English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Veja como estudar na Universidade de Coimbra usando a nota do Enem


Veja como estudar na Universidade de Coimbra usando a nota do Enem

Tutores vão acompanhar brasileiros aceitos pelo Enem em Portugal.
Custos de mensalidade, comida e moradia chegam a RS 4,2 mil por mês.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
Site da Universidade de Coimbra traz todas as informações para os brasileiros (Foto: Reprodução/Universidade de Coimbra)Site da Universidade de Coimbra traz todas as informações para os brasileiros (Foto: Reprodução)
 
A Universidade de Coimbra, em Portugal, disponibilizou em seu site oficial uma página com todas as informações sobre como os estudantes brasileiros podem participar da seleção para um curso de graduação usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode escolher um dos cursos com oferta de vagas para ingresso no ano letivo de 2014 e 2015. É preciso ter feito o Enem em 2011, 2012 ou 2013.
Coimbra é a primeira universidade estrangeira a aderir ao exame do Ministério da Educação (MEC). A instituição anunciou a adesão ao Enem depois que o governo português facilitou a entrada de estudantes internacionais no país para cursos de graduação, por meio de uma legislação publicada no dia 10 de março. Antes, essa possibilidade era mais difícil e ficava no âmbito e acordos entre o país e a instituição.
A universidade é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês.
As notas do Enem têm diferentes pesos para cada curso. As notas são convertidas para a escala de notas portuguesas de acordo com o curso escolhido (veja tabela de ponderação). O site traz ainda informações sobre as taxas acadêmicas e os pré-requisitos de nacionalidade.
O processo será feito em duas fases. As inscrições para a primeira fase serão abertas dia 19 de maio e podem ser feitas até 13 de junho. A divulgação dos resultados será no dia 23 de junho. Uma segunda fase terá inscrições de 21 a 31 de julho, com resultados no dia 8 de agosto.

Joaquim Ramos de Carvalho é o vice-reitor da Universidade de Coimbra (Foto: UC/ Divulgação) 
Joaquim Ramos de Carvalho é o vice-reitor da Universidade de Coimbra (Foto: UC/ Divulgação)
 
Tutores vão acompanhar
O  vice-reitor da Universidade de Coimbra, em Portugal, Joaquim Ramos de Carvalho, disse que os brasileiros que forem admitidos na instituição serão acompanhados por tutores para garantir que não haja diferença de desempenho entre os demais alunos.
“Teremos mecanismos de acompanhamento, mas a impressão geral é que os brasileiros são altamente capazes. Com a língua em comum e o esforço de acompanhamento de nossa parte, pensamos que será um caso de sucesso”, afirma Carvalho ao G1.
Com a língua em comum e o esforço de acompanhamento de nossa parte, pensamos que será um caso de sucesso"
Joaquim Ramos de Carvalho
vice-reitor da Univeridade de Coimbra
Joaquim Carvalho afirma que Portugal também possui um exame nacional, o Concurso Geral de Acesso, nos mesmos moldes do Enem. “Vimos que há um paralelismo entre o Enem e o nosso exame. Não havia sentido obrigar os brasileiros a fazer as provas oficiais portuguesas que já haviam feito um exame que cumpria os requisitos de qualidade.”
Para o vice-reitor da universidade, que foi decretada patrimônio mundial pela Unesco no ano passado, essa abertura é uma iniciativa natural por conta da procura dos brasileiros pela instituição. “Houve uma demanda altíssima do Ciência sem Fronteiras, principalmente nos cursos de engenharia e ciências da saúde. Coimbra também atrai brasileiros nas áreas de direito, sociologia e ciências da saúde. Estamos convictos de que haverá uma atração generalizada.”

História e estrutura
Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é uma das mais tradicionais da Europa, e teve em sua história alunos ilustres como os escritores Eça de Queirós, Antero de Quental, Luís de Camões, Mário de Sá Carneiro, Gregório de Matos e Tomás Antônio Gonzaga, além do estadista brasileiro José Bonifácio.
A instituição portuguesa possui 23 mil estudantes, sendo 2.059 brasileiros. A Universidade de Coimbra não está entre as 400 melhores no ranking Times Higher Education (THE), que avalia produção acadêmica e desempenho dos estudantes em instituições de ensino superior do mundo todo. A Universidade de São Paulo (USP) está na 225ª posição.

Em outro ranking mundial, o QS World University, a universidade portuguesa aparece no 358º lugar, atrás da USP (127ª colocada), Unicamp (215ª) e UFRJ (284ª).

Portugal foi excluído do Ciência sem Fronteiras
Apesar da grande procura dos universitários brasileiros, Portugal foi excluído do Ciência sem Fronteiras, programa de intercâmbio do governo federal, em março do ano passado, porque a língua em comum foi considerada um problema.
Na época, o então ministro da Educação, Aloízio Mercadante, argumentou que um dos objetivos do programa era de que o estudante brasileiro adquirisse proficiência em um segundo idioma, por isso Portugal não poderia contribuir.
No último edital que selecionou universitários para estudar no país no ano passado, 32 mil estudantes se inscreveram. O número foi maior do que as vagas abertas por todos os países participantes, no ano anterior, em 2012.
Durante o processo seletivo, 9.691 candidatos apresentaram mais de 600 pontos na nota do Enem, um dos requisitos mínimos para a seleção, e puderam se transferir para outros países sem precisar comprovar domínio de um idioma estrangeiro. No entanto, neste mês, o Ministério da Educação cancelou a bolsa de 110 estudantes, 80 estavam vivendo no Canadá e 30 na Austrália, e eles tiveram de voltar para o Brasil porque não aprenderam o inglês.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário