English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 23 de outubro de 2012

UFPE aprova mudanças no vestibular para se adequar à Lei de Cotas

UFPE aprova mudanças no vestibular para se adequar à Lei de Cotas

Universidade, que alterou a data da segunda fase por causa da nova lei, irá destinar cerca de 15% das vagas para os alunos da escola pública

 da redação | 22/10/2012 20h 03

O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou nesta segunda-feira (22) a reserva de, no mínimo, 12,5% das vagas por curso, turno e por entrada para quem tenha cursado o Ensino Médio em escolas públicas.

Segundo nota emitida pela universidade, dessas vagas reservadas, 50% são destinadas a candidatos que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e os demais 50% para os que tenham renda superior a esse valor. Em cada um dos grupos, 62,4% das vagas serão reservadas para pretos, pardos e indígenas, o que corresponde ao somatório do percentual de pessoas de cada contingente dos beneficiados no Estado de Pernambuco, de acordo com Censo 2010 do IBGE.
Os alunos das escolas federais e estaduais de Ensino Médio, que antes não recebiam o bônus concedido pela UFPE a estudantes de escola pública, agora estão incluídos entre os beneficiários das cotas.
Somando os bônus, a UFPE vai destinar cerca de 15% das vagas para os alunos da escola pública no Vestibular 2013. O número é superior ao estabelecido pela Lei de Cotas porque a universidade fez um arredondamento para que não houvesse um número quebrado de vagas para cotas.
Engenharias
O CCEPE se reunirá novamente nesta quinta-feira (25) para discutir a reserva de cotas nos cursos de Engenharia. Atualmente, os estudantes do curso fazem o ciclo básico por um ano e podem optar pela área escolhida de acordo com o ranking de notas. O conselho decidirá se a reserva de vagas para os cotistas será feita no momento do ingresso na universidade ou após o término do ciclo básico.
Mudança de data
A segunda fase do Vestibular 2013, inicialmente prevista para os dias 2 e 3 de dezembro, foi alterada para os dias 13 e 14 de janeiro de 2013. A informação foi divulgada no começo deste mês. 


Fonte: Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário