English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Casamento Real Inglês: A Origem Da Igreja Anglicana

 Casamento real inglês: a origem da Igreja Anglicana

Um dos assuntos mais comentados da mídia nesta semana é o casamento do príncipe William, da Inglaterra, com a plebeia Kate Middleton. Este será um dos casamentos mais comentados das últimas décadas, mas a cerimônia certamente não será a mais polêmica. No século XIV, o rei Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e fundou a Igreja Anglicana para poder se unir a Ana Bolena.
No reinado de Henrique VIII já era o rei quem nomeava padres, bispos e cardeais da Igreja Católica na Inglaterra. O monarca da dinastia Tudor era casado com Catarina de Aragão, que teve cinco filhos seus, mas apenas uma menina sobreviveu, Mary.
O rei queria um filho homem para o suceder na monarquia e estava convicto de que apenas uma nova esposa lhe daria este filho homem.  O papa da Igreja Católica, no entanto, não lhe concedeu a anulação do casamento com Catarina de Aragão. Henrique VIII, então, rompeu com o catolicismo e a Inglaterra passou a ser anglicana – assim, o país passou de uma religião a outra não por uma questão de ideologia, mas por uma razão política.
Em 1534 o Parlamento aprovou o Ato da Supremacia, fundando a Igreja Anglicana, da qual o rei inglês é chefe supremo e único. A dissidência católica facilitou a influência da Igreja Luterana. O Book of Common Prayer, livro de preces da Igreja Anglicana, possui marcas das Igrejas Luterana e Calvinista. O anglicanismo acabou sendo um meio termo entre os cultos católicos (como a adoração a santos) e a doutrina protestante (que inclui o calvisnismo).
Com o poder da Igreja Anglicana o Estado tomou posse de propriedades de clérigos católicos da Inglaterra e o rei se casou com Ana Bolena. Ana também lhe deu uma filha, Elizabeth. Henrique VIII rejeitou Elizabeth, forjou uma acusação de adultério de Ana Bolena e mandou decapitá-la em 1536. O rei casou, então, com Jane Seymour, que morreu logo após dar à luz o tão esperado filho homem – Edward. Mesmo assim Henrique VIII se separou e casou novamente diversas vezes.
O rei morre quando Elizabeth tem 13 anos e Edward tem 9 anos de idade. Edward assume o trono, mas tem saúde frágil e morre de tuberculose em 1533. Sua sucessora é Mary, filha de Henrique VIII com Catarina de Aragão. Mary era católica, o que revoltou muitos ingleses, que queriam Jane Grey, uma parente distante, no poder. Mary restaura sua religião na Inglaterra e manda 300 pessoas para a fogueira. Em 1554 Mary se casa com o rei da Espanha, Felipe II, e por isso passa a ser ainda mais odiada pela população.
Mary acredita que por detrás das revoltas protestantes está sua meia-irmã, Elizabeth, e a tranca por quatro anos na Torre de Londres. Em 1558 Mary morre e Elizabeth encontra seu país dividido entre católicos e protestantes. A rainha organiza um grupo de conselheiros e faz várias alianças com o Parlamento. Elizabeth conseguiu manter a Inglaterra livre de invasões. Instalou a Igreja Anglicana mais uma vez e deu voz aos católicos no Parlamento para evitar conflitos. Mas isso não conteve as rebeliões. Em 1569 um grupo de nobres católicos se revoltou no norte da Inglaterra e foi massacrado por Elizabeth, conhecida como a “rainha virgem”. O papa, então, excomunga Elizabeth em 1570. A rainha falece em 1603, dando fim à dinastia Tudor. A religião oficial da Inglaterra até hoje é o anglicanismo.

A Páscoa E A História Do Cristianismo

 A Páscoa e a história do Cristianismo

A Páscoa, festa comemorada no domingo passado, em vários países do mundo, é celebrada por cristãos e judeus. A festa cristã ocorre todos os anos no outono do hemisfério sul e na primavera do hemisfério norte. A data varia conforme a lua cheia do equinócio de primavera do hemisfério norte. Já no judaísmo a Páscoa é a comemoração da saída do Egito. Como o Cristianismo é a religião com mais adeptos no mundo – são cerca de 2,1 bilhões –, hoje vamos falar sobre sua história.
Assim como o Judaísmo e o Islamismo, o Cristianismo é uma religião abraâmica, ou seja, tem na figura do patriarca Abraão o seu marco inicial. Trata-se de uma religião monoteísta – seus seguidores crêem em apenas um Deus. O Cristianismo engloba todas as correntes religiosas que tomam como base a figura de Jesus Cristo de Nazaré, visto não apenas como um intermediador entre Deus e os homens, mas como o próprio Deus. É a maior crença do mundo, sendo predominante na América, na Europa e na Oceania.
O Cristianismo tem suas origens no Judaísmo. O livro sagrado de seus seguidores é a Bíblia, dividida em Antigo Testamento, em que se relatam a criação do mundo e os mandamentos, por exemplo, e Novo Testamento.
O Novo Testamento é escrito a partir do nascimento de Jesus Cristo, em Belém, na Judeia (hoje região da Palestina), e foi difundido pelos Apóstolos. Um deles, São Pedro, foi o primeiro bispo de Roma. São Paulo foi quem divulgou a doutrina cristã na Ásia Menor, na Grécia e na Itália. A ele se deve a organização das primeiras igrejas e a insistência na universalidade da mensagem cristã, dirigida a todos os homens, e não apenas ao povo hebreu.
Jesus Cristo foi perseguido por governantes romanos. Aos 33 anos foi crucificado e, segundo os cristãos, ressuscitou após três dias – o dia de Páscoa. No entanto, a mensagem de amor ao próximo, a invocação a uma vida simples e moral e sua promessa de imortalidade fizeram com que o Cristianismo se expandisse rapidamente mesmo após a morte de Cristo e se disseminasse pelo Império Romano.
O Novo Testamento já estava todo escrito no final do século I. Em 313 d.C. o imperador Constantino concedeu o direito de culto ao Cristianismo. Oito décadas mais tarde a religião passa a ser a crença oficial do Império Romano.
Séculos depois o Cristianismo se divide em três confissões: o catolicismo, o protestantismo e a Igreja ortodoxa. Esses cristãos interpretam a mensagem de Jesus de maneiras diferentes, mas todas as três correntes crêem na existência de um Deus criador do universo, em Jesus Cristo e na vida após a morte.
Em 1504 Constantinopla rompe com Roma e dela separa o Cristianismo oriental, chamado de ortodoxo. No século XVI há a reforma protestante (em que ocorre a separação entre o catolicismo romano e a Igreja protestante), cujo precursor foi o alemão Martin Lutero.
No século XVIII o movimento cristão lutou contra a ascensão do racionalismo por medo da descristianização. Um século mais tarde são feitas as missões para propagar os princípios do Cristianismo a povos não-cristãos.
Hoje o Catolicismo é a corrente cristã predominante no Brasil. O Cristianismo ortodoxo tem maior número de fieis nos países eslavos e na Europa balcânica (onde estão países como a Albânia e a Bulgária), enquanto o Protestantismo tem mais seguidores em países anglo-saxões, na Alemanha setentrional e em países escandinavos.

Serie: Os Conquistadores (BBC) - Episódio 04: O Mundo Todo é Humano (All The World is Human)

Os Conquistadores  Título Original: Conquistadors
  Gênero: Documentário
  Ano de Lançamento: 2001
  Duração: 50 min (cada episódio)
  País de Produção: Inglaterra
  Diretor(a): David Wallace

Sinopse:
Série de 4 documentários sobre a conquista da América pelos espanhóis.A conquista espanhola das Américas no século XVI foi um dos mais cataclísmico eventos na história. Expedições espanholas tiveram de suportar as mais incríveis dificuldades em abrir as terras do Novo Mundo. Poucas histórias, se for caso disso, no histórico jogo para estes pura ficção, endurance e distância percorrida. Em conquistadores Michael Woods percorre os passos de algumas das maiores aventuras da Espanha, da Amazônia para o Lago Titicaca e, a partir da doçaria do Norte do México para alturas de Macchu Picchu.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 745 Mb
Formato: AVI
Qualidade: DVD Rip
Audio: Inglês
Legenda: Português
DOWNLOAD

terça-feira, 26 de abril de 2011

Atualidades 95 - Há 25 anos, Chernobyl Alertou Mundo Sobre O Perigo Nuclear

Explosão de reator na usina da antiga URSS provocou o maior desastre atômico da história

AP

Em abril de 1986, uma nuvem perigosa e invisível pairou sobre a Europa. A ameaça que vinha pelo ar tinha origem na usina atômica de Chernobyl, na antiga União Soviética (URSS), hoje território da Ucrânia. No dia 26 daquele mês, o reator de número 4 da central se desintegrou, provocando o maior acidente nuclear da história.
25 anos depois, Pripyat, localidade nos arredores da usina, é uma cidade fantasma. Já os perigos da energia atômica continuam presentes, nas vítimas ucranianas que ainda padecem de câncer, e agora no desastre da central de Fukushima, no Japão.

Construída na década de 1970, Chernobyl era a razão de ser de Pripyat, cidade com mais de 40 mil habitantes, a maioria funcionários ligados à central. Por ano, nasciam mil bebês na cidade, onde a idade média dos moradores era de 26 anos. Animada com a expansão da usina, Pripyat crescia e já tinha salas de cinema e um parque de diversões às vésperas do acidente.

O clima eufórico, no entanto, perdeu-se com as partículas de Césio 137 e Iodo 131 lançadas na atmosfera na madrugada de 26 de abril de 1986. Devido aos altos níveis de radiação, ninguém mais vive ou entra num raio de 30 km ao redor de Chernobyl.

Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), 4.000 pessoas morreram após a tragédia, a maioria vítima de câncer. Outras organizações e relatórios, por sua vez, apontam uma quantidade maior de vítimas, chegando a 500 mil mortos, de acordo com a Comissão Nacional para Proteção contra Radiação da Ucrânia

O acidente

Uma sucessão de erros humanos e técnicos causou o desastre. No dia da tragédia, técnicos faziam um teste de segurança no reator 4, reduzindo sua capacidade operacional para 20% do total. Esse nível acabou despencando para quase 1%, obrigando os operadores a aumentarem a potência do reator rapidamente.

O engenheiro-chefe adjunto, Anatoly Dyatlov, levou o teste adiante. Foi um erro fatal. Um súbito aumento da capacidade de operação, associado a falhas no sistema de segurança e resfriamento, levou à explosão. A temperatura no interior do reator ultrapassou os 2.300° C e nem mesmo o teto de aço e concreto suportou a pressão. À 1h23 daquele sábado ocorreu o maior desastre nuclear da história. 
Emico Okuno, professora do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo), conta que as primeiras vítimas do acidente foram os funcionários expostos à radiação.

- Quem morreu até o fim daquele ano [1986], em geral, foram técnicos e bombeiros que tentaram parar o incêndio. Nas primeiras horas após o acidente, eles subiram no reator. Como fazia muito calor, abriram as jaquetas e se queimaram. O material radioativo acabou grudando nos corpos. Eles foram queimados duas vezes, primeiro com o fogo e depois com a radiação.

Autoridades esconderam o acidente

As autoridades soviéticas apressaram-se em esconder o ocorrido. Mas, dois dias após o acidente, partículas radioativas foram detectadas na Suécia, o que levou Moscou a tornar pública a tragédia.

A demora em revelar o acidente foi catastrófica. Os habitantes de Pripyat foram avisados 36 horas após a explosão. A retirada das 84 mil pessoas que deixaram a região foi dificultada pela radiação, que contaminou trens e barcos.

