English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Veja cadernos de provas do 1º dia da 2ª fase do vestibular da Unesp

Veja cadernos de provas do 1º dia da 2ª fase do vestibular da Unesp

Dos 11.877 inscritos, 9.070 compareceram às provas no sábado, ou 76,4%.
Neste domingo (23), haverá os teste de linguagens e códigos e a redação.

A Fundação Vunesp divulgou os cadernos de provas do primeiro dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) do meio do ano (veja no saiba mais). A seleção teve 23,6% de abstenção entre os candidatos inscritos no sábado (22), quando foram realizadas as provas de ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Neste domingo (23), haverá os teste de linguagens e códigos e a redação.
Dos 11.877 inscritos, 9.070 compareceram às provas (76,4%) e 2.807 não estiveram presentes. Eles disputam 420 vagas.
O maior nível de abstenção ocorreu nas cidades de Dracena, em que 35,5% faltaram às provas, e Franca, em que 30,4% faltaram. A menor abstenção ocorreu em Sorocaba, em que 19,5% dos inscritos não compareceram, e Registro, em que 20,8% faltaram. A cidade com maior número de candidatos inscritos foi São Paulo, com 2.703. Na capital a abstenção foi de 21,7%.

Os candidatos devem comparecer aos locais do exame com uma hora de antecedência. A consulta dos endereços pode ser feita no site da Vunesp.

Para fazer as provas, os candidatos devem levar um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); carteira nacional de habilitação; certificado militar; carteira de trabalho e previdência social; passaporte; registro nacional de estrangeiro; carteira de órgão ou conselho de classe; carteira de identidade expedida pelas forças armadas, polícias militares e corpos de bombeiros militares. Os materiais permitidos para as provas são lápis preto número dois, apontador, borracha, régua transparente e caneta esferográfica com tinta azul ou preta, fabricada com material transparente.
A Unesp oferece vagas nas unidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Registro e Sorocaba. Além das cidades onde há cursos disponíveis para o segundo semestre de 2013, a prova também será realizada em Campinas, Franca, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo.
Para este exame, a Unesp oferece as carreiras de agronomia, zootecnia e as engenharias ambiental, civil, de controle e automação, de produção, elétrica e mecânica. O curso mais concorrido é engenharia civil, em Ilha Solteira, onde a relação é de 58,9 candidatos por vaga.

No domingo, a avaliação consistirá em 12 questões dissertativas de linguagens e códigos e uma redação. O tempo de realização do exame será de 4h30.

O resultado do vestibular será divulgado em 15 de julho. A partir do primeiro colocado, todos os candidatos que obtiverem classificação deverão confirmar interesse por vaga em 16 e 17 de julho, por meio do site da Vunesp.

A matrícula dos convocados na primeira chamada ocorre dias 22 e 23 de julho, na unidade onde funciona o curso escolhido pelo candidato.

Fonte: G1.com

Aprovados na 1ª chamada do Sisu se matriculam a partir desta sexta

Aprovados na 1ª chamada do Sisu se matriculam a partir desta sexta

Caso matrículas não sejam feitas até terça (25), vaga fica disponível.
Segunda chamada sai em 1º de julho.

Do G1, em São Paulo
Para ter acesso à lista, é preciso clicar no botão 'lista de aprovados' (Foto: Reprodução) 
Página do Sisu (Foto: Reprodução)
 
A partir desta sexta-feira (21), os estudantes convocados na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer as matrículas nas instituições em que foram aprovados. O prazo termina na próxima terça-feira (25).
Se a matrícula não for confirmada dentro do prazo, a vaga passa a ser disponibilizada na segunda chamada do Sisu, cuja divulgação da lista ocorre no dia 1º de julho. As matrículas para os convocados nesta fase devem ser feitas nos dias 5, 8 e 9 de julho.
Esta edição do Sisu atingiu a marca de 788.819 candidatos que fizeram 1.527.446 inscrições. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 42,40% dos inscritos são cotistas e estudam em escolas públicas. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, a quantidade de inscrições é diferente do número de estudantes inscritos.
Segundo o ministro, a instituição de ensino mais procurada pelos candidatos é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Federal do Maranhão.
O curso mais concorrido é o de medicina na UFF seguido pelo de medicina na UFRJ e na Universidade do Maranhão.
Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.

Lista de espera

Entre os dias 1º a 12 de julho ocorre o prazo para que os candidatos manifestem interesse em participar da lista de espera.
Podem participar os estudantes não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu, a partir do dia 17 de julho.
Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:
I - nota obtida na redação;
II - nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III - nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV - nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V - nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Fonte: G1.com

Prouni tem mais de 192 mil candidatos inscritos; prazo termina terça

Prouni tem mais de 192 mil candidatos inscritos; prazo termina terça

São mais de 90 mil bolsas em universidades particulares.
Resultado sai nesta sexta-feira (28).

Do G1, em São Paulo

O Programa Universidade para Todos (Prouni) 2013 registrou 192.019 inscritos até as 8 horas desta segunda-feira (24), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação.
O número de inscrições on-line chegou a 369.063 — cada estudante pode fazer até duas opções de curso.
As inscrições terminam às 23h59 desta terça-feira (25) e devem ser feitas exclusivamente no site do Prouni. O resultado da primeira chamada será divulgado nesta sexta-feira (28).
O número de bolsas para universidades particulares de ensino superior desta edição do Prouni subiu de 90.010 para 90.045, sendo 55.693 integrais, de acordo com o MEC.

Site do ProUni (Foto: Reprodução) 
Site do ProUni (Foto: Reprodução)
 
Os convocados na primeira chamada deverão comprovar as informações nas universidades entre os dias 28 de junho e 5 de julho. O resultado da segunda chamada sai em 13 de julho, e a comprovação deve ser feita entre 15 e 19 de julho.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro que não possui diploma de curso superior, que tenha feito no mínimo 450 pontos e não tenha zerado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Também é necessário ter cursado o ensino médio na rede pública, ou na particular na condição de bolsista.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato não pode ter renda familiar bruta mensal per capita que exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de três salários mínimos.

Fonte: G1.com

domingo, 23 de junho de 2013

UFBA adota o Sisu como forma única de seleção

UFBA adota o Sisu como forma única de seleção

Medida já funcionará a partir do primeiro semestre de 2014

da redação | 19/06/2013 15h 46
Nesta quarta-feira, 19, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) informou que irá adotar o Sistema de Seleção Unificada (SISU) como meio único de ingresso. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).



A mudança já entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2014, para todos os cursos de graduação da UFBA. As graduações que requerem comprovação de habilidade específica podem ter uma avaliação adicional, o que ainda está será analisado pelas respectivas unidades de ensino.
A universidade já usava o Enem como única forma de seleção desde 2009, mas apenas para os Bacharelados Interdisciplinares (BI). O exame foi adotado como prova da primeira fase no vestibular de 2013 para os Cursos de Progressão Linear (CPL), mas a segunda fase ainda estava a cargo da UFBA.
Mais informações sobre o processo seletivo estarão no Edital de Seleção que será publicado posteriormente.

Fonte: Guia do Estudante

Enem poderá se tornar obrigatório para estudantes do Ensino Médio

Enem poderá se tornar obrigatório para estudantes do Ensino Médio

Projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado

da redação | 19/06/2013 13h 23
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou na terça-feira (18) um projeto de lei que propõe a obrigatoriedade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os concluintes, de forma progressiva. Para ser posto em prática, a proposta ainda deverá passar por outras votações.

O PLS 696/2011 deverá voltar à pauta da próxima reunião, para votação em turno suplementar, exigência regimental para substitutivos aprovados em caráter terminativo. Se confirmado, poderá então seguir diretamente para análise da Câmara, sem passar pelo Plenário.


Objetivos
A descrição do projeto indica que o objetivo é valorizar o Enem "como instrumento de avaliação do ensino, de indução de mudanças curriculares e de seleção de candidatos aos cursos de educação superior. Assim, participar do Exame deve constituir um percurso necessário dos alunos, ao se tornar um componente curricular obrigatório do Ensino Médio".
O autor, Anibal Diniz (PT-AC), explica que a proposta também é para evitar estratégias usadas por escolas para obter boa avaliação institucional, como a seleção dos melhores estudantes para fazer a prova ou a criação de falsas filiais apenas para registrar nessas unidades fictícias os bons alunos, que acabam revertendo para a instituição uma boa colocação no ranking do exame.

Enem
O exame é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim do ano em que é aplicado, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni), Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
*Com informações da Agência Senado e da Agência Brasil

Fonte: Guia do Estudante

UFSCar está com inscrições abertas para especialização em cardiologia

UFSCar está com inscrições abertas para especialização em cardiologia

Interessados podem se inscrever até o dia 28 de junho em São Carlos, SP.
Taxa de matrícula tem o custo de R$ 50 e as mensalidades são de R$ 380.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Campus da UFSCar em São Carlos (Foto: Fábio Rodrigues / G1) 
Campus da UFSCar em São Carlos (Foto: Fábio Rodrigues / G1)
 
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em abordagem interdisciplinar em cardiologia, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de junho.
A taxa de matrícula é de R$ 50 e as mensalidades são de R$ 380. O curso tem início no dia 5 de julho deste ano e término no dia 14 de dezembro de 2014.
Com carga horária de 600 horas, o curso terá 18 módulos presenciais mensais com encontros às sextas-feiras à tarde e à noite, durante todo o sábado e no domingo pela manhã.
A disciplina é voltada a fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e gerontólogos. Mesmo inseridos no contexto de uma especialidade, a cardiologia, o curso se propõe a formar profissionais de saúde munidos de habilidades e competências para a produção do cuidado integral.
O local para as inscrições fica na Rua El Salvador, na Vila Brasília, em São Carlos (SP). Os documentos necessários são RG, CPF, diploma de graduação ou atestado de conclusão do curso, Currículo Lattes e comprovante de endereço, além de duas fotos 3x4. Mais informações sobre outros dados para a inscrição podem ser obtidas pelo site.

Fonte: G1.com

Inscrições para o Prouni 2013 começam nesta sexta-feira

Inscrições para o Prouni 2013 começam nesta sexta-feira

Prazo termina às 23h59 do dia 25 de junho.
Balanço parcial do MEC aponta mais de 90 mil bolsas de estudo.

Do G1, em São Paulo
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2013 começam nesta sexta-feira (21). O prazo termina às 23h59 do dia 25 de junho, e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 28 de junho. As regras para a participação do programa foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (18).
Nesta edição, o Prouni vai oferecer 90.010 bolsas, sendo 55.658 integrais e 34.352 bolsas parciais (50% da mensalidade), segundo dados parciais do Ministério da Educação.
Os convocados na primeira chamada deverão comprovar as informações nas universidades entre os dias 28 de junho e 5 de julho. O resultado da segunda chamada sai em 13 de julho, e a comprovação deve ser feita entre 15 e 19 de julho.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro que não possui diploma de curso superior, que tenha feito no mínimo 450 pontos e não tenha zerado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Também é necessário ter cursado o ensino médio na rede pública, ou na particular na condição de bolsista.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato não pode ter renda familiar bruta mensal per capita que exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de três salários mínimos.

Fonte: G1.com

Sisu divulga lista dos selecionados em primeira chamada

Sisu divulga lista dos selecionados em primeira chamada

Candidatos aprovados deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 21, 24 e 25 de junho para a matrícula

da redação | 17/06/2013 10h 29
Quem se inscreveu na edição do segundo semestre de 2013 do Sistema Seleção Unificada (Sisu) já pode descobrir se foi aprovado no site do programa.
Os candidatos selecionados nesta primeira chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 21, 24 e 25 de junho para efetuar a matrícula. Uma segunda chamada está prevista para o dia 1º de julho, com matrícula em 5, 8 e 9 de julho.



Os candidatos não selecionados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 1º e 12 de julho. O estudante deverá consultar as instituições de ensino para as quais se candidatou para acompanhar as convocações dessa lista.
O prazo para inscrição terminou às 23h59 de sexta-feira (14), contando, até as 18h desse dia, com 738 mil inscritos. Foram disponibilizadas 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há 39.724 vagas disponíveis em 1.179 cursos de graduação de 54 instituições de ensino superior. Podiam se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação.

Fonte: Guia do Estudante

MEC divulga números finais do Sisu; mais de 40% dos inscritos são cotistas

MEC divulga números finais do Sisu; mais de 40% dos inscritos são cotistas

Edição teve 140 mil inscritos a mais em relação ao mesmo período no ano passado

da redação | 18/06/2013 16h 18
O Ministério da Educação divulgou nesta segunda (17) os números finais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2013. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao todo, foram 788.819 inscritos para 39.724 vagas, em 1.179 cursos. No mesmo período do ano passado, 642.872 candidatos se inscreveram para disputar as 30.548 vagas disponíveis. As instituições mais procuradas pelos candidatos são as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), com 124.778 inscritos; Fluminense (UFF), 119.283, e do Piauí (UFPI), 109.503. O curso de medicina da UFF foi o que teve mais candidatos, com 15.504 inscritos para 90 vagas.

- Sisu divulga lista dos selecionados em primeira chamada


Uma em cada três vagas foi reservada a cotistas
Do total de inscritos, 42,40% são cotistas, o que significa 334.461 pessoas. Desses, 143.594 são pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e 75.213 são pretos, pardos ou indígenas com renda superior a esse valor. Independentemente de raça, 62.177 têm renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e 53.477, superior a esse parâmetro. Uma em cada três vagas foi reservada a cotistas.
Medicina, um dos cursos mais concorridos, teve 109.717 candidatos inscritos para 527 vagas, das quais 148 estavam reservadas a cotistas. A média da nota de corte dos cotistas foi de 758 pontos; a da ampla concorrência, de 784. A pequena diferença também se repetiu em cursos como pedagogia e licenciaturas.

Fonte: Guia do Estudante

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aprovada na OAB entrega santinhos para dar 'força' a candidatos em SP

Aprovada na OAB entrega santinhos para dar 'força' a candidatos em SP

Giovanna Burti, de 23 anos, fez promessa para passar no exame.
Centenas de bacharéis em direito fazem a prova no país neste domingo.

Rafael Sampaio Do G1, em São Paulo
Giovanna entrega santinho para candidato ao exame da OAB (Foto: Rafael Sampaio/G1) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Giovanna, que fez promessa, entrega santinho para candidato ao exame da OAB (Foto: Rafael Sampaio/G1)
Giovanna entregou santinhos aos candidatos para cumprir promessa (Foto: Rafael Sampaio/G1) 
Giovanna com as imagens de Santo Expedito (Foto: Rafael Sampaio/G1)
 
Imagens de Santo Expedito para dar força e serenidade. Foi isso que dezenas de candidatos à segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) receberam antes de fazer a prova em São Paulo pelas mãos da estudante de direito do Mackenzie Giovanna Burti, de 23 anos.
Neste domingo (16), centenas de bacharéis e estudantes de Direito fizeram o teste no país. Giovanna chegou com o namorado ao local de aplicação da prova na Rua Vergueiro, às 11h30, para cumprir a promessa feita durante o processo seletivo anterior, no início do ano, quando ela mesma fez o exame.
"Quando eu estava prestando, uma pessoa me entregou [um santinho] de Jesus. Eu fiz uma promessa lá dentro, rezei antes de fazer a prova e pensei: 'bom, se eu conseguir [passar], venho distribuir'. Consegui ser aprovada para a segunda fase", relembra Giovanna.
Ao chegar ao local da prova para a segunda fase do exame, aplicado no início deste ano, ela recebeu um santinho de Santo Expedito. "Deu certo, fui aprovada e estou aqui repassando", comemorou ela.
A jovem conta ter trazido 500 santinhos na primeira fase do exame e distribuído cerca de 350. Nesta segunda fase, mais 500 foram trazidos. "Eu escolhi direito administrativo no exame da OAB. Graças a Deus eu me encontrei, estou super feliz e vou me formar", afirmou.
O G1 presenciou uma candidata que comemorou o santinho pego das mãos de Giovanna. "Me ajudou na primeira fase!", disse a garota enquanto entrava para fazer a prova.
Questionada se a imagem trouxe sorte a ela quando prestou o exame, a aluna do Mackenzie comentou: "sorte eu não sei se deu, mas na hora deu uma ajuda espiritual, talvez calma e serenidade, deu certo".
Ela avalia que o candidato que quiser ser aprovado precisa de preparação e muito estudo, mas que calma também é importante, e que a fé a ajudou nesse sentido. "Não é todo mundo que pega [os santinhos], não é todo mundo que é crente nisso", afirma. "Mas a gente fica muito nervoso na prova. Como eu prestei duas vezes [o exame da OAB], na segunda eu já estava mais calejada, prestei com mais tranquilidade. Está tudo no Código, mas é preciso serenidade para procurar", disse.

atrasados (Foto: Rafael Sampaio/G1) 
Rapaz que chegou atrasado para a prova foi impedido de entrar em SP (Foto: Rafael Sampaio/G1)
 
Atrasados
Pelo menos dois candidatos perderam o processo seletivo da OAB.
Um rapaz, que não quis se identificar, culpou o Metrô pela demora em chegar.  "Veio devagarinho, aí não teve jeito", lamentou.
Uma garota que também não quis dar o nome chegou a entrar no prédio do local de prova, mas teve que sair para buscar o documento de identidade com a mãe. Na volta, foi barrada.
Os portões foram fechados pontualmente às 13h deste domingo, e não houve correria nem tumulto na entrada. A maioria dos candidatos chegou sem problemas ao local de prova.
Casal faz prova da OAB em SP (Foto: Rafael Sampaio/G1) 
Ambos estudantes de direito, namorados trocam beijo na entrada de local de prova (Foto: Rafael Sampaio/G1)
 
Namorados
Milene Chagas Camilo, de 21 anos, e Renan Ramos de Andrade, de 22, se conheceram no curso de direito, estudam na mesma classe, estão juntos há quatro anos e trocavam abraços na entrada do local de prova da OAB.

Ambos são alunos da FMU e são tão unidos que já chegaram a trabalhar juntos.
"A primeira fase é mais preparo, você tem que estar bem preparado. A segunda fase é mais manter o controle, porque é muito difícil. EU acho essa [segunda fase] mais complicada, porque depende muito do conhecimento e do que eles querem que a gente faça. Precisa saber o que a banca quer", disse Milene, que presta pela primeira vez o processo seletivo.
"O apoio da família e das pessoas que a gente gosta é bem importante", ressaltou a jovem, endossada por Renan. "Não só o namorado como a família em si, os pais. Eles estão dando muito apoio", disse.

Fonte: G1.com

Confira o gabarito do vestibulinho das Etecs

Confira o gabarito do vestibulinho das Etecs

Prova foi aplicada neste domingo (16).
Primeira chamada será divulgada em 16 de julho.

Do G1, em São Paulo
O Centro Paula Souza divulgou neste domingo (16) o gabarito dos vestibulinhos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo (veja link ao lado).

Os quatro cursos técnicos com maior índice de candidatos por vaga nesse processo seletivo foram: enfermagem, da Etec Carlos de Campos, da Capital, (11,50 c/v, no período da manhã); segurança do trabalho, Etec Dona Escolástica Rosa, de Santos (11,33 c/v, à noite); administração, classe descentralizada da Etec Dra. Maria Augusta Saraiva – EE João Crispiniano Soares, Guarulhos (11,17 c/v, à noite); e edificações, Etec Júlio de Mesquita, Santo André (10,83 c/v, à noite).
A prova reuniu 50 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano.
A primeira lista de chamada será divulgada no dia 16 de julho. As matrículas poderão ser feitas nos dias 16 e 17 de julho.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades).

Fonte: G1.com

MEC vai divulgar primeira chamada do Sisu nesta segunda-feira

MEC vai divulgar primeira chamada do Sisu nesta segunda-feira

Matrículas ocorrem entre os dias 21 e 25 de junho.
Segunda chamada sai no dia 1º de julho.

Do G1, em São Paulo
Site do Sisu (Foto: Reprodução ) 
Site do Sisu (Foto: Reprodução )
 
O Ministério da Educação vai divulgar nesta segunda-feira (17) a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ainda não há um horário definido, segundo a assessoria de imprensa do ministério.
Os convocados nesta primeira lista devem fazer as matrículas entre os dias 21 e 25 de junho. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.
Esta edição do Sisu atingiu a marca de 738.439 candidatos inscritos até as 18h desta sexta-feira (14), segundo balanço do Ministério da Educação. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.
O número de inscrições chegou a 1.428.124. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições e de estudantes é diferente.
Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.
Lista de espera
Entre os dias 1º a 12 de julho ocorre o prazo para que os candidatos manifestem interesse em participar da lista de espera.
Podem participar os estudantes não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu, a partir do dia 17 de julho.
Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:
I - nota obtida na redação;
II - nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III - nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV - nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V - nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Fonte: G1.com

domingo, 16 de junho de 2013

Sisu conta com mais de 1,4 milhão de inscrições até 18h do último dia

Sisu conta com mais de 1,4 milhão de inscrições até 18h do último dia

Inscrições terminam nesta sexta-feira (14), às 23h59

da redação | 14/06/2013 20h 30
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, nesta sexta-feira (14), até às 18h, um total de 738.439 candidatos e 1.428.124 inscrições - o candidato pode selecionar duas opções de curso. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final do Sisu fechou em 642.878 candidatos inscritos.
Os candidatos têm até às 23h59 desta sexta-feira (14) para realizar a inscrição no programa que seleciona estudantes para instituições federais do ensino superior. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sisu. Há 39.724 vagas disponíveis em 1.179 cursos de graduação de 54 instituições de ensino superior.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente.

 
Chamadas

A primeira chamada do Sisu 2º semestre/2013 será realizada em 17 de junho. A segunda convocação acontece em 1º de julho. O estudante poderá consultar o resultado pelo site do Sisu e diretamente nas instituições de ensino para as quais se inscreveu.

Matrículas

Confira as datas para a matrícula dos convocados:

- Primeira Chamada: 21, 24 e 25 de junho de 2013
- Segunda Chamada: 5, 8 e 9 de julho de 2013

Lista de espera

Os candidatos não selecionados nas duas primeiras chamadas do Sisu poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 1º e 12 de julho.

Não poderá participar da lista de espera o estudante que tenha sido convocado para o curso correspondente à sua primeira opção durante as chamadas regulares do processo seletivo.

O estudante deverá consultar as instituições de ensino para as quais se candidatou para acompanhar as convocações da lista de espera.

Fonte: Guia do Estudante

De Garfield a Bob Marley, veja figuras 'pop' que já caíram no Enem

De Garfield a Bob Marley, veja figuras 'pop' que já caíram no Enem

Para professores, referências fazem jovens estar sempre 'antenados'.
Menina Mafalda e viking Hagar já apareceram em seis edições do exame.

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo
Garfield, Bob Marley, Mutantes, Mafalda e Capitão América já caíram em questões do Enem (Foto: Reprodução/Divulgação/AFP)Garfield, Bob Marley, Mutantes, Mafalda e Capitão América já caíram em questões do Enem (Foto: Reprodução/Divulgação/AFP)
 
O que Bob Marley, Mutantes, Coldplay, Twitter, Capitão América, Blitz, Garfield e Mafalda têm em comum? Estas e outras figuras da cultura pop já foram tema de perguntas que caíram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nestes 15 anos de existência. Nos últimos anos, a presença de artistas e personagens nas questões se tornaram mais frequentes no Enem. Segundo professores ouvidos pelo G1, esta é uma tendência que deve crescer cada vez mais para buscar estudantes "antenados" com o mundo.

VEJA FIGURAS DA CULTURA 'POP'
QUE JÁ CAÍRAM EM PROVAS DO ENEM
Música


Gonzaguinha (1998)
Chico Buarque (1999 e 2005)
Gilberto Gil (2001)
Engenheiros do Hawaii (2007)
Titãs (2007)
Lobão (2009)
Coldplay (2010)
Bob Marley (2011)
Jimi Hendrix (2011)
Sá e Guarabyra (2011)
Mutantes (2012)
Luiz Gonzaga (2012)
Blitz (2012)
Wilson Simonal (2012)
Desenhos/
cartunistas

Mafalda (1999, 2003, 2004, 2005, 2010 e 2012)
Graúna/Henfil (1999 e 2005)
Angeli (2000, 2007)
Chico Bento (2000)
Garfield (2000, 2001, 2002, 2011 e 2012)

Frank e Ernest (2001 e 2004)
Laerte (2001, 2008 e 2012)
Calvin e Haroldo (2002 e 2010)
Hagar (2002, 2004, 2008, 2009, 2010 e 2012)
Ziraldo (2005 e 2010)
Caco Galhardo (2004)
Adão Iturrusgarai (2009)
Capitão América (2012)
Internet

Twitter (2010)
Wikipedia (2010)
Redes sociais (2011)
 
VEJA TODAS AS PROVAS DO ENEM

A primeira edição do Enem, em 1998, abriu com Gonzaguinha: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz..." A letra da música O que é, o que é foi o tema da redação do Enem há 15 anos e deu origem a uma série de citações, usos de letras de músicas, capas de discos e desenhos de figuras presentes na cultura pop.
Nos últimos dois anos, a presença de artistas populares nas questões do Enem aumentou. Em 2010, a letra de "Viva la vida", da banda britânica Coldplay, caiu em uma questão de inglês. Em 2011, o Enem trouxe perguntas citando Garfield, Twitter e Bob Marley. A questão sobre o cantor jamaicano dizia: "Bob Marley foi um artista muito popular e atraiu muitos fãs com suas canções. Ciente de sua influência social, na música War o cantor se utiliza de sua arte para alertar sobre... (resposta certa: a persistência da guerra quando houver diferenças raciais e sociais)."
O Enem de 2012 fez muito uso destas "celebridades" nas questões. A prova de linguagens e códigos trouxe questões com as canções "Aqui é o país do futebol", de Wilson Simonal, e "A dois passos do paraíso", da banda pop Blitz; e uma pergunta sobre a banda Mutantes e o movimento de contracultura no final dos anos 60. Na prova de espanhol, uma tira da personagem Mafalda foi tema de uma de cinco questões.
Já a prova de ciências humanas apresentou a capa do primeiro número da revista do Capitão América, lançada no início da década de 1940. A imagem trazia o desenho do Capitão América dando um soco no líder nazista Adolf Hitler e perguntava ao candidato contra o que a participação dos Estados Unidos na luta se associava (a resposta certa era a alternativa 'os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial').
Coldplay (Foto: Divulgação) 
Coldplay caiu no Enem em 2010 (Foto: Divulgação)
 
Para os professores de cursinhos, todas estas referências nas questões do Enem têm como objetivo buscar um aluno mais antenado, que não fique restrito apenas ao conteúdo oferecido pelas escolas no ensino médio.
"É importante que o candidato tenha uma atitude ativa. O Enem quer aluno interessado em tudo o que a vida possibilita, que seja sempre um cidadão curioso", afirma o professor Luis Felipe Abad, do cursinho pH, do Rio.
Para o professor Gilberto Alvarez Giusepone Junior, especialista em Enem e diretor do Cursinho da Poli, de São Paulo, o Enem busca um candidato com perfil 'eclético'. "Por trás dessa linha pop está a busca por um estudante preocupado em ter uma formação que é maior do que a escola dá, que tenha hobbies e que leia jornais, revistas, noticiário em sites e busque informações que tenham relação com o conteúdo básico cobrado pelo Enem", diz o professor Giba, como é conhecido.
Mafalda, de Quino está em lugar destacado na exposição no Espaço Cultural Renato Russo (Foto: Reprodução/Quino) 
Mafalda, de Quino, já apareceu seis vezes na  história do Enem (Foto: Reprodução/Quino)
 
Mafalda e Hagar
O professor cita como exemplo as tirinhas da personagem Mafalda. "Apesar de ser um desenho, a Mafalda tem sempre um toque político inserido na mensagem, e isso faz com que o candidato do Enem saiba relacionar o tema com seu contexto histórico."
A menina Mafalda, aliás, é uma das figuras campeãs de aparições da história do Enem. A personagem criada pelo cartunista argentino Quino, já apareceu em seis das 15 provas do Enem já realizadas desde 1998 (em 2010 foram feitas duas provas por causa de um problema de impressão no primeiro exame), assim como o viking Hagar, de Dik Browne.
Em seguida aparece o gato Garfield, personagem de Jim Davis, com cinco aparições em questões do Enem ao longo da história do exame.
"Mafalda, Garfield e Hagar são personagens presentes nas seções de quadrinhos de grandes jornais e, por isso, muito conhecidos do público que faz o Enem", destaca Rafael Menezes, professor de história do Sistema Elite de Ensino, de Porto Alegre. Segundo ele, o uso de quadrinhos é comum para "arejar" as provas, em vez de colocar um enunciado extenso, e pode ser aproveitado para as questões de português e de língua estrangeira (inglês ou espanhol). "Os mangás japoneses ainda não apareceram no Enem, mas isto pode vir a acontecer por eles também fazerem parte do universo dos jovens", indica Menezes.
"O Enem tem esta característica de aproximação do jovem ao seu cotidiano e aplicar estes fatos ao conteúdo exigido”, explica Kadu Lima, professor do Curso Progressão Autêntico, do Rio. “Os alunos não leem tanto, não têm tanta base literária, então, quando se cobra exemplos mais próximos, como os do cinema e da música, facilita o entendimento da prova."
  •  
VEJA SUGESTÕES DE PROFESSORES SOBRE TEMAS 'POP' QUE PODEM SER ABORDADOS
A pedido do G1, os professores listaram alguns exemplos de como algumas figuras populares podem aparecer nas provas do Enem e como associá-los com temas da atualidade.
Era do Gelo (Foto: Divulgação)

'Era do Gelo'
Cinema
“A série de filmes de animação mostra como o resultado dos impactos ambientais no planeta pode ser abordado em uma prova de ciências da natureza.”
Kadu Lima, Curso Progressão Autêntico
X-Men (Foto: Divulgação)
X-Men
Quadrinhos/cinema
“Estes personagens nasceram no final dos anos 60 nos Estados Unidos, uma época em que o movimento negro norte-americano estava em alta. É possível estabelecer em uma questão do Enem um paralelo sobre a busca dos negros pelas mesmas oportunidades dos brancos.”
Rafael Menezes, Sistema Elite de Ensino
Subway prevê retorno do picles até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Subway e Spoleto
Restaurantes fast food
“Estes exemplos de restaurantes no qual o cliente monta seu prato remete à relação de sistemas de produção da indústria conhecido como toyotismo, ou seja, a flexibilização na produção, produção sob encomenda ou demanda.”
Kadu Lima, Curso Progressão Autêntico
Torcida no jogo Brasil e Inglaterra na reabertura do Maracanã (Foto: Pilar Olivares/ Reuters)

Copa do Mundo
Esportes
“O Enem pode usar a realização da Copa do Mundo no Brasil para pedir ao candidato que estabeleça uma conexão maior com política, economia, momento atual brasileiro.”
Professor Giba, Cursinho da Poli
Facebook (Foto: Reuters)

Twitter e Facebook
Internet
“As redes sociais rompem fronteiras e foram muito usadas em movimentos populares como a Primavera Árabe para a derrubada de governos autoritários.”
Kadu Lima, Curso Progressão Autêntico
  Fonte: G1.com

Obra de Drummond é a mais cobrada na história do Enem

Obra de Drummond é a mais cobrada na história do Enem

Prosa e poesia do autor caíram em 16 questões em 15 anos de exame.
Estilo literário pode inspirar candidatos na hora da redação, diz especialista.

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo
O escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade é o autor em língua portuguesa que mais "caiu" no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nestes 15 anos de existência da prova do Ministério da Educação.
Saiba mais sobre a vida e obra de Drummond no vídeo ao lado
Levantamento feito pelo G1 com base em todas as provas do Enem aplicadas pelo MEC, desde 1998, mostra que a prosa e a poesia de Drummond serviram de base para 16 questões, a maioria na prova de linguagens e códigos, que engloba perguntas de literatura e compreensão de texto. O autor teve sua obra citada em questões de oito das 15 provas já realizadas (em 2010 foram feitas duas provas do Enem). Em algumas edições, foram mais de uma pergunta envolvendo Drummond.

Veja os autores de língua portuguesa que mais caíram em provas do Enem
16 vezes
Carlos Drummond de Andrade
6 vezes
Manuel Bandeira
5 vezes
Ferreira Gullar
Machado de Assis
4 vezes
João Cabral de Melo Neto
Mario de Andrade
Oswald de Andrade
Vinicius de Moraes
3 vezes
Álvares de Azevedo
Luis Fernando Veríssimo
Rubem Braga
 
VEJA TODAS AS PROVAS DO ENEM
O mineiro de Itabira ganha de "goleada" na história do Enem. Depois de Drummond, o autor que mais caiu nas provas foi Manuel Bandeira, com seis questões, seguido por Ferreira Gullar e Machado de Assis, com cinco (veja tabela ao lado).
No Enem de 2012, por exemplo, os poemas de Drummond caíram em três questões. O conto "Aquele bêbado", do livro Contos plausíveis (1991), e o poema "Verbo ser", do livro Poesia e prova (1983), serviram para cobrar do candidato interpretação de texto. E o texto "Antigamente", também da obra Poesia e prosa, serviu de base para uma questão sobre linguagens.
"Drummond é o nosso maior poeta", afirma Cristiane Bastos, professa de literatura do Cursinho da Poli, de São Paulo. "Ele é um autor muito objetivo, que corta todos os excessos linguísticos para ir direto ao assunto."
A professora explica que o estilo literário de Drummond pode servir de inspiração para o candidato fazer a redação do Enem. "Todo texto de Drummond é bem escrito. Ele evita redundância e torna sua obra sempre muito clara. Por exemplo: em vez de dizer 'noite triste', ou 'noite escura'? Diga apenas noite. Ele ensina que é importante selecionar bem as palavras porque elas podem trazer um campo semântico de significados."
Para a professora, a grande presença da obra de Drummond nas provas do Enem se explica também pelo fato do autor ter umaprodução literária muito intensa. "Ele publicou seu primeiro livro em 1930, o excelente Alguma poesia, e escreveu até a década de 1980 (ele morreu em 1987), foi amadurendo ao longo da vida", afirma Cristiane.
A professora de literatura explica, no entanto, que o candidato que for fazer o Enem nos dias 26 e 27 de outubro deve estar mais atento à interpretação de texto. "A prova de linguagens costuma trazer obras nas mais diversas formas, como texto, poesia, charges e até linguagem de internet. O Enem trabalha com diversos gêneros literários."
Para Cristiane, o candidato precisa se preparar buscando ter uma cultura geral, estar antenado nas mais diferentes manifestações artísticas como dança, pintura e música, e saber  fazer a relação entre as obras apresentadas com a cultura popular.

Fonte: G1.com

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no Enem e demais vestibulares

Orientação vocacional

Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no Enem e demais vestibulares

Para optar por um entre quase 300 cursos disponíveis, o candidato deve pesquisar carreiras e mercado. E investigar suas habilidades e expectativas

Nathalia Goulart
Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no vestibular
Qual caminho seguir? Para especialistas, questionar-se é melhor forma de responder a questão (Thinkstock)


Entre o A da administração e o Z da zootecnia, existem atualmente quase 300 cursos de nível superior no Brasil. É compreensível, portanto, que a dúvida se imponha aos jovens, às vezes de maneira aflitiva, no momento em que eles têm que optar por um só curso: o vestibular. "O que mais incomoda garotos e garotas às voltas com a escolha de uma profissão é a sensação de que, apesar do grande potencial de que dispõem, eles terão de escolher apenas uma carreira, deixando muitas outras para trás", diz Maria Beatriz de Oliveira, psicóloga e orientadora vocacional da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A tarefa do vestibulando de escolher uma opção de fato não é simples. Mas não precisa se transformar em um processo doloroso. Ao contrário. Pode ser o momento de pequenas aventuras e algumas descobertas. Um exemplo de aventura: procurar profissionais que já estão integrados ao mercado e ouvir deles como é o dia a dia de suas atividades. Outra possibilidade: visitar o local onde esses profissionais atuam. Afinal, é ali que o aspirante poderá trabalhar no futuro próximo.
Os especialistas aconselham que o candidato invista um pouco no autoconhecimento, além de fazer pesquisas sobre o curso pretendido e o mercado de trabalho. "O objetivo desse processo é expandir o conhecimento do vestibulando: quanto maior for seu horizonte na hora da decisão, mais certeira será sua escolha", diz Silvio Bock, pedagogo e orientador vocacional. Confira as orientações dos especialistas no quadro abaixo. Continue a ler a reportagem

Dez passos para a escolha da carreira certa no vestibular

O candidato deve analisar a si mesmo, o curso pretendido e o mercado de trabalho.
Fontes: Silvio Bock, pedagogo e orientador vocacional. Maria Beatriz de Oliveira, psicóloga e coordenadora da Feira de Profissões da Unesp. Villela da Matta, presidente da Associação Brasileira de Coaching. Sullivan França, presidente da Sociedade Latino-Americana de Coaching.

Autoanálise: Pontos fortes


Reflita sobre suas competências e habilidades – aquelas que se tornaram evidentes ao longo de sua vida, como a facilidade com números ou para a escrita. Elas são um bom indicador das carreiras nas quais você pode se sentir à vontade. Mas lembre-se: uma trajetória profissional raramente se constrói com base apenas em um talento nato.
Os especialistas sugerem também que o candidato dedique especial atenção à reflexão sobre si mesmo. Na prática, trata-se de pensar sobre as próprias competências e habilidades e também sondar as expectativas quanto ao futuro. O objetivo do processo é apontar carreiras com que o jovem tem mais afinidade, nais quais, em tese, se sentiria mais realizado como profissional. "O filósofo grego Platão costumava dizer que encontramos a felicidade quando utilizamos nossos talentos na sua potencialidade máxima", diz Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. "Melhor, portanto, quando encontramos a carreira certa."
Os estudiosos do assunto concordam que a melhor forma de sondar as próprias habilidades e expectativas é questionar-se. "Quando estamos diante de uma questão difícil, vale muito elaborarmos as perguntas corretas. Elas nos guiarão até as respostas", diz Villela da Matta. É justamente o caso dos jovens que se perguntam: "Que carreira devo escolher?" Confira no final desta reportagem o questionário sugerido Sulivan França, presidente da Sociedade Latino-Americana de Coaching.

Quase metade dos estudantes que abandonam seus cursos o fazem porque julgam ter escolhido a carreira errada, revelou um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP). Compreende-se por quê. Em geral, a opção por uma carreira é feita muito cedo, entre os 17 e 21 anos, momento em que o jovem ainda descobre o mundo e suas possibilidades. A eventual desistência ou mudança de rumo não pode, portanto, ser vista como fracasso. A dúvida é natural.
"Os conhecimentos provenientes de um curso abandonado não devem ser encarados como perda de tempo ou atraso de vida", diz a orientadora vocacional Maria Beatriz. "A vida é um eterno recomeço e essa experiência certamente será usada pelo jovem como mais um aprendizado."
Nesse caso, os pais têm um papel extremamente importante. Eles devem participar da escolha dos filhos, preservando, contudo, o espaço necessário para as opções deles. "A influência familiar é um dos grandes fatores de pressão e frustração" diz Villela da Matta. É compreensível que o dono de uma empresa queira ver o filho ocupando sua posição no futuro, ou ainda que um advogado deseje ver a filha seguindo seus passos no Direito. Mas a escolha profissional é pessoal e intransferível. "Permitir que os jovens se responsabilizem pelas próprias escolhas também faz parte do processo de amadurecimento deles", acrescenta.

20 perguntas que ajudam a responder uma dúvida: ‘Que carreira seguir?’

Elaborado por Sullivan França, presidente da Sociedade Latino-americana de Coaching

Identifique competências

O objetivo é estimular o candidato a refletir sobre preferências e habilidades – as conhecidas e outras que talvez ele ignore.
1. O que você gosta de fazer?
2. O que você ama fazer?
3. Em que atividades você se destaca?
4. O que faz com maestria?
5. Qual é sua paixão secreta?

Para ler a reportagem completa, clique no link a seguir: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/10-passos-e-20-questoes-para-uma-boa-escolha-profissional

Fonte: Veja.com

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014

Desenvolvimento sustentável e economia verde são apostas de professores


Candidatos aguardam em fila para ingresso em local de exame do Enem
Candidatos aguardam em fila para ingresso em local de exame do Enem - Douglas Magno/Futura Press

Acompanhar os assuntos que fazem parte do cotidiano no Brasil e no mundo é uma tarefa indispensável aos estudantes que pretendem obter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova não tem uma seção dedicada a atualidades, mas exige que os candidatos demonstrem que o conhecimento aprendido nos bancos escolares se relaciona com uma percepção clara da realidade. "Tanto a redação quanto os testes costumam abordar questões importantes e atuais, seja no Brasil ou no mundo", explica Rui Alves Gomes de Sá, diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação.


De olho nessa característica da prova, o site de VEJA vai ouvir, até as vésperas das provas, professores especialistas na avaliação federal. Eles vão indicar os assunto da atualidade que, com maior ou menor probabilidade, podem ser cobrados. Não se trata, é claro, de apontar fatos ocorridos semanas antes da prova, mas de identificar os temas contemporâneos cuja relevância perdura por meses e até anos.
Os temas apresentados na lista a seguir são acompanhados de um breve texto de explicação. Além disso, cada um deles possui links para reportagens do site de VEJA que ajudam a explicar os assuntos. Assim, o tema "Papel do Brasil no mundo" oferece a leitura de reportagem sobre a eleição do brasileiro Roberto Azevêdo para o posto de diretor-geral da OMC, enquanto o tema "Legado da Copa de 2014" mostra textos sobre atrasos na construção dos estádios de futebol e assim por diante. Boa preparação!

Assuntos atuais que podem ser cobrados no Enem 2013

Desenvolvimento sustentável e economia verde

Rio+20 - Parque eólico em Dunas
  O tema desenvolvimento sustentável se relaciona não só com questões ambientais, mas também com áreas como política, economia e urbanização. Assim, a conhecida economia verde, que visa o desenvolvimento minimizando danos ambientais e também a erradicação da pobreza, é um tema atual e dinâmico que pode aparecer no Enem deste ano.
Uma abordagem possível é a que olha o tema do ponto de vista da urbanização sustentável, que procura lidar com questões como a emissão de gases nocivos ao planeta, a utilização consciente dos meios de transporte e a construção de imóveis com menor impacto ao meio ambiente. “As construções sustentáveis já são uma preocupação de diversas empresas. O próprio governo se esforçou para que os projetos da Copa do Mundo incluam essa preocupação”, diz Joel Pontim, professor de química do Cursinho da Poli.
Um terço da energia utilizada no mundo é consumida dentro de edifícios e condomínios, e o setor de edificações é o que mais emite gases poluentes. A construção civil responde por por mais de um terço do consumo de recursos naturais, incluindo 12% da água potável usada. Os especialistas consideram que prédios públicos, como escolas e hospitais, são construções ideais para a aplicação de conceitos sustentáveis, pois podem aproveitar melhor ventilação e iluminação natural.
Leia também:
Rio+20: a conferência sobre desenvolvimento sustentável 

Para saber de mais exemplos de redações que podem cair no Enem clique no link abaixo:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/temas-da-atualidade-que-podem-cair-no-enem-e-vestibulares-2013-2014 

Fonte: Veja.com 

Enem 2013: temas para treinar para a redação

Enem 2013: temas para treinar para a redação

Violência no trânsito no Brasil está entre assuntos escolhidos. Especialistas dão orientações sobre como desenvolver tópicos e se exercitar na dissertação


Estudantes realizam o Enem (Exame Nacional de Ensino
Estudantes realizam o Enem (Exame Nacional de Ensino - Paulo Libert/AE
Parte essencial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação costuma ser temida pelos candidatos que entendem que a boa avaliação de seus textos pode fazer a diferença na hora de conquistar uma das disputadas vagas no ensino superior. Para superar o famoso "medo da folha em branco", a combinação de treino contínuo e muita leitura é fundamental para, no dia da prova, executar a tarefa com confiança e tranquilidade.

"Os temas propostos para redação no Enem sempre têm caráter social, ou seja, são relacionados a questões coletivas da atualidade", diz a professora de redação Vivian D’Angelo Carrera, do Cursinho do XI. Por isso, a leitura de notícias em jornais, revistas e sites é indispensável para formar um repertório de conhecimento e, assim, alimentar ideias e argumentos.
Já a prática faz com que o candidato reconheça a diferença entre os tipos de textos e encontre sua forma de expressão. "É bom escrever o tempo todo, para lapidar o próprio estilo e o senso crítico, que são coisas que não se formam na sala de aula", diz Eclícia Pereira, professora de redação do Cursinho da Poli. A recomendação é válida, já que o texto cobrado anualmente pelo Enem é do tipo dissertativo, ou seja, deve desenvolver um debate crítico sobre o tema proposto com argumentos do aluno para justificar e defender um ponto de vista.
A pedido do site de VEJA, professores especialistas em Enem selecionaram temas a partir dos quais os estudantes podem se exercitar — o que inclui leitura e reflexão sobre os assuntos e, por fim, redação. São temas que, à luz das últimas edições do Enem, poderiam perfeitamente motivar a redação do exame de outubro. Por isso, vale a pena conferir quais são os temas e como, segundo os professores, é possível desenvolvê-los em uma boa dissertação. Aos tópicos agora exibidos, serão acrescentados outros até outubro. Boa preparação!

Enem 2013: temas que podem motivar a redação

Colaboraram: Eclícia Pereira (Cursinho da Poli), Filipe Couto (Curso Pré-Enem, da Abril Educação), Vivian D’Angelo Carrera (Cursinho do XI) e Eduardo Calbucci (Anglo Vestibulares)

Álcool e direção: combinação fatal

 
Contexto: Promulgada em 2008, a lei seca tem como objetivo reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados, endurecendo as punições contra quem bebe antes de dirigir. Assim, um condutor abordado pela polícia passou a ser considerado legalmente bêbado através de um exame, de sangue ou de bafômetro, se é constatada uma concentração mínima de 0,10 grama de álcool por litro em seu sangue.
Em dezembro de 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que torna mais rígidas as punições para motoristas flagrados dirigindo alcoolizados. Além do bafômetro e do exame de sangue, outros meios — como teste clínico, depoimento policial, testemunho, fotos e vídeos — passaram a valer como prova. A multa para quem for pego dirigindo bêbado é de 1.915,40 reais. E pode chegar a 3.830,60 reais se o indivíduo reincidir na infração no prazo de um ano.
O endurecimento da aplicação da lei seca também passou por mudanças em janeiro de 2013, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma medida que acabava com a margem de tolerância da quantidade de álcool por litro de sangue. Ou seja, o condutor pode ser autuado se for constatada qualquer concentração alcoólica no sangue. Porém, mesmo com a lei, o volume de acidentes de trânsito decorrentes do consumo de álcool ainda é preocupante.
Uma recente pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em fevereiro de 2013, apontou que 21% dos acidentes estão relacionados ao efeito do álcool. E uma em cada cinco vítimas atendidas nos prontos-socorros estava embriagada.
Na redação do Enem, o assunto pode motivar abordagens como: imprudência no trânsito e medidas para reduzir a quantidade de acidentes ligados ao álcool.
Desenvolvimento: É importante saber que desde 2008, quando a lei seca foi promulgada, não houve alteração significativa na quantidade de acidentes com motoristas embriagados. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, mais de 42.000 pessoas morreram em acidentes. Isso tem também um custo alto para o país. Em 2011, 200 milhões de reais foram gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) com vítimas da violência no trânsito, valor que não considera os custos com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), as Unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento e o processo de reabilitação do paciente, entre outros.
Um caso recente, que teve repercussão nacional, foi o do motorista alcoolizado que atropelou um ciclista em São Paulo: o impacto da batida foi tão forte que o braço da vítima foi arrancado. O motorista fugiu sem prestar socorro. O acidente pode ser citado nos textos da proposta de redação, motivando discussões sobre impunidade: no caso, o jovem condutor obteve um habeas corpus na Justiça e continua solto.
Após a apresentação do problema, o candidato pode apresentar seu ponto de vista. Alguns possíveis caminhos são relatar as causas e consequências do uso indiscriminado do álcool, assim como avaliar as campanhas educativas feitas até agora pelo governo e sua real eficácia. Também é possível propor o aumento da fiscalização, assim como o enrijecimento das leis na hora de punir motoristas pegos sob o efeito de álcool.
Tenha cuidado: “Se o candidato ficar preocupado apenas com o problema do consumo de álcool e voltar à sua argumentação para a questão do vício nessa e em outras substâncias, pode ficar configurado um desvio do tema”, explica Vivian d’Angelo Carrera, professora de redação do Cursinho do XI.

Todos os temas de redação na história do Enem

2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

A proposta exigia do candidato uma reflexão sobre a situção socioeconômica brasileira, diz o professor Filipe Couto, coordenador de linguagens do curso Pré-Enem, da Abril Educação.

Clique no link abaixo e veja mais exemplos de redações do Enem:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/enem-2013-professores-apontam-temas-para-a-redacao

Fonte: Veja.com

Manual do Candidato do Enem 2013: o que é preciso fazer na hora da inscrição, da prova — e da sonhada matrícula

Manual do Candidato do Enem 2013: o que é preciso fazer na hora da inscrição, da prova — e da sonhada matrícula

6 milhões devem se inscrever na prova, que dá acesso a universidades públicas e a bolsas e financiamento em privadas. Confira regras do edital do MEC

Estudantes realizam o Exame Nacional de Ensino (Enem)
Estudantes realizam o Exame Nacional de Ensino (Enem) - Paulo Libert/AE


Mais de seis milhões de pessoas devem se inscrever na edição 2013 do Enem. A prova dá acesso a universidades públicas e também a bolsas e financiamento para a graduação em instituições privadas.
Confira as principais regras da avaliação federal, estabelecidas pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável para realização do Enem. Elas estabelecem o que candidatos devem fazer em três fases distintas: inscrições, realização da prova e, finalmente, divulgação dos resultados e matrículas.

Enem 2013 — Antes da prova


Inscrição

As inscrições tiveram início às 10h do dia 13 de maio e seguem até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 27, exclusivamente pela página do exame na internet.
Dentro do sistema, são solicitados dados pessoais — nome, sexo e data de nascimento do candidato e o nome de sua mãe são preenchidos automaticamente se informado o número do CPF. Contudo, se alguma dessas informações estiver errada, é preciso solicitar sua correção junto à Receita Federal, o que deve ser feito antes do términdo do período de inscrições. O único campo que, se incorreto, pode ser alterado pelo candidato é o sexo.
Fique atento > Redobre a atenção ao informar ao sistema seu endereço: é para lá que o cartão de confirmação da inscrição será enviado.

Enem 2013 — Nos dias de prova


Local da prova

O local onde o candidato deverá realizar a prova constará do cartão de confirmação de inscrição — enviado pelo correio. É importante lembrar que é o participante do Enem quem escolhe, no ato da inscrição, o município onde fará a prova. Os locais também podem ser consultados no site do Inep.

Enem 2013 — Depois da prova


Divulgação do gabarito oficial


O Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem, deverá divulgar o gabarito oficial da prova no dia 30 de outubro. É a oportunidade para que todos os participantes saibam quais e quantas questões acertaram. Isso, contudo, não é o suficiente para construir o desempenho final do candidato. Isso porque o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final do participante da avaliação determinado pela combinação de resultados.
As médias finais dos participantes serão publicadas na página do Inep na internet.


Para maiores informações clique no link a seguir: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/manual-do-candidato-do-enem-2013-o-que-e-preciso-fazer-na-hora-da-inscricao-da-prova-%E2%80%94-e-da-sonhada-matricula


Assista a seguir a todas as videoaulas do Pré-Enem divididas por áreas, clique no link abaixo para assistir as videoaulas: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/manual-do-candidato-do-enem-2013-o-que-e-preciso-fazer-na-hora-da-inscricao-da-prova-%E2%80%94-e-da-sonhada-matricula


Fonte: Veja.com

GUIA DO ESTUDANTE realiza simulado online sobre o Enem

GUIA DO ESTUDANTE realiza simulado online sobre o Enem

Prova será feita em 14 de julho. As inscrições já estão abertas. Não perca!

da redação | 10/06/2013 17h 12
Vai fazer o Enem 2013, mas não sabe como é a prova? Quer treinar para mandar bem no exame e conseguir uma vaga no Sisu? Essa é a sua chance! Em 14 de julho, um domingo, o GUIA DO ESTUDANTE realiza o Simulado Online Enem - GE do primeiro semestre. As inscrições já estão rolando, são gratuitas e podem ser feitas até o dia da prova.

Para participar basta clicar no link abaixo:

- Faça sua inscrição no simulado aberto e gratuito do GUIA DO ESTUDANTE

O simulado vai rolar entre as 10h e as 17h (o estudante pode começar o teste em qualquer momento entre esses horários) do dia 14/07 e terá duração máxima de 4h30min, sem interrupções. A prova começará a contar a partir do momento em que o aluno entrar no site com seus dados. Ou seja, se o estudante quiser começar a prova às 10h, terá até às 14h30 para realizar o exame; caso queira começar às 14h, terá até às 18h30 para fazer a prova; e ainda se começar às 17h, terá até às 21h30 para concluir o simulado.



Se perder ou esquecer a senha, no dia do simulado, basta clicar no botão "recuperar senha" antes de começar a prova.
O gabarito será divulgado às 22h do mesmo dia.

A prova
O simulado é uma boa oportunidade para o estudante treinar suas habilidades e conhecer o modelo de prova antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Serão 88 questões objetivas de múltipla escolha, com as mesmas áreas cobradas pelo Enem:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Matemáticas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias

Fonte: Guia do Estudante 

Fuvest abre prazo para candidato pedir a isenção da taxa do vestibular

Fuvest abre prazo para candidato pedir a isenção da taxa do vestibular

Pedido pode ser feito até o dia 2 de agosto.
Candidato deverá ser de escola pública e ter renda per capita até R$ 1.920.

Do G1, em São Paulo
Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest em sala de aula da UMC Campus Villa Lobos (Foto: Flavio Moraes/G1) 
Candidatos fazem prova da Fuvest (Foto: Flavio Moraes/G1)
 
A Fuvest abre nesta segunda-feira (10) o prazo para quem for fazer o vestibular solicitar a isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no site da Fuvest até o dia 2 de agosto.
A Fuvest vai dar isenção total da taxa de inscrição no vestibular ao estudante que tiver renda familiar per capita de até R$ 998. Se a renda variar de R$ 998,01 a R$ 1.920,00 ele terá direito à redução de 50% do valor da taxa. Este valor ainda não foi definido. No ano passado a taxa de inscrição custou R$ 130.
A primeira fase da Fuvest, que oferece vagas para cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP) e de medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, será no dia 24 de novembro.
As incrições para o vestibular da Fuvest serão abertas em 23 de agosto.
Para ter direito à isenção da taxa, o candidato deverá apresentar comprovação relativa à:
I. Escolaridade:
a. candidato com ensino médio completo: documento que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública do Brasil;
b. candidato cursando terceiro ano do ensino médio: documento que comprove a conclusão dos dois primeiros anos do ensino médio em escola pública do Brasil e, ainda, que registre estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública do Brasil em 2013; ou
c. candidato cursando segundo ano do ensino médio: documento que comprove a conclusão do primeiro ano do ensino médio em escola pública do Brasil e, ainda, que registre estar matriculado no 2º ano do ensino médio em escola pública do Brasil em 2013.
II. Renda familiar:
não deverá ultrapassar os padrões estabelecidos pelos critérios socioeconômicos definidos pela SAS/USP, referente ao mês corrente ou de, no máximo, 3 meses anteriores.
III. Residência no Brasil.

Fonte: G1.com