English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 3 de março de 2011

UmaTênue Linha !

Existe uma tênue linha que separa aquele que ainda tem o que perder daquele que não tem mais nada a perder ! Digo isso para começar este nosso texto sobre os atuais acontecimentos no Norte da África e no Oriente Médio, pois, como temos acompanhado nas últimas semanas, “repentinamente” muitos dos povos daquelas regiões têm se revoltado contra seus governantes, mas por quê ?

Essa sem dúvida não é um resposta fácil ! Como bem sabe quem gosta de história, os fatos ficam um pouco mais “claros” quando nos distanciamos do calor do momento. Sem dúvida, daqui a alguns anos, quando estes acontecimentos recentes fizerem parte dos livros de história, mais tempo e reflexão terão sido gastos para explicar estas revoltas.
Mas mesmo sabendo disso, algumas questões já podem ser levantadas para ajudar a entender o que está ocorrendo. Como disse na abertura deste texto, existe uma linha que separa o pobre do miserável. O primeiro ainda teme perder algo, mesmo que seja muito pouco. Já o segundo pouco tem a perder, por isso se nada fizer, pela sua condição, em breve nem a vida ele terá mais. É o caso, para exemplificar, da condição do Egito, o país mais populoso do mundo Árabe. Dos 80 milhões de habitantes, dois terços são jovens abaixo de 30 anos, dos quais 90% estão desempregados ! Com 40% vivendo com menos de US$ 2 (R$ 3,30) por dia, o país está na 101.ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ! Ora, somente estes números já podem ajudar a entender um pouco um dos motivos desta luta; a MISÉRIA !
Mas você poderá dizer: Até agora esses países, como o Egito, viveram por décadas sob o domínio de ditadores que pouco, ou nada, fizeram pelo povo, por que somente agora é que o povo se rebelou ? Essa também é uma questão difícil de resolver, mas podemos dizer que a situação hoje é um pouco diferente.
Primeiramente o mundo está tentando sair de uma crise que começou nos países ricos e que afetou, mais ou menos, todos os outros do mundo. Sendo assim, esses povos que já viviam em condições precárias agora têm que ajudar a pagar a conta da gastança e da boa vida que eles não viveram. Some a isto o recente aumento no preço dos alimentos, tanto pelas condições climáticas mundiais como pelo maior consumo destes em países que estão “enriquecendo”, como a China. E também, podemos dizer, a crescente “globalização” da informação que tem trazido a estes jovens “miseráveis” um “mundo de delícias e prazeres”, baseados no consumo e na “liberdade”, e que é vivido por outros jovens em países ocidentais, mas que para os pobres só existe na tela do seu aparelho eletrônico. Sem dúvida, estas podem ser motivações que ajudam a explicar a revolta recente destes povos.
Mas ainda uma outra questão pode surgir: Como países que são por muitas vezes tão ricos em matéria prima, como o petróleo, podem ter um povo tão miserável ? Essa questão, para não deixar o texto tão longo, tentará ser respondida em nosso próximo artigo ! Até La !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário