English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Somos Livres Para Crer

 
Olá caros amigos ! Como vocês devem ter percebido, o seu velho e cansado professor de história ficou algum tempo sem postar nada aqui em nosso Blog ! Na verdade isso ocorreu por dois motivos básicos. O primeiro, estava preparando as avaliações, que vocês tanto adoram, do quarto bimestre. O Segundo, estou muito atarefado, e também cansado, com o final do ano letivo, afinal, fechar toda a burocracia deste período não é fácil !!!!!

Mas deixando as desculpas de lado, gostaria hoje de propor uma discussão sobre um tema bastante polêmico: A Liberdade de CRER ! Sei, por experiência própria, que todas as vezes que trato deste tema ele acaba por se tornar “explosivo”, mas penso que ser livre para poder escolher seu caminho religioso, mesmo que esta escolha seja pela não religião, é importante para criarmos uma sociedade saudável, e que fique longe dos fanatismos que aparecem a todo momento no mundo como um todo !
É neste sentido que gostaria de propor a leitura de um texto interessante sobre o tema. Este tem como título, “Pela liberdade de crer”, e como subtítulo, “Do ponto de vista filosófico e democrático, a liberdade de crença - e de crítica a crença - deve ser assegurada de forma ampla e total”. Apesar de ser um texto “longo”, principalmente para os padrões atuais de leituras na internet, penso que ele pode esclarecer um pouco mais a questão do “Monopólio Religioso” que algumas culturas, e religiões, tentam fazer.
Espero que vocês gostem da leitura e, se quiserem, podem deixar seus comentários sobre o tema para podermos realizar uma boa discussão aqui no nosso Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário