English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Guia de Estudo: História !!



 Prof. Geraldo
Quando pensamos em estudar História para os vestibulares, uma dúvida surge: Afinal, o que devo estudar neste oceano de informações que, na verdade, é a História da Humanidade ?!? Realmente essa é uma boa indagação, pois não é fácil imaginar que você terá que rever toda a matéria, para poder, então, passar no VESTIBULAR !!!

Sendo assim, na tentativa de ajudar, gostaria de dizer que, apesar de qualquer parte desta disciplina poder ser cobrada nos exames vestibulares, existem alguns pontos que são mais frequentemente cobrados. Por isso, passo a apresentar quais são estes tópicos que você deve REALMENTE SABER !!!!

Comecemos pela História do Brasil:
É importante dar ênfase às economias do açúcar e do ouro, no período colonial, e ao processo de independência política. Também vale saber sobre a expansão do café (importante para São Paulo), sobre a primeira metade do século XX e sobre a República Velha e da Era Vargas.
Outro ponto muito cobrado pelos vestibulares, está na capacidade em que o aluno deve ter de relacionar temas do cotidiano, tanto nacionais como internacionais, apresentados pela mídia em geral, com os fatos históricos. Isso no sentido de saber se o candidato consegue entender o mundo que o cerca !!
Agora a História Geral:
Geralmente, podemos dizer, existem mais questões sobre História Moderna e Contemporânea do que sobre História Antiga e Medieval. O conhecimento de história tem sido avaliado, principalmente, através da interpretação de textos que podem ser tanto históricos, como fragmentos jornalísticos, ou ainda, citações de autores relevantes para a temática cobrada !!.
Relação dos tópicos de história mais cobrados:
Idade Antiga: a História da Grécia e de Roma, especialmente a democracia ateniense e a formação e decadência do Império romano.
Alta Idade Média: o islamismo, a configuração do feudalismo e a sua cultura.
Baixa Idade Média: as transformações que deram origem ao renascimento comercial e urbano e a formação do Estado Nacional.
Idade Moderna: Como foi dito, esse é um dos períodos mais lembrados na hora de serem formuladas as questões de história para os vestibulares. Por isso, é fundamental saber sobre o Renascimento e a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial e o Estado Monárquico Absolutista. Deste período, é importante não só saber o que cada fato significa, mas sim poder interpretar e entender os fundamentos das mudanças que estavam ocorrendo neste período, para que você possa justificar os motivos das destas mudanças !! Assim por exemplo: Martinho Lutero, João Calvino para a Reforma Religiosa; Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet para o Absolutismo. Ainda, no final da Idade Moderna, inspiradas no pensamento Iluminista, eclodem as revoluções liberais. Da mesma forma, deve-se observar aos fundamentos propostos por John Locke, Montesquieu, Rousseau, Voltaire e pelos fisiocratas, como também a relevante Independência dos Estados Unidos
Idade Contemporânea: a Revolução Francesa, suas causas e as suas fases, especialmente o conflito entre jacobinos e girondinos na Convenção Nacional; o Terror de Robespierre e a fase derradeira com o golpe 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. A Revolução Industrial e a mudança no mode de produção e de vida.
Século XIX: a nova ordem política européia após a queda de Napoleão com o Congresso de Viena; as Revoluções liberais e nacionalistas, a Comuna de Paris, as independências na América Latina e o Imperialismo. Deste período, observe a importância do liberalismo de Adam Smith e o socialismo, especialmente de Karl Marx.
Primeira metade do século XX: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa de 1917 e a Crise de 1929 nos Estados Unidos. Deste período, observe a falência da democracia liberal e o surgimento dos Estados Totalitaristas (fascista e nazista) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Segunda metade do século XX: a Guerra Fria, especialmente as tensões internacionais dos anos 50 e 60 (Guerra da Coréia, Revolução Cubana e Guerra do Vietnã); a Nova Ordem Mundial fundada na globalização com a desagregação do Império Soviético, como também, o neoliberalismo, as nações emergentes, o fundamentalismo islâmico e os seus reflexos internacionais, o desempenho do FMI, da ONU e da OMC e a atuação do Império Norte-Americano, além de saber sobre a Crise Financeira que assola o nosso mundo hoje, compreendendo a importância dos BRICs no atual cenário Mundial.
É isso, como vocês podem ver, não é necessário saber TODA a HISTÓRIA para estar bem preparado para os exames vestibulares, mas é fundamental ter um bom conhecimento de alguns fatos marcantes e, principalmente, saber como relacioná-los com a época em que estes aconteceram, assim como saber ligá-los com o nosso cotidiano .... Boa sorte e Bons estudos .... Caso precise, você sabe onde encontrar o seu velho professor de História, ah ia me esquecendo em breve será inaugurudo o forum Berçário Pedagógico, nos encontraremos por lá tambem !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário