English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 3 de maio de 2015

Liminar da Justiça garante inscrição no Fies apesar de falha no sistema

Liminar da Justiça garante inscrição no Fies apesar de falha no sistema

Pedido da Defensoria Pública de Campinas foi atendido nesta quinta (30).
Alunos deverão solicitar à instituição a declaração que comprove requisitos.

Do G1 Campinas e Região
Muitos estudantes encontraram dificulfades para se inscrever no Fies (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Alunos têm dificuldade para se inscrever no Fies este ano (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A Defensoria Pública de Campinas (SP) conseguiu na Justiça uma liminar que garante aos estudantes da região de Campinas (SP) o direito à inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (30). Para garantir vaga, o aluno precisa de uma declaração da instituição de ensino afirmando que há disponibilidade no curso. O documento precisa ser datado de 30 de abril, quando terminam oficialmente as adesões ao Fies.
A solicitação foi feita pelo defensor Roberto Pereira Del Grossi após universitários reclamarem que não estavam conseguindo fazer o cadastro por falhas no site do programa do governo federal. O pedido foi atendido pelo juiz Valter Antoniassi Maccarone, da 4ª Vara da Justiça Federal.
"Eu cheguei a pedir para prorrogar o prazo e pedi a liminar com efeito nacional, mas o juiz interpretou e concedeu só para os estudantes da região de Campinas", afirma o defensor.
Passo a passo
O caminho para os alunos que não realizaram a inscrição por problemas no sistema do Fies e constataram que há vagas na faculdade pretendida é solicitar uma declaração à instituição de ensino superior nesta quinta-feira (30).
No documento deve constar que o aluno preenche "todos os requisitos do programa e que não tem conseguido acesso ao programa por problemas técnicos do site", conforme informa a nota enviada pelo órgão.
"A declaração deve mostrar que eles estão tentando fazer a inscrição e não estão conseguindo, apesar da universidade informar que há vaga para o curso que o estudante tem interesse e que ele atende a todos os requisitos do MEC", afirma Grossi.
O próximo passo é levar a declaração no atendimento da defensoria pública, localizada na Rua Jorge Krug, 211. A entrega do documento pode ser feita até a semana que vem, das 9h às 16h30. A declaração será juntado ao processo para garantir o cumprimento da decisão.
"O importante é que os estudantes demonstrem que até o dia de hoje (30) eles demonstraram interesse pelo Fies e viram que há vaga. O sistema fala uma coisa e quando eles se dirigem à secretaria da faculdade recebem outra informação, de que outros estudantes conseguem fazer a inscrição", explica o defensor.

Última tentativa
Caso o universitário não consiga retirar o documento na secretaria da faculdade nesta quinta, o defensor orienta que ele peça a declaração mesmo assim e anexe uma cópia da tela (print), com a data até 30 de abril e a mensagem de erro que aparece ao tentar fazer a inscrição no site do Fies.
"Ele deve levar na defensoria na semana que vem, quando serão estudados a apresentação de outros documentos que mostre que o aluno preenche todos os requisitos para o acesso aos sistema do Fies. Precisa provar que o estudante buscou o acesso até a data limite e ter a declaração da faculdade, que fiscaliza se existe mesmo a vaga e sabe a nota do Enem", explica.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário