English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

IFPR abre processo seletivo para cursos de nível superior e técnico

IFPR abre processo seletivo para cursos de nível superior e técnico

Inscrições podem ser realizadas no site do IFPR até o dia 23 de outubro.
São mais de 1 mil vagas para nível superior, e 3 mil para cursos técnicos.

Do G1 PR
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu nesta terça-feira (30) as inscrições para o processo seletivo de 2015. São ofertadas 1.179 vagas distribuídas em 17 cursos de nível superior. Estudantes das cidades de Assis Chateaubriand, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama podem realizar as inscrições pelo site da IFPR até o dia 23 de outubro. A taxa é de R$ 35, e as provas serão realizadas no dia 14 de dezembro.
São ofertados cursos de Bacharelado e de Tecnologia para Ciências Biológicas, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública, Ciências Contábeis, Física, Química, Administração, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Direito, Sistemas de Informação, Educação Física, Letras, Pedagogia, Manutenção Industrial e Automação Industrial.
Cada curso possui 36 vagas, exceto o de bacharelado em Enfermagem do Câmpus de Palmas, para o qual são ofertadas 27 vagas. Posteriormente, cada curso terá ainda quatro vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – no caso do curso de Enfermagem em Palmas, serão três vagas.
Ao todo, 60% das vagas são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destas vagas, metade é destinada para candidatos com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo nacional per-capita. A outra metade é para candidatos com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per-capita.
O resultado será divulgado no dia 23 de janeiro de 2015. As aulas começam no dia 09 de fevereiro. O edital completo também está disponível no site da IFPR.
Cursos técnicos
Também estão abertas as inscrições para cursos técnicos ofertados pelo IFPR. São disponibilizadas 3.408 vagas distribuídas em 39 cursos de nível médio integrado, concomitante e subsequente. As inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de outubro, no site do instituto. A taxa é de R$ 35. As provas serão aplicadas no dia 14 de dezembro.
Cada curso possui de 32 a 40 vagas, abertas nos campi de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Goioerê, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
Assim como no caso dos cursos de nível superior, 60% das vagas são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destas vagas, metade é destinada para candidatos com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo nacional per-capita. A outra metade é para candidatos com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per-capita.
O resultado será divulgado no dia 23 de janeiro de 2015. As aulas começam no dia 09 de fevereiro. O edital completo também está disponível no site da IFPR.

Isenção na taxa de inscrição
De acordo com o edital, podem pedir isenção da inscrição de ambos processos seletivos os candidatos que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou bolsistas da rede privada. Além disso, é preciso que possuam inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, ou que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo.
O pedido de isenção deve ser apresentado até o dia 10 de outubro no câmpus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário