English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Mackenzie divulga segunda chamada de aprovados no vestibular 2014

Mackenzie divulga segunda chamada de aprovados no vestibular 2014

Matrícula on-line deve ser feita até o dia 20.
Veja a lista de documentos necessários para a matrícula.

Do G1, em São Paulo
mackenzie (Foto: Carlos Patrício/Mackenzie/Divulgação) 
Mackenzie (Foto: Carlos Patrício/Mackenzie/Divulgação)
 
A Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou nesta quinta-feira (16) a segunda chamada de aprovados no vestibular para o 1º semestre de 2014 (acesse a lista).
A matrícula on-line pode ser feita até as 15h do dia 20 no site do Mackenzie. Para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar anexo digitalizado de cópia do documento de identidade, uma foto 3x4 recente, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar.

Fonte: G1.com

UFSCar estima matrículas de 2.703 calouros inscritos pelo Sisu em 2014

UFSCar estima matrículas de 2.703 calouros inscritos pelo Sisu em 2014

Registro também pode ser realizado na segunda (20) ou na terça-feira (21).
Número de candidatos inscritos teve aumento de 27%, em relação a 2011.

Do G1 São Carlos e Araraquara
( Para assistir o vídeo acima basta clicar no link a seguir: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/01/ufscar-estima-matriculas-de-2703-calouros-inscritos-pelo-sisu-em-2014.html ).

As matrículas para os candidatos que foram aprovados na primeira chamada nos cursos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), começam nesta sexta-feira (17). São esperados 2.703 calouros em 60 cursos de graduação presenciais em 2014. Os interessados devem apresentar os documentos exigidos pela instituição e pela lei federal de cotas.
Os 'bixos' da universidade também têm a próxima segunda (20) e terça-feira (21) para se matricular. Eles devem fazer o requerimento pessoalmente e o atendimento está organizado por grupos. O horário de atendimento é das 14h30 às 17h. Quem não aparecer dentro do prazo, perde a vaga.
A UFSCar orienta que o estudante confira qual é o dia preferencial de atendimento para requerer a matrícula no seu curso. No caso dos candidatos que optaram pela reserva de vagas é importante verificar a documentação exigida para comprovação dessa opção.
A primeira lista de chamada dos aprovados pode ser consultada pelo site. Os endereços completos, bem como outras orientações importantes, também devem ser conferidos na página.
Aumento
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a universidade teve 98.094 inscrições feitas por 75.069 candidatos. Já em 2013 foram 95.537 inscrições por 72.560 interessados.
Em relação a 2011, o primeiro ano de participação da instituição no Sisu, 58.866 candidatos se inscreveram, o que representa um aumento de 27% na quantidade de estudantes interessados em ingressar na universidade. Dos convocados nesta 1ª chamada, 94% são residentes em estados da região sudeste, sendo 90% do estado de São Paulo.

Próximas convocações
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pela instituição para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.
Mais informações podem ser obtidas na coordenadoria do vestibular pelo telefone (16) 3351-8152, pelo site ou pelo email covest@ufscar.br.

Campus da UFSCar em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)UFSCar estima matrículas de 2.703 calouros inscritos pelo Sisu em 2014 (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
 
Fonte: G1.com

UEL divulga lista com aprovados na terceira chamada no Vestibular 2014

UEL divulga lista com aprovados na terceira chamada no Vestibular 2014

Foram convocados calouros de 4 cursos; aulas começam em 3 de fevereiro.
Pré-matrícula deve ser realizada pelo site da universidade até domingo (19).

Do G1 PR, em Londrina
Universidade Estadual de Londrina (UEL) (Foto: Gilberto Abelha/UEL/Divulgação) 
Atividades acadêmicas na UEL começam no dia 3 de fevereiro (Foto: Gilberto Abelha/UEL/Divulgação)
 
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, divulgou às 12h desta sexta-feira (17) a lista de aprovados na terceira chamada no Vestibular 2014. Foram convocados quatro alunos de quatro cursos. Confira a lista.
Os aprovados devem fazer a pré-matrícula até domingo (19), através do Portal do Estudante da UEL. A postagem da documentação de matrícula deve ser enviada para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) até segunda-feira (20).
Após a pré-matrícula, o estudante ainda precisará confirmar a matrícula até o quinto dia corrido do ano letivo de 2014. As atividades acadêmicas na UELcomeçam em 3 de fevereiro.
O Vestibular 2014 da UEL disponibilizou 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação. A lista de aprovados em primeira chamada foi divulgada no dia 9 de janeiro. Já a segunda chamada foi divulgada na terça-feira (14).
Cerca de 8 mil candidatos que concluíram as provas da 2ª fase, aplicadas entre os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, estavam na disputa. Na 1ª fase, o Vestibular da UEL registrou 22.691 candidatos inscritos. O curso de Medicina foi o mais concorrido, com 98,23 candidatos por vaga no sistema universal, seguido por Engenharia Civil, com 30,33, e Biomedicina, com 26,42.

Fonte: G1.com

UFRGS divulga listão de aprovados no vestibular 2014; confira

UFRGS divulga listão de aprovados no vestibular 2014; confira

Nomes estão no site da universidade e no mural do prédio anexo à reitoria.
Classificados irão ocupar 5.461 vagas oferecidas no 1º e 2º semestres.

Do G1 RS
Alunos realizam as provas do segundo dia de vestibular da UFRGS (Foto: Rafaella Fraga/G1) 
Alunos realizam as provas do segundo dia de vestibular da UFRGS (Foto: Rafaella Fraga/G1)
 
O listão de aprovados no vestibular 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi divulgado na tarde desta sexta-feira (17). Os nomes dos estudantes classificados no concurso podem ser conferidos no mural do Prédio Anexo da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro) e também no site oficial da instituição. Confira aqui a relação.
Os aprovados irão ocupar 5.461 vagas oferecidas para ingresso no primeiro e segundo semestres de 2014. Neste ano, os classificados do segundo semestre também devem apresentar a documentação no período de 20 de janeiro a 7 de fevereiro, no prédio de Salas de Aulas do Campus Centro (Rua Sarmento Leite, 425).
Já os candidatos classificados pela reserva de vagas nas modalidades que exigem comprovação de renda devem reunir com antecedência todos os documentos exigidos. O resultado da análise dos comprovantes será divulgado no dia 5 de fevereiro.
Segundo a UFRGS, após a entrega da documentação, os classificados devem procurar as respectivas unidades acadêmicas do curso escolhido, em data e horário que serão divulgados no dia 10 de fevereiro, a partir das 14h.
Caso o calouro não entregue a documentação obrigatória ou não compareça no horário determinado, será considerado renunciante à vaga. Está previsto novo chamamento no dia 15 de fevereiro para ocupação das vagas remanescentes. A universidade disponibilizou o telefone (51) 3308.3258 e o e-mail decordi@decordi.ufrgs.br para esclarecer dúvidas.

Fonte: G1.com

Nota de cotistas do Sisu na Federal do Ceará 'surpreende', diz pró-reitor

Nota de cotistas do Sisu na Federal do Ceará 'surpreende', diz pró-reitor

UFC antecipou regularização da lei e reserva 50% das vagas para cotistas.
Média da nota de cotistas ficou 5,9% abaixo dos demais concorrentes.

Do G1 CE
O desempenho dos candidatos cotistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) “surpreendeu” a reitoria da universidade. Segundo a universidade, a nota de corta dos candidatos cotistas ficou, em média, 5,9% abaixo da avaliação dos demais candidatos. A UFC esperava uma diferença de até 10% entre os candidatos cotistas e não-cotistas.
"Essa edição do SiSU, em que a UFC entra já com aplicação integral das cotas, nos trouxe esta grata notícia, com dados concretos, de que a diferença ficou abaixo das nossas projeções. Com essa diferença, não dá para dizer que há distância", afirmou o pró-Reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida.
A Universidade Federal do Ceará antecipou a regularização da lei de cotas, que entrará em vigor a partir de 2015, e reservou já nesta edição do Sisu 50% das vagas para candidatos que se inscrevem por meio de cotas.
A Universidade Federal do Ceará foi a instituição de ensino superior mais procurada do Brasil no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pelo terceiro ano seguido, segundo o Ministério da Educação. A UFC contabilizou 262.275 inscrições neste ano, 27% a mais que no ano anterior. Depois da UFC aparecem as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e da Bahia (UFBA).
De acordo com a universidade, a concorrência geral chegou a 41,12 candidatos por vaga; foram contabilizados 168.958 estudantes inscritos (cada candidato pode escolher até duas opções de cursos).
Mais de 90% dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal do Ceará (UFC), a mais concorrida do Brasil, são cearenses, segundo a universidade. O número é superior ao do ano passado, quando 82,3% dos aprovados na primeira fase eram candidatos do Ceará.

Fonte: G1.com

OAB divulga resultado final da primeira fase do XII Exame de Ordem

OAB divulga resultado final da primeira fase do XII Exame de Ordem

Segunda fase será aplicada no dia 9 de fevereiro.
De acordo com a OAB, 20% dos candidatos foram aprovados na 1ª fase.

Do G1, em São Paulo
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira (17) o resultado final da primeira fase do XII Exame de Ordem. A lista (veja ao lado) inclui os resultados da análise dos recursos interpostos pelos bacharéis reprovados no resultado preliminar, que foi divulgado em 26 de dezembro.
O prazo para a apresentação desses recursos terminou no dia 29 de dezembro.
De acordo com Leonardo Avelino, coordenador nacional do XII Exame da OAB, 20% dos candidatos foram aprovados na primeira fase. Para passar para a segunda fase, é preciso acertar 50% das 80 questões da prova objetiva, todas de múltipla escolha. No total, cerca de 120 mil bacharéis se inscreveram para esta edição do exame.
A segunda etapa do exame, a prova prático-profissional, será aplicada no dia 9 de fevereiro. A prova será aplicada das 13h às 18h (no horário de Brasília) e tem caráter eliminatório. Os candidatos deverão fazer uma peça profissional e responder a quatro questões discursivas, elaboradas no formato de situações-problema.
As questões abrangem as áreas de direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho e direito tributário. Os candidatos responderão às questões da área que optaram no ato da inscrição.
Este é o primeiro exame realizado com a regra da “repescagem”. A nova regra permite que o candidato reprovado na segunda fase aproveite a aprovação da primeira fase na edição seguinte do exame.

Fonte: G1.com

Com adesão ao Sisu, inscrições para UFMG aumentam mais de três vezes

Com adesão ao Sisu, inscrições para UFMG aumentam mais de três vezes

Vice-reitora avalia sistema como avanço para sociedade e para educação.
Medicina teve maior nota de corte, mas deixou liderança de concorrência.

Raquel Freitas Do G1 MG
UFMG registou mais de 186 mil inscrições e mais de 146 mil candidatos inscritos para cerca de 3,5 mil vagas (Foto: Raquel Freitas/G1)UFMG registou mais de 186 mil inscrições e mais de 146 mil candidatos inscritos para cerca de 3,5 mil vagas (Foto: Raquel Freitas/G1)
 
No primeiro ano de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o número de inscrições na disputa por uma das vagas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aumentou mais de três vezes em relação ao último vestibular. Para a vice-reitora da instituição, Rocksane Norton os “números não mentem”, e a nova forma de seleção pode ser considerada “um sucesso”.

“Eu acho que [o Sisu] é um avanço, eu tenho convicção de que isso é um avanço para a sociedade brasileira, um avanço para a educação brasileira. Os países desenvolvidos têm exames unificados para acesso às universidades. E isso tem reflexo tanto para o avançar das universidades quanto para o avançar do ensino público fundamental e médio”, avalia.

De acordo com dados divulgados pela universidade, para entrada no primeiro semestre 2014, em que são oferecidas mais de 3,5 mil vagas, houve 186.123 inscrições e 146.101 candidatos inscritos, já que cada aluno poderia concorrer em mais de um curso oferecido pela instituição. Já na seleção anterior, quando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era válida somente para a primeira etapa do vestibular, foram 60.273 pessoas inscritas.

Para vice-reitora, Sisu é avanço para sociedade e para educação (Foto: Raquel Freitas/G1) 
Para vice-reitora, Sisu é avanço para sociedade e para educação (Foto: Raquel Freitas/G1)
Segundo o Ministétrio da Educação (MEC),  a instituição mineira foi a segunda com maior número de inscrições, atrás apenas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo Rocksane, além da boa avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação frente a outras universidades brasileiras, a localização da UFMG contou para que ela constasse na lista das mais procuradas.

A vice-reitora também afirma que o vestibular da UFMG sempre foi muito bem feito, porém apresentava restrição quanto à abrangência. “O universo de pessoas que ele [vestibular] atendia é muito restrito, comparado ao Sisu”, pontua. Segundo ela, com o sistema, pessoas de outros estados e mesmo de outras cidades mineiras que antes não se candidatavam à instituição por dificuldades de deslocamento, por exemplo, passaram a ter possibilidade de participar da seleção mais facilmente.

Os dados repassados pela UFMG ainda mostram que houve aumento de aproximadamente 10% de alunos vindos de outros estados, porém mais de 80% dos aprovados são procedentes de Minas Gerais. “O que na minha interpretação aconteceu é o seguinte. As pessoas que eram da região do Triângulo Mineiro, que antigamente só faziam vestibular lá, em Uberaba e em Uberlândia, porque elas não davam conta de ficar viajando para Belo Horizonte, porque é caro, porque é difícil, elas tiveram oportunidade de lá fazerem o vestibular de medicina daqui”, exemplifica Rocksane. Depois de Minas, São Paulo e Espírito Santo são os estados que mais originaram futuros alunos da instituição.

Mais números
A universidade avalia que as notas de corte para os 75 cursos oferecidos foram bastante altas. Medicina, que comumente aparece entre as opções mais difíceis da UFMG, registrou a maior pontuação mínima: 805,72. Em segundo lugar, ficou engenharia química, que registrou 786 pontos, e engenharia aeroespacial, com 779,08 pontos.

Curso de administração noturno, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, foi o mais concorrido (Foto: Raquel Freitas/G1) 
Curso de administração noturno, da Faculdade de Ciências Econômicas, foi o mais concorrido da UFMG (Foto: Raquel Freitas/G1)
 
Entretanto, nesta seleção, medicina, que era o curso mais concorrido da universidade desde 2006, não ficou nem entre os 15 mais procurados. Entre as cinco graduações mais concorridas, quatro são oferecidas no período da noite. O curso de administração noturno liderou este ranking, com o índice de 152,72 candidatos por vaga. Na sequência, estão psicologia manhã, administração noturno (Montes Claros), direito noturno e arquitetura noturno. Medicina, que teve relação de 76,75 candidatos por vaga, só aparece na 17ª colocação.
Outro dado destacado pela vice-reitora diz respeito à nota de corte dos candidatos cotistas, que, segundo ela, foram semelhantes às de entrada aberta. De acordo com Rocksane Norton, em sete cursos, “egressos de ensino público tiveram notas de corte superiores à ampla concorrência”. “Isso desmistifica aquela história que aluno que vem de escola pública é um aluno menos preparado que o aluno que vem de escola privada”, afirma.

Diversidade
A vice-reitora diz que ainda não é possível fazer uma análise detalhada do perfil dos aprovados, mas a adoção ao Sisu pressupõe o aumento da diversidade entre os alunos da instituição. Segundo ela, essa possibilidade de maior convívio com a diferença estimula a universidade. “Nós achamos que o caminho para as universidades brasileiras é ampliar horizontes”, avalia. Segundo ela, o recebimento de alunos de outras regiões do país e do mundo e o envio de alunos da UFMG a outras universidades são experiências que enriquecem o ensino e a aprendizagem.

Os estudantes de baixa renda que vierem de outros estados poderão ter acesso à assistência estudantil oferecida pela instituição. A Fundação Mendes Pimentel (Fump) conta com programas de auxílio a moradia, alimentação, transporte e aquisição de material. Além de bolsa para financiar habitação, há 740 vagas nas moradias universitárias, localizadas em Belo Horizonte e em Montes Claros.

Fonte: G1.com

Primeiro lugar em medicina da UFPB tirou 1.000 na redação do Enem

Primeiro lugar em medicina da UFPB tirou 1.000 na redação do Enem

Segredo da redação perfeita é leitura e treino, segundo o adolescente.
Ainda no 2º ano, garoto foi aprovado em medicina e engenharia elétrica.

Krystine Carneiro Do G1 PB
Abdias recebeu Diploma Estudante José Lins do Rego, na Câmara Municipal, pelo desempenho nas Olimpíadas Científicas de 2012 (Foto: Arquivo Pessoal/Abdias Aires) 
Abdias recebe diploma na Câmara Municipal pelo desempenho nas Olimpíadas Científicas de 2012 (Foto: Arquivo Pessoal/Abdias Aires)
 
Já com um passado de conquistas, um estudante de João Pessoa passou em primeiro lugar para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação de Abdias Aires, de 17 anos, foi de 838,86, resultado que o colocou no primeiro lugar geral da instituição, mas o que chamou mesmo a atenção foi a nota da redação do adolescente: 1.000 pontos, a pontuação máxima do exame.

O segredo para a redação perfeita? Leitura e treino, segundo o estudante. “É preciso treinar bastante e se informar, ler sobre assuntos atuais”, explicou. Na redação deste ano, os candidatos tiveram que escrever sobre o tema Lei Seca. “Escrevi que a Lei Seca está trazendo benefícios em relação à formação da consciência da sociedade com relação à bebida e isso é perceptível. Disse também que ainda havia muito a ser feito para se aumentar a seguraça no trânsito, citando as estradas e acidentes”, descreveu.
Abdias nunca fez cursinhos preparatórios. Ele explicou que, desde cedo, ainda no ensino fundamental, foi incentivado a estudar todos os dias. “Eu estudava para entender e não para a prova. Quando eu cheguei no ensino médio, eu não me estressei para o vestibular. Apenas dei continuidade ao que eu já estava fazendo, mantive a rotina”, comentou.

O equilíbrio entre lazer e estudos também influenciou na boa colocação no vestibular, conforme explicou o rapaz. “Claro que no 3º ano a gente tem que disciplinar um pouco mais. Mas nos fins de semana e nas férias eu procurava sair com os amigos, relaxar. Houve ocasiões em que eu tive que estudar nesses momentos, mas eu não recomendo, procuro evitar”, pontuou.

Abdias foi o primeiro lugar geral da UFPB (Foto: Ailton Ferreira/Pio X/Divulgação) 
Abdias foi o primeiro lugar geral da UFPB (Foto: Ailton Ferreira/Pio X/Divulgação)
 
A fórmula de Abdias deu certo. Ainda no 2º ano do ensino médio, ele fez o Enem e tentou entrar para medicina. Ele passou em terceiro lugar e entrou com um recurso para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio para poder cursar. Porém, mesmo com o certificado, ele preferiu não entrar na universidade naquele momento.

“Eu fiz o 3º ano normalmente. No segundo semestre, fiz o vestibular da UFCG [Universidade Federal de Campina Grande], que também usa a nota do Enem, para engenharia elétrica e passei em primeiro lugar geral. Dessa vez, eu resolvi cursar”, relatou Abdias.

O adolescente ainda não decidiu se vai continuar cursando engenharia ou se vai mudar para medicina. Ele comentou que sempre teve dúvida entre os dois cursos. “Me atrai muito o lado humanitário da medicina”, disse.

Fonte: G1.com

Primeiro lugar geral da UEPB passa também para medicina na UFPB

Primeiro lugar geral da UEPB passa também para medicina na UFPB

Amanda passou para direito na UEPB e medicina na UFPB.
Ela ainda espera resultado da UFCG, onde tenta engenharia elétrica.

Krystine Carneiro Do G1 PB
Amanda passou para direito, medicina e aguarda resultado de engenharia elétrica (Foto: Taiguara Rangel/G1)Amanda usa curativo na sobrancelha por ter passado no vestibular para direito e medicina; ela aguarda ainda resultado de engenharia elétrica (Foto: Taiguara Rangel/G1)
 
Depois de um ano intenso de estudos, uma estudante conseguiu vagas em pelo menos duas das universidades públicas da Paraíba. No vestibular comum, Amanda Ramalho, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde poderá cursar direito. Usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ela passou para medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Agora, ela espera o resultado do vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde tenta uma vaga para engenharia elétrica.
Amanda ainda não tem certeza sobre o que quer cursar. Por isso, ela se inscreveu para cursos de diferentes áreas em cada instituição. “Ainda estou pensando nas opções, no que eu gosto e conversando com amigos que fazem os cursos”, comentou a adolescente. Enquanto decide o curso que quer, ela vai fazer as matrículas para garantir as vagas até saber resultado da UFCG.

A adolescente estudava no colégio Motiva, em Campina Grande, e explicou que não esperava conquistar o primeiro lugar geral da UEPB, com 884,30 pontos. “Muita gente inteligente e estudiosa fez a prova. Foi uma surpresa pra mim”, comentou. No Enem, ela fez 789,12 pontos e entrou em medicina na 57ª colocação, podendo entrar no segundo período.

Adolescente usava a biblioteca do colégio para estudar (Foto: Taiguara Rangel/G1) 
Adolescente usava a biblioteca do colégio para estudar (Foto: Taiguara Rangel/G1)
 
Para conseguir as vagas, Amanda abriu mão de várias coisas. “Eu estudava todo dia, inclusive no fim de semana. Também estudei nas férias, quase todos os dias. Aproveitei que a escola oferece a biblioteca mesmo nesses períodos e a usei bastante”, explicou a estudante. Ela também contou que terminou um namoro logo no início do ano. “Um dos motivos para o término foi os estudos”, disse.

A garota só não deixou o balé. E até isso teve uma razão. “Tem que aliar a mente e o corpo. Não adiante cuidar só da mente, senão há um desequilíbrio”, justificou. Apesar de manter a dança, ela diminuiu o número de aulas para poder se dedicar aos estudos com mais vigor. “É um momento de lazer, que desestressa e você não pensa no colégio”, afirmou.

Método
O segredo de Amanda para entrar nas universidades públicas que queria foi estudar matérias alternadas. Ela preferia estudar assuntos de humanas e exatas em um mesmo dia.

“Quando fosse humanas, eu tentava ler mais e escrever tudo aquilo que eu achava mais importante. Em exatas, eu dava prioridade a fazer exercícios. Para física, tinha que ter um pouco de cada. Eu alternava entre ler o conteúdo e fazer exercícios”, revelou Amanda.











  Fonte: G1.com

Prouni do primeiro semestre teve 1,259 milhão de candidatos, diz MEC

Prouni do primeiro semestre teve 1,259 milhão de candidatos, diz MEC

Número de inscritos é recorde, segundo balanço do ministério.
Inscrições terminaram na sexta; primeira chamada sai nesta segunda (20).

Do G1, em São Paulo
A edição do primeiro semestre de 2014 do Programa Universidade para Todos (Prouni) recebeu 1.259.285 candidatos - número recorde -, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação neste sábado (18). O prazo de inscrição terminou às 23h59 de sexta-feira (17). Nesta edição, os candidatos concorrem a 191.625 bolsas de estudo em faculdades particulares, sendo 131.636 integrais (o governo paga 100% da mensalidade) e 59.989 parciais (50%).
De acordo com o balanço final do MEC, o número de inscrições chegou a 2.424.354. Cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.
A primeira chamada de pré-selecionados será divulgada na segunda-feira (20). Para garantir a matrícula, os aprovados deverão apresentar a documentação necessário nas universidades em que conseguiram a bolsa entre esta segunda e a sexta-feira (24). Caso sobrem bolsas, o MEC fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro.
Neste ano, o MEC mudou as regras para a lista de espera de bolsas remanescentes. Antes, os candidatos que não eram pré-selecionados manifestavam interesse em participar da lista e aguardavam a chamada das instituições. A partir de 2014, eles terão que manifestar interesse e já levar à instituição os documentos que comprovem os requisitos para receber a bolsa.
As chamadas dos candidatos da lista de espera só será feita, pela internet, após a avaliação desses documentos.
Números da edição de 2014
A edição do primeiro semestre de 2014 do Prouni superou o número total de candidatos do ano passado, que foi de 1.032.873 inscritos. O recorde anterior era do Prouni de janeiro de 2012, com 1.208.398 candidatos.
São oferecidas bolsas em 1.116 instituições participantes em 991 municípios. As bolsas integrais são colocadas à disposição dos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor da renda deve ser de, no máximo, três salários mínimos.
Os cursos de medicina têm as mensalidades mais altas com oferecimento de bolsas de estudos. O valor da bolsa pode chegar a quase R$ 8 mil, como é o caso do curso de medicina da Universidade de Marília (Unimar), no interior de São Paulo. A instituição terá 16 bolsas integrais para o curso. A mensalidade para esse curso na Unimar custa R$ 7.998,14.
Em seguida, entre as bolsas de instituições com as mensalidades mais caras, aparecem a Universidade do Ceuma (Uniceuma), de São Luís (MA), que tem cinco bolsas integrais e nove parciais para medicina, com mensalidade de R$ 6.036,90; a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), com 14 bolsas integrais e mensalidade de R$ 5.950,00; e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), que oferece três bolsas integrais e seis parciais em medicina, cuja mensalidade é de R$ 5.949,00.
Os cursos com o maior número de bolsas oferecidas são os de administração (21.252), pedagogia (14.773) e direito (13.794). Além disso, mais da metade das bolsas disponíveis está em São Paulo.

Fonte: G1.com

domingo, 19 de janeiro de 2014

MEC divulga primeira chamada do Sisu 2014

MEC divulga primeira chamada do Sisu 2014

Matrículas devem ser feitas entre os dias 17 e 21 de janeiro.
Segunda chamada será divulgada em 27 de janeiro.

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (13) a primeira lista de chamada dos aprovados na primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado já pode ser consultado pelo site http://sisu.mec.gov.br.
Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Reprodução da tela do Sisu; resultados já podem ser consultados (Foto: Reprodução)Reprodução da tela do Sisu; resultados já podem ser consultados pelo site (Foto: Reprodução)
 
Até as 20h da última sexta-feira (10), quando foi fechado o último balanço parcial de inscritos, o Sisu tinha 2.475.097 candidatos, segundo informações da assessoria de imprensa do MEC. Esse número corresponde a 49% do total de estudantes que em 2013 fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem), cujo total de participantes foi de 5.041.921 alunos. De acordo com a assessoria do MEC, o balanço total de inscritos no Sisu deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira.
Nesta primeira edição de 2014, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de ensino superior.

Fonte: G1.com

No Twitter, Dilma Rousseff comemora aumento de vagas ofertadas pelo Sisu

No Twitter, Dilma Rousseff comemora aumento de vagas ofertadas pelo Sisu

Segundo ela, 1,4 milhão de estudantes já fizeram sua inscrição no sistema.
Prazo para selecionar universidade vai até o fim da próxima sexta-feira (10).

Juliana Braga Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff comemorou nesta terça-feira (07) o aumento do número vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo ela, em 2014 será batido o recorde, com mais de 171,4 mil vagas oferecidas em universidades federais, estaduais e institutos tecnológicos federais.
Dilma destacou também o crescimento do número de cursos ofertados pelo sistema, que, de acordo com a presidente, passou de 3.752 em 2013 para 4.723 em 2014.
"O sucesso do #Sisu mostra que, como nós, mais e mais brasileiros acreditam que a  #Educação é nosso passaporte para o futuro", postou na rede social.
A presidente afirmou que, até o momento da postagem, 1,4 milhão de estudantes já haviam se inscrito no Sisu e lembrou que as inscrições vão até a próxima sexta-feira (10), às 23h59. "Quem não conseguir vaga pelo #Sisu terá nova chance com #ProUni ou #Fies", estimulou Dilma.

Sisu
O Sisu é o sistema do Ministério da Educação que seleciona os candidatos que fizeram o Enem em 2013 para 171.401 vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita de acordo com a nota do Enem e o número de vagas disponíveis em cada curso.
As notas de corte dos 4.732 cursos oferecidos por 115 instituições de ensino superior no Sisu são atualizadas diariamente durante a madrugada. O estudante deve acompanhar a sua posição no curso escolhido de acordo com a nota de corte. Ele pode mudar o curso até o último minuto do prazo de inscrição, que termina às 23h59 desta sexta-feira (10).
Para aumentar as chances de aprovação é fundamental que o candidato monitore as notas de corte pelo sistema, avalie a sua situação e defina se continua naquela disputa ou se tenta outro curso, com nota de corte mais apropriada ao seu desempenho. As inscrições terminam às 23h59 desta sexta-feira (10). O resultado da primeira chamada sai na próxima segunda-feira (13).
O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. Valerá a última inscrição. Durante o período, o sistema informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima no Enem para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o de vagas oferecidas.
O resultado da primeira chamada sai na próxima segunda-feira (13), com matrículas entre os dias 17 e 21 de janeiro. Haverá uma segunda chamada, no dia 27, com matrículas entre 31 de janeiro a 4 de fevereiro, e ainda, a lista de espera.

Fonte: G1.com

Justiça manda Inep mostrar prova de redação do Enem a três candidatos

Justiça manda Inep mostrar prova de redação do Enem a três candidatos

Vara do Rio de Janeiro decidiu que vista deve ser entregue imediatamente.
Em nota, Inep diz que ainda não foi notificado, mas que vai recorrer.

Do G1, em São Paulo
A Justiça Federal determinou nesta terça-feira (7) que três candidatos da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebam a "imediata" vista da prova de redação feita em outubro e que seja julgado qualquer recurso pedindo a revisão da nota em até 48 horas. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que ainda não foi notificado da decisão judicial, mas que vai recorrer.
Na decisão, a juíza titular substituta Maria Cristina Ribeiro Botelho Kanto afirma que os candidatos acionaram a Justiça porque "alegam serem alunos com notas altas e que obtiveram desempenho excelente nas demais disciplinas, tendo histórico de redações com notas ótimas no curso preparatório e que as notas conferidas as redações dos autores destoam do histórico escolar dos mesmos".
As notas do Enem serão usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na seleção de estudantes para mais de 171 mil vagas de cursos de graduação em 115 instituições públicas do Brasil. As inscrições desta edição do Sisu foram abertas na madrugada de segunda-feira (6) e terminam às 23h59 desta sexta-feira (10). Por causa do prazo, a juíza afirma que deve "ser dada vista de prova aos candidatos para que possam, eventualmente, interpor recurso administrativo".
O Inep afirma que, desde 2012, o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir "o direito de vistas de provas de redação a todos os participantes, com fins pedagógicos". A vista da prova, porém, só será divulgada após o período de inscrições do Sisu. É com base neste TAC que o Inep vai recorrer da decisão de antecipar a vista aos três candidatos.
No comunicado, o Inep lembrou ainda que "o Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1) reconheceu, em dezembro de 2013, a legitimidade do edital do Enem quanto à autorização de vista pedagógica às provas de redação". Essa decisão orienta a atuação de todos os órgãos judiciários dos 13 estados, mais o Distrito Federal, que compõem a primeira região.
A ação desta terça tramita na 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que pertence ao TRF da 2ª Região.
"Compete lembrar que a correção da redação do Enem já prevê recursos de ofício, sendo avaliada por dois corretores. A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes foi reduzida em 2013 para 100 pontos (em 2012, era 200). Se houver diferença acima de 100 pontos, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", diz a nota do Inep.

Fonte: G1.com

Fuvest 2014: Correção do 3º dia da segunda fase

Fuvest 2014: Correção do 3º dia da segunda fase

Candidatos fizeram a prova de conhecimentos específicos.
Lista da primeira chamada de aprovados será divulgada dia 1º de fevereiro

Do G1, em São Paulo
Os candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular da Fuvest fizeram nesta terça-feira (7) a prova de conhecimentos específicos, com 12 questões de acordo com o curso escolhido pelo estudante no ato da inscrição. Foi a última prova da segunda fase do vestibular que seleciona para uma das as 11.057 vagas na Universidade de São Paulo (USP), além de 100 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Confira, abaixo, as respostas desenvolvidas por professores dos cursinhos Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas.
Aperte a tecla F5 para ver a atualização da correção da prova. As resoluções publicadas ficam em vermelho.

OFICINA DO ESTUDANTE
Matemática
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6

Física
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
Biologia
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
Química
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
História
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
Geografia
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6

ETAPA
Matemática

Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
Física
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
Biologia
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
Química
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
História
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6
Geografia
Questão 1Questão 2Questão 3Questão 4Questão 5Questão 6

OBJETIVO
Resolução das questões
Para os professores de cursos pré-vestibulares, o terceiro dia de provas da Fuvest 2014 cumpriu bem seu objetivo de selecionar os candidatos de acordo com as matérias específicas da carreira que cada um escolheu. Considerando as 36 questões de todas as disciplinas, os docentes elegeram física como a matéria que mais deu trabalho aos estudantes.

“Física foi difícil. Agora, física é difícil”, explicou o professor Luís Ricardo Arruda, coordenador do Anglo Vestibulares, de São Paulo. Para Marcelo Dias Carvalho, coordenador pedagógico do Curso Etapa, os alunos possam ter tido mais dificuldade em física porque as questões exigiram um aspecto conceitual, mas também quantitativo. “Deu trabalho com as contas. No conjunto, talvez tenha sido a mais difícil.”

A professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do Curso e Colégio Objetivo, afirmou que alguns alunos reclamaram do fato de que os enunciados de física eram compostos por textos longos. “Tinha que ler e interpretar direito para chegar à resposta”, disse ela.

As questões de matemática, na opinião dos professores, acabaram sendo até um pouco mais simples do que os conhecimentos exigidos na segunda-feira, durante a prova de conhecimentos gerais. Arruda, do Anglo, destacou o fato de a geometria ter sido privilegiada pelos examinadores desde a prova da primeira fase. “Foi uma prova bem profissional. A de ontem era mais bonita, mais bem feita, inovadora. A de hoje foi bem tradicional, para selecionar mesmo”, afirmou Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, de Campinas.
Em biologia, geografia e química, os professores elogiaram o fato de que as questões foram abrangentes e abordaram vários tópicos das matérias. “Biologia com questões muito diretas”, disse Tasinafo. “Foi uma prova mais direta, sem dificuldade para o aluno, com enunciados claros e precisos”, explicou Carvalho, do Etapa.

“Das seis questões de química, quatro eram de química experimental, isso mostra qualidade do examinador”, disse Arruda, do Anglo. Segundo ele, elaborar uma questão desse tipo é muito difícil e trabalho. “Precisa descrever toda a experiência e perguntar coisa relevante.” Segundo Vera Lúcia, do Objetivo, as questões premiaram os alunos ao pedir mais conceitos do que cálculos. “Química não teve cálculo praticamente nenhum, só conceitos e tudo o que é fundamental na matéria.”

Geografia recebeu destaque pelo bom uso de gráficos, mapas e tabelas, afirmou a professora. “O visual da prova é importante para analisar, tem respostas que exige interpretação do material, o que mostra que a leitura é leitura não só de texto, como também visual”, disse. História, segundo os docentes, acabou privilegiando temas apenas de história moderna e contemporânea. Segundo o professor Arruda, do Anglo, a última questão da prova, que abordou o Plano Colômbia, estranhou os historiadores do cursinho, que esperavam temas mais comuns, populares e relevantes da matéria.

Resultado
A primeira chamada dos aprovados no vestibular será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será feita em 12 e 13 de fevereiro.

Candidatos entram para provas no Sagrado Coração de Jesus em Campinas (Foto: Marcello Carvalho/G1)Candidatos entram para provas no Sagrado Coração de Jesus, em Campinas (Foto: Marcello Carvalho/G1)
 
Fonte: G1.com
 

Fatecs divulgam lista de aprovados no vestibular 2014

Fatecs divulgam lista de aprovados no vestibular 2014

Também é possível consultar desempenho individual.
Matrículas devem ser feitas entre quinta (9) e sexta-feira (10).

Do G1, em São Paulo
As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) divulgaram nesta quarta-feira (8) a lista de convocados para o vestibular do primeiro semestre de 2014 (veja link ao lado). Os candidatos também podem consultar seu desempenho individual.
Se as vagas oferecidas não forem preenchidas na primeira chamada, a segunda lista será afixada somente na faculdade no dia 13 de janeiro.
No vestibular para o primeiro semestre de 2014, mais de 50 mil inscritos disputaram uma das 13.105 vagas distribuídas entre as 59 Fatecs, que oferecem 67 cursos tecnológicos gratuitos.
A matrícula deve ser feita na secretaria da Fatec onde o candidato pretende estudar, no horário determinado pela unidade de ensino, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Fatec está localizada. Perderá direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos.

Veja as datas:
9 e 10 de janeiro: matrícula da 1ª lista dos convocados;
13 de janeiro: divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Fatecs;
14 de janeiro: matrícula para os candidatos da segunda lista.

Documentos para matrícula
Para efetivar a matrícula, o candidato deve entregar uma foto 3x4 recente e cópia autenticada em cartório ou cópia simples acompanhada do original de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; histórico escolar completo do Ensino Médio ou equivalente; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade (RG); cadastro de pessoa física (CPF); título de eleitor, para os brasileiros maiores de 18 anos, com o comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral; documento de quitação com o serviço militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Fonte: G1.com

Mackenzie divulga lista de aprovados no vestibular 2014

Mackenzie divulga lista de aprovados no vestibular 2014

A matrícula on-line pode ser feita até as 15h do dia 13.
Também foi divulgada a lista geral de classificação do processo seletivo.

Do G1, em São Paulo
mackenzie (Foto: Carlos Patrício/Mackenzie/Divulgação) 
Mackenzie (Foto: Carlos Patrício/Mackenzie/Divulgação)
 
A Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou a lista de aprovados no vestibular para o 1º semestre de 2014 (acesse a lista).
Também foi divulgada a lista geral de classificação do processo seletivo.
A matrícula on-line pode ser feita até as 15h do dia 13 no site do Mackenzie. Para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar anexo digitalizado de cópia do documento de identidade, uma foto 3x4 recente, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar.

Fonte: G1.com

Universidade Estadual de Londrina divulga aprovados no Vestibular 2014

Universidade Estadual de Londrina divulga aprovados no Vestibular 2014

Resultado do concurso foi divulgado no início da tarde desta quinta-feira (9).
Pré-matricula deve ser realizada pelo site da universidade até domingo (12).

Do G1 PR, em Londrina
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, divulgou no início da tarde desta quinta-feira (9) o resultado do Vestibular 2014. Confira a lista dos aprovados.
Foram disponibilizadas 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação. Cerca de 8 mil candidatos que concluíram as provas da 2ª fase, aplicadas entre os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, estavam na disputa. Na 1ª fase, o Vestibular da UEL registrou 22.691 candidatos inscritos.
Os candidatos aprovados devem fazer a pré-matrícula até o domingo (12), no site da UEL. A documentação exigida deve ser enviada até a segunda-feira (13), via Sedex, para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL. O endereço é Rodovia Celso Garcia Cid; PR-445, Km 380; Campus Universitário, Caixa Postal 10.011; CEP 86.057-970, Londrina (PR). O código de rastreamento da postagem deverá ser informado na pré-matrícula.
Após a pré-matrícula, o estudante ainda precisará confirmar a matrícula até o quinto dia corrido do ano letivo de 2014, informou a universidade. As atividades acadêmicas na UEL começam em 3 de fevereiro.

Fonte: G1.com

Confira a lista dos aprovados no vestibular da UFPR

Confira a lista dos aprovados no vestibular da UFPR

Resultado do concurso foi divulgado no início da tarde desta quinta-feira (9).
Maioria dos aprovados residem em Curitiba e região metropolitana.

Do G1 PR
Candidatos conferem a lista dos aprovados no vestibular da UFPR (Foto: Thais Kaniak/ G1)Candidatos conferem a lista dos aprovados no vestibular da UFPR (Foto: Thais Kaniak/ G1)
 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (9), o resultado final das provas do Vestibular 2014. Ao todo, são 4.648  calouros sendo que nove têm algum tipo de necessidade especial. Os três melhores, ou seja, que obtiveram as maiores notas são da área de engenharia: mecânica, civil e elétrica.
VEJA A LISTA DE APROVADOS NA UFPR.
Depois de conferir se o nome estava lista, os aprovados foram para o tradiocional banho de lama, no Campus do Setor de Ciências Agrárias, em Curitiba, com direito a apresentação de bandas e brincadeiras. De acordo com a universidade, não há a distribuição ou vendas de bebidas alcoólicas.

A maioria dos aprovados, são do Paraná. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, 87% dos calouros residem no estado. A maior fatia, 77%, reside em Curitiba e região metropolitana.  E outros 9% são do interior do Paraná.
As matrículas dos aprovados serão realizadas entre os dias 27 a 31 de janeiro, no Departamento de Assuntos Acadêmicos, seguindo o calendário disponível no edital do vestibular. Neste ano, haverá uma novidade.
A segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro, e as matrículas devem ser feitas em 18 de fevereiro. O reitor informou que serão chamados três vezes o número de vagas disponíveis. Quem não comparecer no dia e horário marcados, alertou o reitor, perderá a vaga.

Calouros comemoram aprovação com o tradicional banho de lama (Foto: Thais Kaniak/ G1)Calouros comemoram aprovação com o tradicional banho de lama (Foto: Thais Kaniak/ G1)
Sisu

Outros 1.596 estudantes devem ingressar na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção dos estudantes. Até as 14h desta quinta-feira, mais de 56 mil inscritos para uma das vagas da UFPR.

Fonte: G1.com

Nota mínima para candidato do Sisu passar em medicina na UFRJ é 822,9

Nota mínima para candidato do Sisu passar em medicina na UFRJ é 822,9

MEC divulgou nesta quinta as 20 maiores notas de corte no penúltimo dia.
Inscrições no Sisu terminam às 23h59 desta sexta-feira (10) pela internet.

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação divulgou na tarde desta quinta-feira (9) uma lista com as 20 maiores notas de corte da edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo os dados, o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, é o que exige a maior nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na ampla concorrência. Para garantir a aprovação, os candidatos que não se enquadram em nenhum quesito de cotas precisam ter pelo menos 822,9 na média final do exame. A nota de corte para os candidatos cotistas no mesmo curso é de 807,59, a sexta maior de todos os mais de 4 mil cursos do Sisu.
Às 18h desta quinta, 30 horas antes do fim das inscrições, o número de candidatos do Sisu 2014 chegou a 2.188.560, segundo o MEC. O total de inscrições era de 4.247.729 no mesmo balanço parcial. Ele é maior porque cada candidato pode fazer até duas opções de curso.
A UFRJ tinha sete das 20 maiores notas de corte até o último balanço parcial do MEC. A maior concorrência, porém, era no curso de medicina de ampla concorrência na Universidade de Brasília (UnB), com 135,10 candidatos disputando cada vaga. Das 20 maiores notas, 13 são para cursos de medicina oferecidos pelo Sisu.
Os dados se referem ao balanço parcial feito pelo MEC na madrugada desta quinta-feira, penúltimo dia de inscrições, e incluem apenas os cursos que têm a maioria de suas vagas no Sisu. O curso de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), que na terça-feira (7) tinha nota de corte de 869,15 pontos, não entrou nessa listagem porque, segundo o MEC, apenas 20% das vagas estão no Sisu – as demais são selecionadas pelo vestibular tradicional.
Na madrugada desta sexta-feira (10) será divulgada mais uma nota de corte parcial, para ajudar os candidatos a encontrarem cursos com nota mínima compatível com sua pontuação no Enem. O prazo termina às 23h59 desta sexta no site do Sisu e o MEC considerará apenas a última inscrição salva pelos candidatos. O resultado será divulgado na segunda-feira (13).
Veja as 20 maiores notas de corte no penúltimo dia do Sisu:
1) 822,9: medicina de ampla concorrência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Cidade Universitária
2) 819,45: medicina de ampla concorrência na Universidade de Brasília (UnB)
3) 817,15: engenharia aeronáutica de ampla concorrência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
4) 811,52: direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
5) 808,74: medicina na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
6) 807,59: medicina por cotas na UFRJ - Cidade Universitária
7) 806,42: engenharia química de ampla concorrência na UFRJ
8) 804,76: medicina de ampla concorrência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
9) 803,14: medicina por cotas na UnB
10) 803,08: medicina por cotas na UFMG
11) 802,64: medicina de ampla concorrência na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
12) 802,6: medicina de ampla concorrência na UFRJ - Campus Macaé
13) 801,72: engenharia química por cotas na UFRJ
14) 800,23: medicina de ampla concorrência na UFU
15) 799,23: medicina por cotas na Ufop
16) 798,44: engenharia de computação de ampla concorrência na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
17) 798,32: medicina de ampla concorrência na Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
18) 797,66: medicina de ampla concorrência na Universidade Federal de Goiás (UFG)
19) 797,4: ciências econômicas de ampla concorrência na UFRJ
20) 797,31: engenharia química de ampla concorrência na UFRJ

Mais de 40% dos candidatos do Enem estão inscritos no Sisu
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42,13% de todos os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 –5.041.921, segundo os números oficiais– já se inscreveram para concorrer a vagas pelo Sisu. No ano passado, mais de 4 milhões fizeram a prova, e 1,9 milhão de candidatos usaram a nota para tentar uma vaga pelo processo seletivo unificado do MEC.
A relação de candidatos inscritos por vagas oferecidas no sistema é maior entre quem se inscreveu pela lei federal de cotas do que na ampla concorrência, segundo dados divulgados na manhã desta quinta pelo ministério. Após três dias de inscrições, a relação na ampla concorrência era de 22,77 candidatos por vaga, segundo balanço apurado às 6h40 desta quinta-feira. Já entre os cotistas, a disputa era de 25,10 candidatos por vaga.
Os números mostram ainda que, desde a abertura das inscrições, na madrugada de segunda-feira (6), a concorrência entre os cotistas cresceu mais do que na disputa geral. A relação dos cotistas no primeiro dia era menor que na ampla concorrência, com 16 candidatos por vaga, nove pontos a menos que no balanço final de quarta-feira. Já na ampla concorrência, o crescimento foi menor de 18 para 22,77.
Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As vagas estão distribuídas entre "Ampla concorrência", com 96.253 vagas, o que corresponde a 56,2% do total, "Lei de Cotas", com 64.082 vagas, correspondentes a 37,4%, e "Ações Afirmativas Específicas e Complementares", com 11.066  vagas, representando 6,5%. Segundo o MEC, 61 instituições participantes do Sisu (mais da metade das 115) já ofertam mais de 50% das vagas para cotistas.

VEJA DICAS PARA AUMENTAR SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO SISU:

- Acompanhe sua posição e as notas de corte todos os dias
As notas podem mudar durante o período de inscrição: elas são anunciadas sempre às 2h e valem para o dia todo. Os estudantes não precisam ficar acordados de madrugada, podem verificar durante o dia quanto estão acima ou abaixo dessas notas. Elas são calculadas com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso. Por isso, é importante que o candidato acompanhe sua colocação na lista de quem concorre no curso inscrito até o final do processo, às 23h59 desta sexta-feira.

- Cotistas também devem avaliar as notas dos candidatos da ampla concorrência
Nem sempre disputar uma vaga como cotista é mais fácil. Em alguns cursos, a concorrência para esse grupo pode ser maior que na ampla concorrência, em que todos disputam. Vale avaliar as notas nas duas modalidades.

- Se sua nota estiver muito distante da nota de corte, analise outras possibilidades
O candidato consegue ter uma noção de quais são suas chances para ocupar determinada vaga pela classificação parcial. Ela pode ser consultada pelo estudante durante o período de inscrição, em seu boletim na página do Sisu. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Se a posição não estiver satisfatória, o ideal é partir para outros cursos, com notas de corte mais baixas, embora haja mais de uma chamada.
É proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e no mesmo local de oferta.

- Quem pode participar da lista de espera
A lista de espera do Sisu será utilizada para preencher vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.
Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e também os selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação poderá ser feita apenas na primeira opção de vaga escolhida.

O candidato deverá acessar seu boletim no sistema entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera, e aguardar a mensagem de confirmação.

Resultados
Na próxima segunda-feira (13), será divulgada a primeira chamada do Sisu para o primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Fonte: G1.com

Veja a lista dos aprovados no Vestibular de Verão da UEM

Veja a lista dos aprovados no Vestibular de Verão da UEM

Resultado do concurso foi divulgado na manhã desta sexta-feira (10).
Aprovados devem efetivar as matrículas até segunda (13), pela internet.

Do G1 PR
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, divulgou na manhã desta sexta-feira (10) o resultado do Vestibular de Verão. Confira a lista dos aprovados.
O concurso ofereceu 1.514 vagas, para as quais mais de 15 mil pessoas se candidataram. As provas foram aplicadas nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, com 2,5 mil faltantes no total, o que corresponde 16,7% do total de inscritos.
A matrícula dos aprovados deverá ser efetivada de 10 a 13 de janeiro, exclusivamente pela internet. Os aprovados no Vestibular de Inverno também devem se matricular no mesmo período, orienta a universidade.
A segunda chamada, para candidatos que estiverem em lista de espera, será divulgada no dia 24 de janeiro, também no site da UEM. Os selecionados neste dia deverão solicitar as vagas de 24 a 27 de janeiro.

Fonte: G1.com

Confira lista de classificação geral do vestibulinho 2014 das Etecs

Confira lista de classificação geral do vestibulinho 2014 das Etecs

Informação também foi divulgada nas unidades das escolas técnicas.
Primeira chamada e matrícula ocorrem nos dias 13 e 14 de janeiro.

Do G1, em São Paulo
As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) divulgaram nesta sexta-feira (10) a lista da classificação geral dos candidatos que participaram do vestibulinho do primeiro semestre de 2014 (veja link ao lado). A informação será também divulgada na Etec em que o candidato pretende estudar.
A relação inclui quem se inscreveu no ensino médio, ensino técnico integrado ao médio, nos demais cursos do ensino técnico e no processo de avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes do 2º módulo.
Os convocados devem fazer a matrícula em horário definido pela unidade de ensino nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada:
- 13 e 14 de janeiro: 1ª lista de convocação e matrícula;
- 15 e 16 de janeiro: 2ª lista de convocação e matrícula;
- 17 de janeiro: 3ª lista de convocação e matrícula;
- 20 de janeiro: 4ª lista de convocação e matrícula;
- 21 de janeiro: 5ª lista de convocação e matrícula.

Fonte: G1.com

Ufes divulga aprovados na primeira fase do vestibular 2014

Ufes divulga aprovados na primeira fase do vestibular 2014

Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) divulgou lista nesta sexta.
Mais de 25 mil inscritos disputam 4.266 vagas.

Do G1 ES
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) divulgou, nesta sexta-feira (10), o resultado da primeira fase do vestibular 2014. A relação com os nomes dos aprovados foi divulgada pela Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) e pode ser consultada no site da Ufes.
Veja o resultado
O VestUfes 2014 tem 25.621 candidatos na disputa pelas 4.266 vagas distribuídas em 79 cursos. Outros 953 inscritos participarão do processo seletivo na condição de treineiros, que não concorrem às vagas ofertadas. De acordo com a CCV, 12.398 candidatos optaram pelo sistema de reserva de vagas e 13.223 estão na concorrência geral, o que configura cerca de 48% de candidatos inscritos no sistema de cotas.
A CCV utilizará as notas das provas objetivas do Enem 2013 para a 1ª etapa do processo seletivo. As provas da 2ª etapa serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, nas cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Alegre e São Mateus. O resultado final está previsto para o dia 8 de março.

Fonte: G1.com