English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O que você quer de sua vida ?!

 
E o Fim chegou ! Não, sem previsões catastróficas, afinal “profetas do apocalipse” já são muitos neste mundo ! Na verdade esse fim é de mais um ciclo. Nós humanos necessitamos de marcos para a vida, pois se não, parece que não vivemos verdadeiramente. No fundo, é um pouco deste papel que a história assume, o de mostrar que vivemos !

Mas voltando ao fim, quero dizer que mais um ano chega ao seu término, e em nosso caso, mais um ano letivo ! Por isso, quero aproveitar esse momento onde as pessoas estão mais emotivas, afinal vivemos o FINAL do ano, e que por isso mesmo elas passam a revisar o que fizeram em sua história neste mesmo ano que termina, para propor mais um tema para a reflexão: O que você quer de sua vida ?!?
Eu sei, durante muitas vezes em sua curta existência você já ouviu esta pergunta, quando não do velho e cansado professor de história, ouviu-a de seus pais, que quando a fazem, lhe parecem muito chatos ! Eu sei também que esta pergunta lhe parece um pouco sem sentido, afinal você ainda é muito jovem e o futuro ainda lhe é muito distante ! Mas, mesmo sabendo disso, posso lhe afirmar que a história, principalmente a das pessoas “comuns” e de seus cotidianos, mostra que são sempre aqueles que vivem o presente, mas que planejam o futuro, que acabam tendo uma vida um tanto mais Feliz, e não é esse o principal motivo de nosso viver, buscar a felicidade ?!
Por isso pense o seguinte: Vivemos em um país que desde sua formação a preocupação com a educação foi, para dizer o mínimo, quase nula. Nossa sociedade criou um conceito, amplamente difundido para vocês jovens, que diz que “estudar é chato”, que não leva a lugar nenhum, e que “ser esperto”, levando vantagem em tudo é que é a melhor forma de viver ! Esse é um dos pontos que explica os motivos que levam o Brasil sempre a se posicionar nas últimas posições, em estatísticas mundiais, quando o assunto é educação.
Esse pouco interesse pela educação demonstrado pela nossa sociedade pode ser visto, por exemplo, em nossa recente pesquisa aqui no Blog, onde foi perguntado sobre o quanto você estudou neste ano de 2010, e a resposta vencedora, com 42% dos votos, foi que neste ano “Você fingiu bem” ! E para agravar mais ainda a situação, 10% responderam algo como: “Estudar, o que é isso ?”, somando assim 52% que admitem não ter se preocupado com os estudos neste ano ! Só para completar a informação da pesquisa, 33% disseram que “Estudaram” e somente míseros 10% afirmaram que “Estudaram Muito” !
Veja, 52% jogaram parte de sua vida pela janela, pois acordaram cedo, foram para a escola todos os dias, ficaram “presentes” nas aulas por mais ou menos 1000 horas, e não aproveitaram essa oportunidade para crescer ! Muitos neste ponto vão dizer que não havia o que aproveitar nas aulas, afinal, elas não tratam daquilo que é importante para você ! Pode até ser, mas você também vai aprender, infelizmente como se diz “às duras penas”, que nem tudo o que é importante para você, é para toda a sociedade, e vice-versa. É por isso que cabe aqui um pensamento para ser feito durante nossas tão merecidas férias: Será que atitude com relação a minha formação está sendo a melhor ? Será que quando chegar a hora de deixar de “querer” e passar a “viver” a vida essa atitude de hoje, de pouco interesse em aprender e de me formar bem, vai me ajudar ou dificultar na minha eterna busca pela FELICIDADE ?!? Pense nisso, e que todos tenham umas boas férias !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário