Vim de Metrô...", disse ele, sem ser atendido. O vestibular foi realizado no campus da Unip, no Paraíso, zona sul da capital.
O estudante disse que ele e mais dois amigos que frequentam um cursinho na cidade mineira vieram para São Paulo fazer a prova, mas só ele foi aprovado para a segunda fase. Outro rapaz, que também veio de Metrô e chegou junto com Henrique, também foi impedido de fazer o exame. Ele tentava uma vaga em Geografia.
Mais à vontade, a vestibulanda Stella Lage, 17 anos, disse estar tranquila para fazer a prova. Apesar de tentar uma vaga em Zootecnia, ela pretende ser aprovada no vestibular do fim de ano em Medicina. "Eu estou cursando Cinema na Faap, mas percebi que gosto mais de ver filmes do que estudar a técnica. Quero mesmo ser aprovada em Medicina e vou tentar isso no vestibular no fim do ano. Ainda assim espero ir bem na prova", disse.
Fernando Henrique Prado Parreira, 22 anos, tenta uma vaga em Engenharia Elétrica. Apesar de seu desejo maior de ser aprovado no curso de Engenharia Aeroespacial no ITA, ele afirma que, se passar, irá fazer o curso, ministrado em Ilha Solteira. "De qualquer maneira vou tentar o ITA no fim do ano, mas certamente iria fazer o curso", disse ele.
De acordo com a Unesp, 4.162 candidatos foram selecionados para a última fase. No exame mais concorrido da história da instituição, com 24,3 candidatos por vaga, são oferecidas 510 vagas para as unidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro e Sorocaba.
Prova
A segunda fase, composta pela prova de Conhecimentos Específicos e Redação, está marcada para este domingo e a próxima segunda-feira. No primeiro dia, os candidatos responderão a 24 questões de ciências humanas e de ciências da natureza e matemática. No último dia, a avaliação consistirá em 12 questões de linguagens e códigos e uma redação. Todas as questões são dissertativas, e a duração de cada dia de prova será de 4h30.
Além das cidades onde há oferta de vagas, os exames também serão realizados em Campinas, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo. O resultado final será divulgado em 20 de julho, nos sites da Unesp e da Vunesp.
Primeira fase
A primeira fase do vestibular foi aplicada no dia 12 de junho. Dos 12.375 inscritos, 988 faltaram à prova de conhecimentos gerais, composta de 90 questões objetivas. O montante corresponde a 8% do total. O gabarito da prova pode ser conferido aqui.
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário