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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Repetir De Ano !!!

Olá caros amigos ! Como vocês devem ter percebido, o seu velho e cansado professor de história ficou algum tempo sem postar nada aqui em nosso Blog ! Na verdade isso ocorreu por dois motivos básicos. O primeiro, o blog estva passando por avaliações. O Segundo, estou muito atarefado, e também cansado, com o final do ano letivo, afinal, fechar toda a burocracia deste período não é fácil !!!!!

Mas deixando as desculpas de lado, o fim do ano chegou !!!!! Mas para alguns, aquilo que deveria ser alegria passa a ser um tormento, pois você REPETIU de ANO !!!!!! Mas afinal, será que isso é o fim do mundo ?

Esse fato, aparentemente negativo, pode servir de “aprendizado”, então, acabar por ser algo positivo !, Por isso, não se desespere ! Isso não é o FIM do MUNDO, afinal, nem chegamos ainda em 2012 !! Brincadeirinha só para relaxar !!!! Para que você possa refletir sobre esse evento, vou deixar aqui um texto que trata do assunto .... Espero que possa lhe ajudar !!

Repetência é uma situação difícil para pais e filhos

Aluno sente vergonha por repetir de ano



Estamos na reta final do ano letivo e muitos pais devem ter chegado à conclusão de que seus filhos não irão para a próxima série. Se já estão esgotadas as possibilidades de recuperar o conteúdo pedagógico do ano e as notas, é hora de pensar nos erros para evitar repeti-los no futuro.
Para os pais, a repetência é um assunto delicado porque muitas vezes envolve dinheiro, quer dizer, um investimento que aparentemente não teve rendimento ou aproveitamento. E na visão de alguns, é um sinal que algo não está bem na família e refletiu no rendimento escolar do filho.
Para o aluno que já percebeu que não irá acompanhar a turma no próximo ano também é um momento complicado, que traz à tona sentimentos como vergonha por não ter conseguido alcançar o que a maioria de seus amigos conquistou.

Como lidar com a repetência

Mãe conversando com filha
Neste momento, tente se aproximar da criança ou do adolescente e seja justo, levando em consideração o motivo da repetência; nem sempre não atingir as metas é culpa exclusiva do aluno.
A repetência não deve ser encarada como o fim do mundo porque para alguns alunos é uma oportunidade de amadurecer tanto emocionalmente como pedagogicamente. Também pode ser uma oportunidade para os pais perceberem a necessidade de outros tipos de ajuda.
Um diagnóstico feito por uma psicóloga ou psicopedagoga pode verificar se há algo de errado no processo de aprendizagem, por exemplo.
Não tenha medo ou receio de procurar ajuda, muitas vezes as respostas e soluções estão bem abaixo de nossos olhos. O processo de aprendizagem envolve muitos fatores e muitos aspectos devem ser levados em consideração, como a vida escolar, a relação familiar, a alimentação e a saúde.

Como evitar a repetência

Acompanhe a vida escolar de seu filho

Procure acompanhar os problemas escolares ao longo do ano e não só no fim, quando muitas vezes já não há chances de recuperação.
Durante o ano, o aluno deve ser incentivado a buscar alternativas para evitar a reprovação, como procurar seus professores, demonstrando preocupação por não estar entendendo o conteúdo, tirar dúvidas, dedicar mais tempo aos estudos e dialogar com os pais sobre suas dificuldades escolares.
A escola deve sempre repensar suas atitudes e mudar, quando preciso. No caso de um aluno que não conseguiu melhorar suas notas nem seu rendimento escolar, é preciso observar se a escola buscou alternativas para diagnosticar e ajudar este aluno durante o ano. É sempre indicado à escola informar aos pais o rendimento escolar de seu filho, para que juntos possam colaborar com o aprendizado da criança ou adolescente.

Dificuldades de aprendizagem

Não confunda com desatenção em sala de aula ou estilo da criança.

Criança: Dificuldades de aprendizagem
Fim de ano chegando e uma das grandes dificuldades encontrada pelos pais é a questão da mudança de escola. Será que a criança vai se adaptar à escola e sua metodologia de ensino? Será que vai encontrar dificuldades de aprendizagem?

O início da vida escolar da criança

Estimule a criança ao estudoO passo fundamental é que os pais estejam seguros de suas escolhas, pois assim agirão com tranqüilidade no decorrer do processo de adaptação das crianças na escola, passando segurança para elas. Criança bem adaptada tem menos chance de ter dificuldades de aprendizagem.
Nos primeiros contatos com a escola a criança pode se mostrar temerosa, hesitante e se queixar bastante por estar saindo do "seu mundo conhecido". Neste momento, a família deve conversar com a criança, dar-lhes carinho e passar a certeza de que esta escolha foi a melhor opção para todos. 
A escola eleita, com certeza, corresponde a muitas das expectativas e valores da família e, por isso, a orientação que recebem da coordenação do colégio deve ser seguida com serenidade e determinação. A família e os professores são responsáveis na transmissão das relações interpessoais, sociais e culturais e para isso ocorra é preciso levar a criança a pensar e a mostrar o que conhece. Tal comportamento certamente se refletirá na constituição da criança como pessoa e em suas possibilidades de absorver o que lhe ensinam, sem demonstrar dificuldades de aprendizagem. Caso ocorra algum desvio nesta transmissão a criança poderá ficar inibida diante de seu pensamento, o que, na maioria das vezes, poderá trazer problemas.

Um problema atual e bem comum nas conversas entre pais e professores tem sido as denominações: "déficit de aprendizagem" ou "dificuldades de aprendizagem" que são utilizadas para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade para aprender e dominar capacidades relacionadas com o domínio da escrita, leitura e cálculo.
É necessário que pais e escolas atenham-se para ao fato de que as origens dessas dificuldades de aprendizagem possam estar relacionadas também às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa.
Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem da criança não seja interpretado como um déficit de aprendizagem. Esta visão procura analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio da criança que em parte pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos para a aprendizagem escolar. Portanto um olhar direcionado por parte da escola é fundamental para buscar compreender as questões da criança em todo o processo de aprendizagem.
A união e o consenso entre a família e a escola é que resultarão no sucesso da integração da criança à vida escolar e permitirá a todos rever suas crenças, valores e significados do que é aprender e ensinar, afinal, já dizia Paulo Freire: "Escola é lugar de gente feliz".

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