English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Unicamp divulga datas e regras para isenção de taxa do Vestibular 2015

Unicamp divulga datas e regras para isenção de taxa do Vestibular 2015

Pedidos devem ser feitos de 22/04 a 30/05, exclusivamente pela internet.
Universidade não cobrará valor em três situações; confira quais são elas.

Do G1 Campinas e Região
Candidatos realizam prova da segunda fase do vestibular da Unicamp, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas) 
Candidatos realizam prova da 2ª fase do vestibular da Unicamp 2014 (Foto: Fernando Pacífico / G1)
 
A Comissão Permanente para os Vestibulares  (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre no dia 22 de abril o período para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2015. As solicitações devem ser feitas até dia 30 de maio, exclusivamente pela internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato também deve enviar a documentação necessária (descrita no edital), pelo correio, no mesmo prazo. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o data excluem o candidato do processo.
A Comvest disponibilizará também em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição. As isenções da taxa do Vestibular da Unicamp 2015 serão oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 820 por morador do domicílio); 2 - funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3 - para aqueles que se candidatarem aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia).
Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; ser residente e domiciliado no estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2014 o ensino médio. A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.
A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 8 de agosto. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. A comissão ressalta que os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2015.
É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. Para efetuar sua inscrição no Vestibular Unicamp, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico. O calendário completo com as datas de inscrição e provas do Vestibular Unicamp 2015 ainda não foi divulgado, mas segundo a Comvest, o material será liberado "em breve" no site www.comvest.unicamp.br.

Isenções na edição 2014
No Vestibular Unicamp 2014, 4.002 candidatos que pediram a isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebeu 5.407 pedidos. O Programa de Isenção do Vestibular Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 60 pontos a mais na nota final da segunda fase.
Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário