English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 29 de abril de 2013

UFTM está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno

UFTM está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno

Candidatos têm até o dia 20 de maio para fazerem inscrição.
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 16 de junho.

Do G1 Triângulo Mineiro
UFTM assina contrato para gestão do Hospital de Clínicas de Uberaba, MG (Foto: Reprodução / TV Integração) 
Inscrições devem ser feitas pela internet (Foto: Reprodução / TV Integração)
 
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os interessados devem realizar as inscrições via internet, no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) até as 15h do dia 20 de maio. O valor é de R$120 para candidatos concorrentes e R$100 para treineiros.
A Universidade está oferecendo 480 vagas em 17 cursos. Destas vagas, 210 são para sete cursos de Ciências da Saúde e 270 para 10 cursos de Educação e Ciências Humanas e Sociais. Com o objetivo de atender a lei de cotas, a UFTM reserva 12,5% das vagas, em todos os cursos, para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
As provas serão aplicadas em duas fases, a primeira no dia 16 de junho, das 13h30 às 18h e a segunda no dia 7 de julho, das 13h30 às 18h30. A lista dos candidatos aprovados na primeira fase será divulgada a partir de 28 de junho. Para mais informações acesse o site da Vunesp com o edital do processo seletivo.

FontE: G1.com

Alunos do ITA criam olimpíada de ciências para alunos da rede pública

Alunos do ITA criam olimpíada de ciências para alunos da rede pública

Competição ocorre entre os dias 7 de junho a 2 de agosto nas escolas.
Objetivo é contribuir com a educação básica, dizem organizadores.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Foto: Divulgação) 
Alunos do ITA criam competição para estimular interesse pela educação (Foto: Divulgação/ITA)
 
Um grupo de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutia (ITA), de São José dos Campos (SP), promove a Olimpíada Catavento de Ciências (OCC). O projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de escolas públicas de todo o país.
A olimpíada, que será realizada entre os dias 7 de junho (1ª fase) e 2 de agosto (2ª fase), terá provas interdisciplinares, com conteúdos de astronomia, ciências físicas e biológicas e matemática, para o nível 1, e astronomia e astronáutica, biologia, física, matemática e química, para o nível 2. As provas serão realizadas nas próprias escolas inscritas.
A inscrição na competição deve ser feita por meio de cadastro das escolas, que pode ser realizado no site da OCC. O regulamento completo e mais informações sobre o projeto também estão disponíveis no site.

“Nosso principal objetivo é contribuir com a educação básica e melhorar as condições de ensino no nosso país”, disse o coordenador nacional da competição, Gabriel Ilharco Magalhães, de 17 anos. Segundo ele, a ideia surgiu após a experiência de dar aulas no curso preparatório dentro do próprio instituto, há três anos, voltado à alunos do 7º e 8º ano de escolas públicas.
Chamado de Casdinho, o cursinho ajuda alunos da rede pública a ingressar no ensino médio do Colégio Juarez Wanderley, mantido pela Embraer, considerada uma das melhores escolas do país e com alto índice de aprovação no vestibular de universidades públicas. A escola de ensino gratuito tem um dos vestibulinhos mais concorridos da cidade.

O projeto do curso preparatório deu certo, e agora o grupo quer levar iniciativas de educação para o país. “Queremos fazer a cidade respirar educação e expandir para o Brasil”, afirma Gabriel. O aluno, que já participou e ganhou medalhas em olimpíadas nacionais, acredita que estes projetos contribuem para o estímulo à aprendizagem. “Cheguei a receber medalhas das mãos do ex-presidente Lula e vi que, quando eu ganhava, eu motivava também as pessoas ao meu redor”, diz.

Fonte: G1.com

Fuvest, Unicamp e Unesp divulgam calendário do vestibular 2014

Fuvest, Unicamp e Unesp divulgam calendário do vestibular 2014

Datas foram acordadas com outras instituições paulistas em 17 de abril.
Inscrições para os vestibulares da USP e da Unicamp começam em agosto.

Do G1, em São Paulo
Alunos fazem na Unip a prova da 2ª fase da Unicamp, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV) 
Alunos fazem prova da 2ª fase da Unicamp (Foto: Reprodução EPTV)
 
A Fuvest, a Comvest e a Vunesp divulgaram, na tarde de quarta-feira (24), as datas principais do calendário unificado dos processos seletivos para as vagas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). As datas dos vestibulares das principais instituições de ensino superior paulistas foram acordadas em reunião das instituições no dia 17 de abril. O objetivo é que nenhuma data coincida, para que os candidatos possam participar de todos os vestibulares.
Além da USP, da Unicamp e da Unesp, participaram da reunião a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Campinas (PUC-Campinas).
Segundo a Comvest, os candidatos poderão se inscrever para o vestibular da instituição entre 19 de agosto e 23 de setembro. Já as inscrições para a Fuvest serão abertas no dia 23 de agosto e vão até o dia 9 de setembro. O processo de inscrição da Vunesp vai de 16 de setembro a 11 de outubro.
A primeira fase das três instituições acontecerá em três domingos consecutivos: Unicamp em 10 de novembro, Unesp em 17 de novembro e USP no dia 24.
Veja abaixo as datas dos vestibulares de 2014 da USP, Unicamp e Unesp:

Fuvest
Inscrição: de 23/08 a 09/09
Primeira fase: 24/11
Segunda fase: de 05/01 a 07/01
Primeira chamada: 01/02

Unicamp
Inscrição: de 19/08 a 13/09
Primeira fase: 10/11
Segunda fase: de 12/01 a 14/01
Primeira chamada: 03/02

Unesp
Inscrição: de 16/09 a 11/10
Primeira fase: 17/11
Segunda fase: 15/12 e 16/12
Primeira chamada: 27/01

PUC-Campinas
Provas: 29 e 30/11
Prmieira chamada: 13/12

PUC-SP e ITA ainda não divulgaram as datas dos seus vestibulares


Fonte:G1.com
 

USP de Ribeirão Preto tem 76% de aprovação no último Exame da OAB

USP de Ribeirão Preto tem 76% de aprovação no último Exame da OAB

Faculdade teve o melhor desempenho no exame com reprovação recorde.
Nova edição da prova para bacharéis em direito começa neste domingo.

Do G1, em São Paulo
A Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, foi a instituição de ensino superior público de melhor desempenho no último Exame de Ordem Unificado entre as faculdades que tiveram mais de 20 bacharéis de direito inscritos. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, dos 25 candidatos oriundos da USP de Ribeirão Preto inscritos no exame, 19 foram aprovados, com percentual de 76% de aprovação.
Em seguida aparecem a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 75,28%; a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 69,57%; a Faculdade de Direito da USP, do Largo de São Francisco, com 64,42%; e a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 63,79%.
O IX Exame da OAB teve o pior índice de aprovação desde que foi unificado. Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde à etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e estão para receber a carteira de advogado, com percentual de 10,29%. O resultado não inclui os examinandos de Direito Constitucional, que tiveram suas provas recorrigidas.

Estatísticas
Ainda segundo a OAB, nas últimas oito edições do Exame de Ordem, um total de 361.110 candidatos se inscreveram. Destes, 148.612 já foram aprovados em alguma dos oito edições (41,15%), sendo que 66.923 fizeram o exame apenas uma vez. A quantidade média de exames realizados pelos candidatos, até que sejam aprovados, é de 2,47. Ainda segundo a FGV Projetos, que organiza a prova, o percentual médio de candidatos novos – que nunca prestaram as provas anteriormente – a cada exame é de 32,77%.

Próximo exame começa domingo
A próxima edição do Exame da OAB começa neste domingo (28), com a realização da prova da primeira fase, das 13h às 18h. A prova deste domingo terá 80 questões de múltipla escolha, sendo que duas devem abordar, pela primeira vez, conceitos da disciplina de filosofia do direito. Os candidatos terão cinco horas para completar a prova.  A segunda fase, com prova prático-profissional, será em 16 de junho, também ads 13h às 18h.

Fonte: G1.com

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Termômetro do Vestibular - Saiba como ser aprovado na prova

Termômetro do Vestibular - Saiba como ser aprovado na prova

Acesse o site, e descubra se esta pronto para o vestibular: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/saiba-como-passar-no-vestibular-637250.shtml 


Fonte: guia do Estudante

Ufes adere ao Sisu para vestibular de inverno

Ufes adere ao Sisu para vestibular de inverno

Mudança passa a valer já a partir deste ano

da redação | 22/04/2013 18h 12
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso dos alunos no vestibular de inverno, aplicado para entrada no segundo semestre. A novidade passa a valer a partir desse ano.




 Para o reitor da instituição, Reinaldo Centoducatte, a adesão ao Sisu possibilita maior mobilidade do estudante, que poderá vir de qualquer local do país. O motivo para ter escolhido o vestibular de inverno para aplicar a modalidade é necessidade de testar o sistema antes de abrir para todas as graduações. "Para nós, que estamos iniciando com cursos do Ceunes e do CCA, será uma fase de experimentação e avaliação, tanto quanto à ampliação do número de candidatos quanto à efetividade do Enem como processo seletivo", explica. A vice-reitora, Maria Aparecida Barreto, completa: "Vamos criar uma comissão para acompanhar o processo e avaliar a possibilidade de uma adesão integral".
Confira os cursos que serão oferecidos pelo Sisu no vestibular de inverno:
Campus de Alegre: Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Industrial Madeireira, Farmácia, Física, Matemática, Química e Sistema da Informação.

Campus de São Mateus: Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

Fonte: Guia do Estudante

UFTM abre inscrições para vestibular de inverno 2013

UFTM abre inscrições para vestibular de inverno 2013

São oferecidas 480 vagas em 17 cursos

da redação | 22/04/2013 17h 11
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) abriu hoje, 22 de abril, as inscrições para o vestibular de inverno 2013. O prazo se encerra em 20 de maio, e o valor da taxa é de R$ 120 para concorrentes e R$ 100 para treineiros.

São oferecidas 480 vagas em 17 cursos. A instituição reserva 12,5 % das vagas em todos os cursos para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Das vagas reservadas, 50% são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
Para os autodeclarados negros, pardos e indígenas, as vagas serão reservadas em proporção, no mínimo, igual à de negros, pardos e indígenas existentes na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição. Consulte o Edital para saber mais detalhes sobre a reserva de vagas.




A primeira fase acontece em 16 de junho, e será constituída da prova de conhecimentos gerais. Já a segunda fase, em 7 de julho, será constituída por uma redação e uma prova de conhecimentos específicos, com questões de matérias de acordo com o curso escolhido.

Os aprovados na primeira fase serão conhecidos em 26 de junho, e o resultado final do vestibular de inverno 2013 será divulgado em 19 de julho. Outras informações podem ser consultadas no site da Vunesp, responsável pelos processos seletivos da UFTM.

Fnte: Guia do Estudante

Como parar de enrolar e começar a estudar em 7 passos

Como parar de enrolar e começar a estudar em 7 passos

Você é daqueles que ficam deixando tudo para depois e acabam sempre acumulando um monte de coisa para estudar? Conversamos com especialistas para reunir dicas práticas para ajudar a vencer esse hábito

Ana Prado | 25/04/2012 13h 33




É ano de vestibular e há um monte de coisa para estudar e livros para ler. Você ia começar a maratona de estudos em janeiro, mas todos os seus amigos ainda estavam de férias e você achou que merecia relaxar um pouco também. Justo. Mas, em fevereiro, ainda estava em ritmo de férias e achou que teria tempo suficiente para estudar ao longo do ano. Resultado: adiou tudo mais um pouquinho. Então chegou o mês de março. Mas aí seu irmão veio com um videogame novo e você foi incapaz de focar nos estudos enquanto não zerasse os jogos que ele comprou. E agora já estamos quase em maio e já tem matéria acumulada para estudar.
Identificou-se com essa história? Se a resposta for sim, saiba que você não é o único. E que essa enrolação toda tem até um nome (bem feio, por sinal): procrastinação. A palavra, do latim, significa basicamente deixar de lado ou postergar para outro dia. "Esse problema não acomete só os estudantes; os adultos também fazem isso", explica o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo Vestibulares. "Quando vamos viajar, por exemplo, mesmo que tenhamos comprado as passagens há meses, acabamos sempre fazendo a mala na última hora", completa.
A procrastinação é algo tão comum entre os estudantes, que muitas universidades americanas mantêm páginas em seus sites oficiais com conselhos de como vencê-la. Depois de consultar estudos e especialistas no assunto, reunimos aqui algumas dicas para ajudar você a parar de enrolação.

1. Saiba o que quer.
Quando você realmente quer algo, se sente mais motivo a lutar por isso. Se não está muito certo, fica mais difícil. É o que acontece, por exemplo, caso o seu pai queira que você se empenhe para passar em Medicina, enquanto sua preferência é pelo Jornalismo. Assim, resolva essa questão o quanto antes e descubra o que realmente quer fazer.

2. Organize-se. Mas respeite o seu tempo para a diversão também
É preciso ter tempo para tudo, incluindo dormir o suficiente, comer e se divertir um pouco. Você não precisa (nem pode!) riscar essas coisas do seu planejamento. "O que não pode é reservar mais tempo para o lazer do que para o estudo", diz o professor Alberto. A melhor maneira de organizar isso é ter um bom planejamento. "Se não tiver isso, a pessoa acaba passando quatro horas no Facebook e deixa só meia hora para estudar", completa. Assim, monte um cronograma com as tarefas que precisam ser feitas, mas inclua nele um espaço para um cineminha e coisas assim.

3.Seja realista quanto ao tempo que você levará para cada tarefa
"Os procrastinadores tendem a ser "heroicos" em relação ao tempo: eles estimam que levarão duas horas para completar uma tarefa para a qual a maioria das pessoas levaria quatro", diz a página sobre procrastinação do site da Universidade da Carolina do Norte. Antes de fazer seu planejamento, descubra quanto tempo você realmente leva para fazer as coisas ao traçar planos - mas leve sempre em consideração imprevistos e interrupções. Em uma tarde de perfeita concentração e disposição, pode ser que você leve apenas uma hora para resolver todos os exercícios de gramática que tem para aquele dia. Mas se o mais comum é que esteja sempre meio cansado quando senta para resolvê-los, precisa ser realista e considerar que precisará de mais tempo. Estabelecer alvos difíceis de cumprir só irá desanimá-lo.

4. Comece!
Para o especialista em procrastinação Timothy A. Pychyl, deixar tudo para depois pode virar mania - e, para vencê-la, é necessário estabelecer um novo hábito: começar as coisas já. Trocar o "depois eu faço" pelo "vamos resolver isso logo" é um primeiro passo fundamental para vencer a enrolação. Sem contar que, quanto mais a gente enrola, mais complicadas as tarefas parecem ser. Se você matar os exercícios de logaritmo logo depois da aula, terá grandes chances de descobrir que a matéria não é tão impossível quanto parece (até porque a explicação do professor ainda estará mais fresca em sua cabeça).

5. Livre-se das distrações
Quando for estudar, desligue a TV e o celular. Se o videogame é uma grande tentação, esconda-o até colocar suas tarefas em dia. Dependendo do seu nível de procrastinação, pode ser necessário tomar atitudes mais radicais. Se o Facebook se tornou um vício, por exemplo, instale algum programa que controle o acesso a redes sociais no seu navegador ou desinstale o aplicativo do seu smartphone. O importante é detectar o que atrapalha você e se livrar disso.

6. Encare seus estudos como uma profissão
Você está se preparando para entrar em uma faculdade com o objetivo de virar um bom profissional, certo? Isso quer dizer que, quando arrumar um emprego na área dos seus sonhos, você pretende se dedicar ao máximo e ser responsável. "Assim como acontecerá em sua vida profissional, é necessário que você, como estudante, cumpra horários, se organize, faça cronogramas de trabalho e siga os planos com seriedade", explica o professor Alberto. Acredite: no trabalho, você não terá a opção de esperar até ter vontade de fazer as coisas. Por que não começar a adquirir para si essa responsabilidade agora mesmo?

7. Aprenda a gostar de estudar
Às vezes, precisamos nos acostumar com certos alimentos que nos fazem bem, como alguns legumes e vegetais. Com o tempo, a gente acaba até gostando. O mesmo pode acontecer com os estudos - ou com as matérias em que você tem mais dificuldade. Esforce-se para aprender a gostar delas. Quando começamos uma tarefa com pensamentos como "que droga, vou ter que estudar essa matéria horrorosa!", a coisa já começa mal e sua mente não vai ajudar tanto quando ajudaria em algo prazeroso - como o videogame.

Fonte: Guia do Estudante

USP tem 28,5% de novos alunos oriundos de escolas da rede pública

USP tem 28,5% de novos alunos oriundos de escolas da rede pública

Número cresceu pouco em 2012 e 2013, segundo dados da instituição.
Fuvest 2013 acabou com 79 vagas não preenchidas, menor valor em 5 anos.

Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
Dos mais de 10 mil calouros que passaram no vestibular da Fuvest e entraram na Universidade de São Paulo (USP)  neste ano, 28,5% estudaram em algum momento da vida em escola pública. Essa porcentagem vem crescendo há quatro anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pela Pró-Reitoria de Graduação, mas ainda não superou os 30,2% registrados em 2009. No último ano, o crescimento foi pequeno, de 28% para 28,5%.

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA QUE INGRESSAM NA USP
2008
26,5%
2009
30,2%
2010
25,8%
2011
26,2%
2012
28%
2013
28,5%
Fonte: Pró-Reitoria de Graduação/USP

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Telma Zorn, há uma série de fatores que influenciam os resultados do programa de inclusão oferecido pela instituição (Inclusp). O aumento do número de vagas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, é uma das questões citadas pela professora para afastar estudantes da rede pública da USP. "Às vezes o capital social da família não é suficiente para entender a diferença entre se formar na USP e se formar em universidades particulares", explicou ela em entrevista nesta segunda.

O número absoluto de estudantes de escola pública inscritos no vestibular da Fuvest tem crescido de maneira consistente nos últimos anos. Em 2013, 53.241 participantes do Inclusp fizeram a prova, e 43.636 compareceram à prova.

O Inclusp é voltado a estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública. Já o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp) foi criado para atender aos estudantes que fizeram todo o ensino básico em escola pública. Segundo a pró-reitora, o número de participantes do Pasusp na Fuvest cresceu de 3.479 em 2010 para 22.531 em 2013. Desse grupo, 16.481 fizeram a prova da primeira fase do vestibular.
Bônus
A USP oferece bônus de até 8% sobre a nota do vestibular para os estudantes do Inclusp. Para quem participa do Pasusp, o bônus é de 10% aos estudantes do terceiro ano do ensino médio.
Os alunos do segundo ano que optem por fazer o vestibular como treineiros do Pasusp recebem um bônus de 5%, que fica guardado no sistema da Fuvest. Portanto, candidatos que fizerem a prova no segundo e no terceiro ano do ensino médio poderão acumular um bônus sobre a nota do vestibular de até 15%.
Entre 2010, quando este sistema foi criado, e 2013, o número de treineiros do Pasusp que se inscreveram e fizeram a prova da Fuvest aumentou de 313 para 4.723.

Processo de reescolha
A pró-reitora de Graduação afirmou que a criação do processo de reescolha na Fuvest contribuiu para a redução do número de vagas não-preenchidas no vestibular. O sistema permite que um candidato inscrito em uma carreira e não convocado nas três primeiras chamadas possa optar por outra carreira que ainda tenha vagas em aberto.
Em 2013, após as oito chamadas da Fuvest, apenas 79 das 10.093 vagas oferecidas no processo seletivo não foram ocupadas. A porcentagem (0,71%) é a menor em cinco anos, segundo os dados divulgados pela USP.

"A reescolha de fato conseguiu o preenchimento quase total de vagas", afirmou Telma Zorn. As vagas remanescentes serão remanejadas em processos de transferência interna e externa.
Embora não tenha divulgado o levantamento oficial, Telma afirmou que boa parte dessas vagas está na USP Leste, principalmente no curso de licenciatura em ciências da natureza. Segundo ela, a maioria dos cursos de formação de professores tem entre 40 e 60 vagas, mas, prevendo o aumento da demanda por professores no país, a USP decidiu abrir 120 vagas neste curso.
Há quatro anos, porém, a média de ocupação dessas vagas é de cerca de 40%. Telma explica que o curso tem professores "de excelente qualidade", mas não tem tanto foco em pesquisa quanto outros cursos, e "exige uma vocação muito grande" dos estudantes.
Ela disse ainda que os governos municipal e estadual já atualizaram seus editais de vagas para professores para incluir os candidatos formados em ciências da natureza.

Fonte: G1.com

Unicamp abre período para pedidos de isenção de taxa do vestibular 2014

Unicamp abre período para pedidos de isenção de taxa do vestibular 2014

Inscrições devem ser feitas pela Comvest pela internet até 28 de maio.
Lista com candidatos contemplados será divulgada dia 16 de agosto.

Do Campinas e Região
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a partir desta segunda-feira (22) os pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2014. As solicitações devem ser feitas no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), organizadora do processo seletivo, até o dia 28 de maio pela internet.

Para a conclusão do processo, o candidato deve ainda enviar a documentação por correio. A Comvest ainda não definiu o valor da taxa e quando serão aplicadas as provas do vestibular. A lista dos estudantes contemplados será divulgada dia 16 de agosto.
A falta de qualquer documento e o envio após o prazo exclui o candidato do processo. A comissão vai disponibilizar em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição.

As isenções da taxa de inscrição são oferecidas em três modalidades: para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 750 por morador do domicílio); funcionários da Unicamp; e para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).
Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2013 o ensino médio.

Os contemplados não são automaticamente inscritos no vestibular. O interessado deve, posteriormente, fazer a inscrição por meio de formulário específico, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.
No vestibular 2013, 4.613 candidatos que pediram a isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebeu 6.306 pedidos.

Fonte: G1.com

Obras literarias cobradas no exame da UEM 2013/2

- Veja as obras literárias cobradas no exame da UEM 2013/2

Acesse o link: http://www.cvu.uem.br/obras.html 
A Universidade Estadual de Maringá (UEA
A Universidade Estadual de Maringá (UEMLoja virtual grátis
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) Loja virtual grátis
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) Loja virtual grátis

segunda-feira, 22 de abril de 2013

UEM divulga lista de isentos no vestibular de inverno 2013

UEM divulga lista de isentos no vestibular de inverno 2013

Contemplados devem se inscrever a partir de 27 de abril

da redação | 19/04/2013 12h 55
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou hoje, 19 de abril, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo de inverno 2013. As solicitações foram feitas entre 1º e 3 de abril.


Candidatos interessados em entrar com recursos podem fazê-lo até segunda-feira, 22 de abril, na Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da universidade, no bloco 28 do campus sede, na rua Ardinal Ribas, s/n, CEP 87030-900, Maringá.

Puderam fazer o pedido pessoas carentes que já concluíram, ou estão terminando, o Ensino Médio na rede pública ou com bolsas em colégios particulares. Os candidatos beneficiados devem se inscrever no vestibular entre 27 e 30 de abril, devendo enviar os documentos até 2 de maio.



As inscrições para candidatos pagantes seguem abertas até 24 de abril e o valor da taxa é de R$ 110. São oferecidas 1.488 vagas em mais de 60 cursos, sendo 286 (20%) para cotas.


Os locais de prova estarão disponíveis para consulta a partir de 17 de junho, e os exames serão aplicados entre 7 e 9 de julho, das 8h50 às 13h. O resultado do processo seletivo de inverno está previsto par ser divulgado em 26 de julho. Outras informações podem ser consultadas no site da UEM.

Fonte: Guia do Estudante

Os 9 melhores cursos de Nutrição do país

Os 9 melhores cursos de Nutrição do país

Amanda Previdelli | 16/04/2013



Nutrição é a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição.
A maioria das disciplinas do currículo básico é da área médica, como fisiologia, anatomia e bioquímica. Mas boa parte do curso é dirigida à formação profissional, com aulas teóricas e práticas sobre qualidade nutricional dos alimentos, educação e higiene alimentar e avaliação nutricional.
Nas aulas práticas, o aluno aprende técnicas de preparo e conservação dos alimentos e investiga as transformações que eles sofrem.
As disciplinas de patologia, farmacologia, dietoterapia e microbiologia dos alimentos complementam a formação profissional. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão.
Gostou de nutrição? Confira os melhores cursos:

Faculdade Estrelas
(DF) Brasília – UnB ★★★★★
(GO) Goiânia – UFG ★★★★★
(MG) Ouro Preto – Ufop ★★★★★
(MG) Viçosa – UFV ★★★★★
(PI) Teresina – UFPI ★★★★★
(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ ★★★★★
(RS) Porto Alegre – UFRGS ★★★★★
(SP) Botucatu – Unesp ★★★★★
(SP) Ribeirão Preto – USP ★★★★★
*Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013

Fonte: Guia do Estudante

Nube seleciona para 3.934 vagas de estágio no país

Nube seleciona para 3.934 vagas de estágio no país

As oportunidades são para estudantes do ensino médio, técnico e superior.
As bolsas variam de R$ 550,00 a R$ 1.500,00.

Do G1, em São Paulo
estágios (Foto: Jornal Hoje) 
Oportunidades são para nível médio, técnico e superior (Foto: Jornal Hoje)
 
O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 3.934 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico e superior, período matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 550,00 a R$ 1.500,00.
Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no site www.nube.com.br.
Entre os cursos com vagas estão administração, análise de sistemas, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, ciência da computação, computação, comércio exterior, comunicação social, design gráfico, economia, engenharia civil, engenharia elétrica, ensino médio, estatística, gestão pública, letras, marketing, matemática, nutrição, psicologia, publicidade, química, relações públicas, sistemas de informação, tecnologia em marketing, técnico industrial e turismo e hotelaria.
Outras oportunidades podem ser consultadas diretamente no site www.nube.com.br, acessando o campo "Vagas de Estágio".

Fonte: G1.com

Novo reitor rejeita adesão ao Enade e planeja ampliar vagas na Unicamp

Novo reitor rejeita adesão ao Enade e planeja ampliar vagas na Unicamp

José Tadeu Jorge foi designado ao cargo pelo governador Geraldo Alckmin.
Para elevar inclusão social, ele diz que bônus no vestibular deve ser revisto.

Fernando Pacífico Do G1 Campinas e Região
O professor da Unicamp José Tadeu Jorge (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas) 
José Tadeu Jorge foi nomeado reitor da Unicamp por governador de SP (Foto: Fernando Pacífico / G1)
 
Nomeado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para assumir a reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pela segunda vez, o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge é contrário à participação da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em entrevista ao G1, ele diz que planeja ampliar o número de vagas no vestibular e o bônus oferecido aos estudantes que fizerem o ensino médio na rede pública ou a autodeclaração étnico racial - negros, índios e pardos.
"A Unicamp não tinha que fazer o Enade. Você não precisa fazer prova em aluno para saber se um curso é bom ou não. Ela é avaliada pelo Conselho Estadual de Educação, não pelo MEC [Ministério da Educação]. A USP [Universidade de São Paulo] não faz até hoje", explicou o novo reitor. Sob gestão do médico Fernando Ferreira Costa, a universidade participa da prova aplicada pelo governo federal desde 2010. Tadeu Jorge tomou posse na sexta-feira (19).
Ex-secretário de Educação do prefeito cassado de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), o novo reitor também alega que a Unicamp possui autonomia e avaliação próprias. Contudo, ele pondera ao falar sobre a chance da instituição pedir exclusão do exame.
"Estamos vinculados ao sistema e a minha opinião pode não ser a do Consu [Conselho Universitário]. Se for reversível, acho que não deve participar", reiterou. A prova do Enade está marcada para 24 de novembro e avaliará estudantes do primeiro e último anos de 17 cursos, sendo 13 de graduação e quatro tecnológicos. No ano passado, 245 alunos da Unicamp fizeram a prova.

Vagas e inclusão social
Ao avaliar a gestão do antecessor, Tadeu Jorge considera que o número de vagas criadas no vestibular foi "pouco expressivo". O investimento, segundo o novo reitor, deve ser direcionado para o campus de Limeira (SP), que opera abaixo da capacidade e poderá receber pelo menos cinco cursos que já foram aprovados pelo Conselho Universitário.
Aplicação de provas do vestibular da Unicamp em uma das salas do Colégio Liceu Salesiano em Campinas  (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas) 
Estudantes na primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp    (Foto: Fernando Pacífico / G1)
 
"Para dizer que não foi zero, criaram-se dez vagas no vestibular para o curso de licenciatura em física. A Unicamp precisa oferecer mais oportunidades", explicou o engenheiro, sem indicar metas. Entre os cursos aprovados pelo órgão máximo de deliberação, em 2008, estão fisioterapia, patrimônio e restauro e terapia ocupacional. O novo reitor disse que uma análise será feita sobre o planejamento e adianta que outras carreiras poderão ser tratadas pelo conselho, incluindo direito.
"A última análise sobre o curso foi na minha gestão anterior. Na época havia a necessidade muito grande de investimentos em bibliografia, infraestrutura de informação, além da dificuldade de se conseguir professores com titulação de doutor. Se as restrições não existirem mais, é possível que o Consu aprecie a proposta", explicou.

O campus de Limeira oferece 820 vagas, distribuídas entre a Faculdade de Ciências Aplicadas e a Faculdade de Tecnologia. Ao todo, a universidade estadual possui 66 cursos de graduação e outros 142 de pós-graduação.
Cotas e Enem
Ao ser questionado sobre a hipótese da Unicamp aderir à política de cotas, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril do ano passado, Tadeu Jorge afirmou que a Unicamp pode facilitar o ingresso de estudantes que fizerem o ensino médio na rede pública ou autodeclaração étnico racial, por meio da valorização do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais). Hoje, o sistma oferece bônus de 30 pontos a mais na nota da segunda fase, para os que estudaram na rede pública, e outros dez para autodeclarados negros, pardos ou indígenas.
"Acredito que seja o melhor sistema, porque iguala as condições. A ideia é dimensionar esse bônus... Nós podemos chegar a 50% de alunos matriculados, vindos da rede pública, sem tirar a competitividade do vestibular". Na edição 2012 do processo seletivo, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) registrou índice de 32% - valor equivalente a 1.099 dos 3.435 estudantes aprovados.

profis (Foto: Antoninho Perri/Ascom/Unicamp) 
Primeira turma do ProFIS concluiu curso em março (Foto: Antoninho Perri/Ascom/Unicamp)
 
Ingresso sem vestibular e Enem
Outra meta, explicou Tadeu Jorge, é ampliar o número de vagas oferecidas pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Criado em 2010, o sistema paralelo ao vestibular oferece 120 vagas para que estudantes do ensino médio, na rede pública, façam um curso preparatório por até três anos e ingressem na carreira escolhida sem a necessidade do processo seletivo tradicional.
"A quantidade ainda é pequena. Outro aperfeiçoamento possível é identificarmos os bons alunos antes do término do ensino médio, talvez no segundo ano. Eles podem fazer o curso no horário disponível e entrar na universidade, digamos, na hora normal", explicou. Em março, 54 estudantes da primeira turma concluíram o programa de formação.
Sobre a relevância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o vestibular da Unicamp, Tadeu Jorge disse que a avaliação caberá à Comvest. Todavia, ele descarta a substituição do processo seletivo pela prova. "Não abriria mão, seria ruim", resumiu.

Reconhecimento e números
Em nota, a assessoria da Unicamp informou que a adesão ao Enade foi aprovada pelo Consu e a participação da universidade em avaliações é fundamental para reconhecer o que a instituição está fazendo de maneira positiva, problemas que devem ser sanados e para dar retorno à sociedade. Além disso, informou que o exame é componente curricular obrigatório.

Campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Foto: Antoninho Perri / Ascom /Unicamp)
Campus da Unicamp no distrito de Barão Geraldo (Foto: Antoninho Perri / Ascom / Unicamp)
 
Sobre o número de vagas criadas na gestão de Ferreira Costa, a universidade lembrou a criação do ProFIS e informou que houve a transformação do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) de Limeira na Faculdade de Tecnologia, que em 2012 passou a contar com três novos cursos: engenharia de telecomunicações (50 vagas), sistemas de informação (45 vagas) e engenharia ambiental (60 vagas). Além disso, lembrou que outro curso aprovado foi o de engenharia física (15 vagas), no campus localizado em Barão Geraldo.

Segundo a assessoria da Comvest, o total de vagas nas edições 2012 e 2013 do vestibular da Unicamp permaneceu em 3.320.

Governo federal e o Enade
Por meio de assessoria, o Ministério da Educação informou que é responsável pela regulação das instituições federais e privadas. No caso das universidades estaduais, elas podem optar por não realizar a prova do Enade, já que respondem aos conselhos regionais de educação.

Fonte: G1.com

Ufes adota nota do Enem para seleção no Vestibular de Inverno 2013

Ufes adota nota do Enem para seleção no Vestibular de Inverno 2013

Sisu será aderido na seleção de vagas para Alegre e São Mateus.
Novo método foi aprovado por unanimidade, segundo a universidade.

Do G1 ES
Ufes Alegre (Foto: Divulgação/Ufes) 
Campus de Alegre da universidade (Foto: Divulgação/Ufes)
 
A seleção de candidatos às vagas de graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no segundo semestre de 2013 será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas serão ofertadas para os cursos nos campi de Alegre, no Sul do estado, e São Mateus, no Norte. O Sisu usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção dos estudantes.
As vagas serão abertas para os cursos de Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Industrial Madeireira, Farmácia, Física, Matemática, Química e Sistema da Informação, em Alegre. Já em São Mateus, os estudantes podem concorrer a vagas nos cursos de Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.
De acordo com a Ufes , o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade aprovou a adesão ao Sisu por unanimidade. A universidade informou ainda que o processo seletivo do primeiro semestre do ano não sofrerá alterações. Os candidatos continuam a usar a nota do Enem na primeira etapa do processo seletivo e os aprovados fazem uma prova discursiva, durante a segunda etapa.
No processo seletivo de verão na Ufes, os candidatos utilizam a nota do Enem na primeira etapa do processo e os aprovados fazem uma prova discursiva, realizada pela universidade, na segunda etapa.

Fonte: G1.com

sábado, 20 de abril de 2013

Idioma faz estudantes de São Carlos optarem por intercâmbio em Portugal

Idioma faz estudantes de São Carlos optarem por intercâmbio em Portugal

UFSCar criou curso online para ajudar universitários a aprender o inglês.
Programa 'Ciência sem Fronteiras' tem 577 alunos da região fora do país.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Universitários de São Carlos (SP) que participam do programa 'Ciência sem Fronteiras' estão optando por intercâmbios em Portugal por não dominarem a língua inglesa. Para ajudar no aprendizado do idioma, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu um curso virtual para os estudantes.

O 'Ciência sem Fronteiras' do Ministério da Educação (MEC) começou em outubro de 2011 e promove a troca de experiências sobre inovações e tecnologias. Os estudantes brasileiros aprovados fazem um ano do curso de graduação em universidades fora do país.

Projeto promove troca de experiências sobre inovações e tecnologias (Foto: Reprodução/EPTV) 
Projeto promove troca de experiências sobre inovações e tecnologias (Foto: Reprodução/EPTV)
 
Para concorrer a uma vaga, os universitários precisam atender a alguns requisitos. “Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do curso, ser um aluno de excelência, com base no histórico, e precisa ser das áreas prioritárias do governo, como as tecnológicas e as de saúde”, contou Maria Silvia de Assis Moura, coordenadora do programa na UFSCar.
Nos primeiros meses deste ano, a UFSCar tem 337 alunos participando do programa. Na Universidade de São Paulo (USP), são 178 e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), 62. Para participar, os alunos interessados devem procurar o setor responsável pelo programa na universidade onde estudam. Mais informações podem ser obtidas no site do 'Ciência sem Fronteiras' ou pelo telefone 0800-616161, dicando opção 0 e subopção 1.
Inglês
A estudante de engenharia civil Ticiane Aline Veiga se cadastrou no programa para ter uma experiência no exterior antes de se formar. “Conhecer novas tecnologias, de como meu curso é aplicado fora do país, quais são os enfoques”, disse.
Apesar de saber inglês, ela preferiu não arriscar e fez a inscrição para universidades de Portugal. “Acho que essa é a facilidade. Você não precisa se preocupar com a outra língua, você só vai se preocupar em estudar”, afirmou Ticiane.
Após um levantamento que mostrou a baixa demanda por vagas em universidades que exigem proficiência em Inglês, a UFSCar coordenou o projeto My English Online (veja aqui) para ensinar o idioma. “É um curso feito sem interação com o professor e o aluno faz online cinco níveis. Em um segundo momento, vão começar as aulas de língua inglesa na própria universidade, para que esse aluno cheque a proficiência no inglês para poder, então, concorrer ao edital do 'Ciência sem Fronteiras'”, explicou Camila Hofling, secretária de relações internacionais da UFSCar.

Apesar de saber inglês, estudante de São Carlos optou por fazer intercâmbio em Portugal (Foto: Wilson Aiello/EPTV)Apesar de saber inglês, estudante optou por fazer intercâmbio em Portugal (Foto: Wilson Aiello/EPTV
 
Fonte: G1.com

Uepa oferece mais de 14 mil isenções para vestibular 2014

Uepa oferece mais de 14 mil isenções para vestibular 2014

Estudantes podem pedir isenção até o dia 8 de maio.
Saiba como solicitar o benefício.

Do G1 PA
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe entre os dias 17 de abril e 8 de maio os pedidos de isenção da taxa de inscrição para os Processos Seletivos 2014. O edital de seleção foi disponibilizado na última sexta-afeira (12). Segundo a instituição, serão oferecidas 14.179 isenções para o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e o Prosel, que é uma seleção em três etapas para candidatos que já concluiram o ensino médio ou tem graduação equivalente.
Do total de isenções oferecidas pela Uepa, 7.628 são integrais e 6.628 parciais, na qual os beneficiados pagam apenas R$ 30,00 de inscrição, no caso do Prosel, ou R$ 17,50 para os candidatos do Prise. O número de beneficiados supera a oferta do ano passado em 1,5 mil.

Beneficiados
Podem pedir isenção os candidatos que esutam ou estudaram em escolas públicas, ou em colégios particulares com bolsa integral; os funcionários da Uepa e do Instituto Estadual Carlos Gomes; além de pessoas com deficiência.
Para fazer o pedido, o aluno precisa acessar o site da Uepa, preencher o formulário dentro do prazo, imprimir e entrar o documento e suas cópias nos campus da Uepa ou seus representantes de Belém e no interior.

Fonte: G1.com

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ESPM abre inscrições para vestibular de meio de ano em SP, Rio e RS

ESPM abre inscrições para vestibular de meio de ano em SP, Rio e RS

Provas serão realizadas em junho.
Vagas são para cinco cursos de graduação.

Do G1, em São Paulo
Campus da ESPM em São Paulo (Foto: Divulgação/ESPM) 
Campus da ESPM em São Paulo (Foto: Divulgação/ESPM)
A Escola Superior de Propaganda e Marketing está com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Caxias do Sul). As provas serão em junho. As inscrições devem ser feitas no site www.espm.br/vestibular.
São Paulo
Em São Paulo, as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. A taxa custa R$ 167. São oferecidas 50 vagas nos cursos de administração, design, jornalismo, publicidade e propaganda, e relações internacionais. A prova será no dia 23 de junho, das 10h às 15h, em São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). O resultado sai no dia 28 de junho. Veja o edital
Rio de Janeiro
No Rio, as inscrições vão até 19 de junho e custam R$ 120. São 172 vagas para os cursos de administração, design, jornalismo, publicidade e propaganda, e relações internacionais. A prova será no dia 23 de junho, administração, design, jornalismo, publicidade e propaganda, e relações internacionais. A prova será no dia 23 de junho, das 10h às 15h. O resultado sai no dia 28 de junho. Veja o edital

Rio Grande do Sul
As inscrições para o vestibular dos cursos ofercidos em Porto Alegre e Caxias do Sul podem ser feitas até o dia 12 de junho. A taxa custa R$ 80. São oferecidas 305 vagas nos cursos de administração, design, jornalismo, publicidade e propaganda, e relações internacionais. A prova será dia 15 de junho, das 9h às 14h. O resultado sai no dia 18 de junho. Veja o edital

Fonte: G1.com

Udesc adere ao sistema Sisu e reserva vagas para Vestibular 2014

Udesc adere ao sistema Sisu e reserva vagas para Vestibular 2014

Universidade espera adquirir maior projeção nacional e recursos federais.
Para vestibular do final do ano, 25% das vagas estão reservadas para Sisu.

Do G1 SC
Decisão de aderir ao Sisu foi tomada em reunião do Conselho Universitário (Foto: Ascom/Udesc)Decisão de aderir ao Sisu foi tomada em reunião do Conselho Universitário (Foto: Ascom/Udesc)
O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a determinação, 25% das vagas do vestibular da entidade serão destinadas ao Sisu. A resolução vale já para o Vestibular de Verão 2014, realizado no final deste ano. A decisão foi tomada em reunião na terça-feira (16).

A entidade calcula que mais de 400 estudantes poderão ingressar na Udesc pelo Sisu, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentro dos 25% das vagas reservadas ao sistema, 30% delas serão destinadas para alunos de escolas públicas e negros, seguindo a Política de Ações Afirmativas da universidade.
“A decisão permitirá que a Udesc ganhe projeção nacional e receba recursos federais para uso em ações afirmativas para permanência estudantil”, diz o pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack.
A última edição do Sisu reuniu 1,8 milhão de inscritos, contou com 129 mil vagas em 3.752 cursos de 101 instituições. “Vamos realizar um acompanhamento, mas acreditamos ouvindo experiências de outras universidades que a adesão ao Sisu será benéfica”, finaliza Hack.

Fonte: G1.com

Shell diz que vai financiar bolsas de estudo pelo Ciência sem Fronteiras

Shell diz que vai financiar bolsas de estudo pelo Ciência sem Fronteiras

Empresa de energia vai celebrar convênio com o governo nesta quinta.
Em nota, Shell afirmou que vai financiar 150 bolsas a estudantes brasileiros.

Do G1, em São Paulo
A empresa de energia Shell anunciou que vai financiar bolsas de estudo pelo programa Ciência sem Fronteiras, mantido pelo governo federal. Em comunicado divuldado nesta quarta-feira (17), a petroleira afirmou que vai formalizar, na quinta-feira (18), um convênio com o governo para o "financiamento de 150 bolsas para estudantes brasileiros".
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) confirmou a existência do convênio e afirmou que tem fechado parceria com empresas do setor privado no âmbito do programa.

A participação de empresas no programa pode ser feita tanto no financiamento de bolsas quanto na oferta de estágios aos estudantes selecionados no Ciência sem Fronteiras, diz a Capes. A parceria inclui o repasse de recursos das empresas para o Tesouro, e a execução do programa é feito pela Capes e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o programa
O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2012 e pretende enviar, até 2015, 100 mil universitários para cursar parte do ensino superior no exterior. seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem.
O foco são as áreas de ciências exatas, biomédicas, tecnológicas ou da área de energia, em cursos como engenharia, química, física, computação, tecnologia da informação, medicina, biotecnologia e desenho industrial, entre outros.

Governo lança site de empregos para bolsistas do Ciência Sem Fronteiras

Governo lança site de empregos para bolsistas do Ciência Sem Fronteiras

Ideia é aproximar participantes do programa de intercâmbio e o mercado.
Site foi lançado nesta quarta-feira (17), em Brasília.

Do G1, em São Paulo
O governo federal divulgou, nesta quarta-feira (17), uma série de novidades no programa Ciência sem Fronteiras. Uma das iniciativas é um site para reunir vagas de estágios e empregos a para bolsistas e ex-bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras. Em evento realizado em Brasília, com a participação dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), e o embaixador da França no Brasil, o governo mostrou o Portal de Estágios & Empregos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que terá vagas abertas em empresas privadas que firmarem parceria com o governo para participar do programa.
  •  
Portal do Ciência sem Fronteira vai oferecer vagas de estágio e emprego a ex-bolsistas (Foto: Reprodução)Portal do Ciência sem Fronteira vai oferecer vagas de estágio e emprego a ex-bolsistas (Foto: Reprodução)

O ministro da Educação afirmou que uma das estratégias do governo para aumentar a competitividade do país no cenário internacional é "acelerar o processo de capacitação técnica dos profissionais brasileiros".
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, apresentou o funcionamento do site, que terá áreas internas nas quais as empresas podem divulgar vagas e estudantes podem cadastrar um perfil para se inscrever nas oportunidades.
Para Mercadante, o portal "vai ajudar as empresas a criarem uma cultura de inovação, ir atrás dos talentos". Raupp, ministro da Ciência e Tecnologia, disse que "o portal aproxima o Ciência sem Fronteiras das empresas, para que elas tenham oportunidade de absorver essa mão de obra altamente capacitada", e que o "grande desafio" do governo é "levar o conhecimento para as empresas".

Bolsa de desenvolvimento tecnológico
Oliva anunciou, ainda, que o governo vai oferecer uma nova modalidade de bolsa, com duração e perfil mais flexíveis. "[A modalidade] é dedicada a profissionais de inovação que estão trabalhando em empresas. Cientistas, engenheiros e técnicos", explicou ele.
Segundo o presidente do CNPq, a bolsa deve ter duração de entre um e 12 meses e os candidatos podem apresentar um projeto de "treinamento dedicado, especializado em uma dada tecnologia". Assim, sem perder o vínculo com sua instituição de origem, o bolsista contemplado poderá realizar essa especialização em instituições de pesquisa, empresas parcerias ou provedores e fornecedores para "transferir determinada tecnologia ou inovação".
Além disso, o governo anunciou, o Portal de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras, que será de acesso público e reunirá o banco de dados das bolsas de estudo do programa.
A ferramenta vai incluir detalhes sobre as modalidades das bolsas, os países para os quais os bolsistas são enviados, as instituições brasileiras que enviam bolsistas e outras informações estatísticas sobre os participantes.

Brasil e França
O embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye, participou do evento nesta quarta, que divulgou um programa de cooperação entre os dois países no fomento de pesquisas de doutorado pleno.
A bolsa a estudantes brasileiros que se candidatarem ao doutorado terá duração de até 36 meses. A pesquisa poderá ser feita em laboratórios ou empresas, seguindo a legislação da França.
"Estamos prontos a financiar a implantação deste dispositivo", afirmou Delaye, que lembrou que a França foi o primeiro país a firmar uma parceria de cooperação universitária específica com o Brasil, e também mantém o maior programa de formação de engenheiros brasileiros e franceses, com cerca de 1.500 profissionais formados nos dois países.

Sobre o programa
O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2012 e pretende enviar, até 2015, 100 mil universitários para cursar parte do ensino superior no exterior. seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem.
O foco são as áreas de ciências exatas, biomédicas, tecnológicas ou da área de energia, em cursos como engenharia, química, física, computação, tecnologia da informação, medicina, biotecnologia e desenho industrial, entre outros.

Fonte: G1.com

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mackenzie abre inscrições para o vestibular de meio de ano

Mackenzie abre inscrições para o vestibular de meio de ano

Prazo de inscrição vai até 30 de maio; prova será no dia 14 de junho.
São oferecidas 3.690 vagas no processo seletivo.

Do G1, em São Paulo
Mackenzie (Foto: Fabiano Correia/ G1) 
Mackenzie (Foto: Fabiano Correia/ G1)
 
A Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, abriu nesta terça-feira (16) o prazo para as inscrições ao vestibular 2013 de meio de ano, que tem como única forma de acesso o processo seletivo promovido pela universidade. As inscrições serão abertas no podem ser feitas até 30 de maio no site do Mackenize. A taxa de inscrição é de R$ 85.
A prova será realizada no dia 14 de junho, e a divulgação dos aprovados será em 27 de junho.
Serão oferecidas 3.690 vagas em 37 cursos nos campi Higienópolis, Campinas e Alphaville.
Em janeiro, o Mackenzie vai divulgar o edital do vestibular de meio de ano, que usa as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte:G1.com

OAB divulga aprovados na prova de direito constitucional do IX Exame

OAB divulga aprovados na prova de direito constitucional do IX Exame

Lista inclui apenas parte dos bachareis da prova de direito constitucional.
Candidatos podem entrar com recurso entre os dias 16 e 19 de abril.

Do G1, em São Paulo
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado preliminar do IX Exame de Ordem Unificado para parte dos bachareis que fizeram a prova prático-profissional de direito constitucional. A segunda fase foi aplicada em fevereiro. Segundo a FGV Projetos, responsável pela aplicação e correção da prova, a lista inclui os candidatos da prova que indicaram o mandado de segurança como medida judicial cabível na peça, e foram aprovados na nova correção feita pela instituição..
A OAB disse que decidiu recorrigir a peça depois que candidatos e conselheiros federais da entidade contestaram o gabarito.
Os candidatos poderão apresentar novo recurso para análise da banca entre as 12h do dia 16 e as 12h do dia 19 de abril. O resultado definitivo para esses bachareis, segundo a OAB, será publicado no dia 26 de abril.
A lista de aprovação definitiva dos demais bachareis que fizeram provas da segunda fase de outras matérias, além dos candidatos da prova de direito constitucional que já tinham obtido nota igual ou superior a 6,0 pontos foi divulgada no último dia 5.
 
Veja a aprovação dos últimos Exames da OAB
IX Exame 10,6%
VIII Exame 18,14%
VII Exame 14,97%
VI Exame  25,42%
V Exame 24,01%
IV Exame 15,02%
Exame 2010.3 11,73%
Exame 2010.2 16,00%
Exame 2010.1 14,03%
Exame 2009.3 16,50%
Exame 2009.2 24,45%
Exame 2009.1 27,35%
Exame 2008.3 19,48%
Exame 2008.2 30,22%
Exame 2008.1 28,87%
Fonte: OAB
 
Reprovação recorde
O IX Exame de Ordem teve 114.763 candidatos. O índice de aprovação na primeira fase surpreendeu: apenas 19.134 (ou 16,67%) passaram para a prova prático-profissional. Segundo a OAB, 12.213 candidatos foram aprovados na segunda fase.
A taxa total de aprovação foi de 10,6%, de acordo com a Ordem dos Advogados. É o índice mais baixo desde que o exame foi unificado, em 2010. As últimas quatro edições do exame tiveram aprovação de 18,14%, 14,97%, 25,42% e 24,01%, respectivamente.
 
'Dúvidas suscitadas'
A OAB afirmou que a decisão de corrigir novamente a peça de direito constitucional foi tomada "em razão das dúvidas suscitadas por examinandos após a divulgação do gabarito da peça profissional na área Constitucional", divulgado em 22 de março.
A peça trazia aos candidatos uma situação em quem uma pessoa estava internada em um hospital, corria risco de morte e precisava ser encaminhada para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde não havia vaga. Na questão havia, ainda, indícios de que o paciente teria sido humilhado porque ficou muito tempo na fila de espera, dando a entender que poderia ser indenizado por danos morais.
O padrão de respostas da OAB trouxe como solução esperada que o candidato, como advogado, entrasse com uma única ação para garantir a vaga do paciente no CTI seja neste hospital ou em outro e, ainda, pedisse a indenização por danos morais. O fato de reunir dois motivos diferentes - vaga e danos morais - numa mesma ação não é visto como prática usual entre os especialistas.
Na nota publicada nesta quinta, a entidade afirma, que o caso trazido pelo enunciado tratava da garantia de proteção à vida. "Sendo assim, a nova correção caberá àqueles que optaram por Mandado de Segurança como medida judicial cabível", diz a OAB.
 
X Exame de Ordem
A próxima edição do exame está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (8). A prova da primeira fase será aplicada no dia 28 de abril e, entre as 80 questões de múltipla escolha, duas devem abordar, pela primeira vez, conceitos da disciplina de filosofia do direito.
Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados neste site ou nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As inscrições para o X Exame de Ordem podem ser feitas até as 23h59 do dia 8 de abril nos sites oab.fgv.br e oab.org.br. A taxa de inscrição custa R$ 200. A prova da segunda-fase será em 16 de junho.

Fonte: G1.com

'É necessário melhorar a capacitação do ensino técnico', diz Pepe Vargas

'É necessário melhorar a capacitação do ensino técnico', diz Pepe Vargas

Ministro do Desenvolvimento Agrário concedeu entrevista à RBS TV.
Ele acompanha a presidente Dilma Rousseff em Porto Alegre.

Do G1 RS
Na comitiva da presidente Dilma Rousseff em Porto Alegre para cumprimento de agenda nesta sexta-feira (12), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, concedeu entrevista ao programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, antes dos compromissos oficiais (veja no vídeo ao lado). Entre os assuntos abordados esteve a formatura dos alunos beneficiários do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que ocorre pela manhã.
Segundo o ministro, há uma articulação no sentido de que os jovens capacitados tenham seus empregos garantidos. "É uma grande necessidade do Brasil hoje melhorar a questão da capacitação do ensino técnico", salientou.
Pepe Vargas ainda destacou a disseminação do Pronatec no meio rural. No Rio Grande do Sul, o projeto recebeu o nome de Pronatec Campo. Em março, segundo o governo do estado, foram abertas 4 mil vagas para capacitar agricultores familiares. Um dos propósitos é estimular a sucessão rural através da manutenção do jovem no campo. "Os cursos são totalmente gratuitos, visando à qualificação técnica", completou o ministro.
A formatura do Pronatec começa às 10h, com a presença da presidente Dilam Rousseff, no Auditório Araújo Vianna. Serão diplomados 2,3 mil estudantes, de sete municípios da Região Metropolitana. Na mesma cerimônia, ocorrerá o anúncio da repactuação do programa Brasil Sem Miséria entre a União e o governo do Rio Grande do Sul, que mantém o programa RS Mais Igual, com as presenças do governador Tarso Genro e da ministra Tereza Campello, que também integra a comitiva presidencial na capital gaúcha.

Em entrevista à Rádio Gaúcha antes da agenda, a ministra informou que o Rio Grande do Sul tem 60 mil matrículas no Pronatec, sendo que no país o número chega a 360 mil.
Sobre o trabalho para diminuir a pobreza no Brasil, Pepe Vargas destacou que "a extrema pobreza monetária foi vencida no país" com o Programa de Erradicação da Pobreza Extrema. De acordo com o ministro, algumas famílias não conseguiam sair da extrema pobreza, que é uma linha de R$ 70 per capita de renda familiar, mas agora já ganham o complemento.

"Temos o objetivo, conduzido pela ministra (Tereza Campello), de junto com as prefeituras fazer a busca ativa. Sabemos quem está no cadastro, mas podem ter famílias que não estão no cadastro único e precisam receber esse benefício. Estamos fazendo uma grande cruzada pedindo para que as prefeituras ajudem a buscar essas pessoas. Não é a pessoa que tem que ir atrás do estado, as prefeituras precisam buscar essas pessoas", disse.
Mais tarde, às 11h30, no Cais do Porto, a presidente Dilma entregará 120 máquinas agrícolas e 22 ônibus escolares a diversos municípios gaúchos. Essa cerimônia também terá a participação dos ministros Aloizio Mercadante e Pepe Vargas.

"São 4.931 municípios do país, estamos distribuindo mais de 17 mil máquinas. Aqui no Rio Grande do Sul são 439 municípios, hoje 94 municípios serão beneficiados, mas já entregamos para outros 114. Ainda temos muitas máquinas para entregar aqui", comentou o ministro do Desenvolvimento Agrário. Segundo ele, um dos objetivos é melhorar as estradas vicinais, por onde escoa a produção agrícola. "Isso também gera política industrial, porque o volume de máquinas que estamos comprando é o dobro do que anualmente se vende no Brasil", acrescentou.

Fonte: G1.com

Rede Emancipa abre inscrições para cursinho popular em São Carlos, SP

Rede Emancipa abre inscrições para cursinho popular em São Carlos, SP

Ao todo, são 80 vagas disponíveis na cidade para aulas de pré-vestibular.
Aulas serão aos sábados, das 9h às 16h30, na Escola Bento da Silva César.

Do G1 São Carlos
( Para assistir a esta reportagem acima acesse: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/04/rede-emancipa-abre-inscricoes-para-cursinho-popular-em-sao-carlos-sp.html )

Estão abertas as inscrições para o cursinho popular da Rede Emancipa, em São Carlos (SP). São 80 vagas disponíveis para as aulas de pré-vestibular, que ocorrem sempre aos sábados, das 9h às 16h30. As inscrições devem ser feitas pela internet e as aulas devem começar no dia 20 de abril.

As aulas do cursinho serão feitas dentro do Programa Escola da Família, na Escola Estadual Bento da Silva César. Segundo o coordenador da rede em São Carlos, Lucas dos Reis Beco, não há restrições para os participantes.

O cursinho é inteiramente gratuito, sem taxa de inscrição ou de material didático. “Os professores que organizam o material, as listas, os exercícios e não tem nenhuma taxa para os alunos”, explicou Beco.

Os 20 professores do cursinho popular de São Carlos são voluntários, compostos por alunos universitários ou profissionais da rede pública de ensino. A Rede Emancipa de cursinhos populares atua há seis anos no Brasil, em cidades como São Paulo e Campinas e começa a funcionar neste ano em São Carlos. 

Rio Claro
Em Rio Claro, também estão abertas inscrições para o processo seletivo do cursinho pré-vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os interessados devem se inscrever pelo site www.cursinhoatho.com.br.

Fonte: G1.com