A nuvem radioativa liberada por Chernobyl atingiu mais de 200 mil km², chegando à Suíça e ao Reino Unido. Os territórios mais contaminados foram os dos atuais Belarus, Rússia e Ucrânia – em algumas regiões, a camada com material radioativo no solo chega a 20 cm.

Desastre marcou decadência soviética

Chernobyl não foi um desastre apenas à saúde humana, mas também ao regime soviético. Segundo Osvaldo Coggiola, professor de História Contemporânea da USP, o acidente abalou o governo da União Soviética, cujo programa atômico concorria com o dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.

- Chernobyl mostrou que, tecnologicamente, a indústria nuclear soviética era de má qualidade e não resolvia os problemas de energia da União Soviética. Chernobyl teve um impacto político e simbólico-ideológico.

Em 1991, a antiga União Soviética se desintegrou e Chernobyl passou a fazer parte da atual Ucrânia – a usina só seria definitivamente fechada 14 anos após a tragédia, em 2000. A radiação, no entanto, continua a assombrar a região. E a contaminação deve seguir pelos próximos cem anos.

Assista ao vídeo sobre o acidente em Chernobyl:
 






Desastres nucleares: Fukushima vs Chernobyl
Nesta terça-feira, 26 de abril, completam-se 25 anos do desastre nuclear de Chernobyl. A data seria de rememoração, mas ganhou uma atualidade imprevista após o terremoto japonês de março deste ano, que colocou em xeque a usina de Fukushima e o futuro da energia nuclear mundial. Comparações com o episódio de 1986 atrás ajudam a compreender em que medida a situação atual é menos grave – e em quais pontos ela permanece uma incógnita







quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Inglaterra Medieval

Se você é um amante de história medieval, principalmente quando estamos falando de castelos e igrejas antigas, esse site lançado recentemente pela Universidade de Oxford pode lhe interessar !

Na verdade ele disponibiliza gratuitamente imagens e documentos históricos dos povos anglo-saxões ancestrais entre os séculos V e XI. Como este é um material pouco encontrado em nossos livros didáticos, penso que uma visita neste site pode ser interessante. E o que é melhor, o acervo do site está dividido por categorias, o que facilita a navegação ! O único problema é que ele, como é de se esperar, está em inglês, mas mesmo que o seu inglês seja “macarrônico”, como dizem por aí, acho que isso não vai prejudicar muito a sua visita neste site !

terça-feira, 19 de abril de 2011

UEM - Inscrições Para O Vestibular 2011

A UEM (Universidade Estadual de Maringá), no Paraná, abriu nesta segunda-feira  as inscrições para o processo seletivo 2011 de inverno. Os interessados devem se cadastrar pelo site www.vestibular.uem.br/, até o dia 25 de abril. O pagamento da taxa, no valor de R$ 90, pode ser feito até 27 de abril.

Lista das obras literárias indicadas para o vestibular de inverno da UEM

Contos Novos Mário de Andrade
Dom Casmurro Machado de Assis
Melhores Poemas Gonçalves Dias
Melhores Poemas João Cabral de Melo Neto
Melhores Poemas Manuel Bandeira
O Calor das Coisas         Nélida Piñon
O Cobrador Rubem Fonseca
Poemas Escolhidos Cláudio Manuel da Costa
Senhor José de Alencar
Triste Fim de Policarpo Quaresma             Lima Barreto

No total, são oferecidas 1.488 vagas, sendo 286 para o sistema de cotas sociais, que atende alunos que realizaram os estudos integralmente no ensino público e comprovem renda per capita familiar inferior a um salário mínimo  e meio.
A universidade disponibilizará, durante todo o período de inscrição, computadores e impressora na central de recebimento de inscrições, anexa ao bloco 28, no campus universitário, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
As provas acontecem de 10 a 12 de julho, das 8h50 às 13h, nas seguintes cidades do Paraná: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
A primeira chamada está prevista para 5 de agosto. A matrícula ocorre somente em janeiro de 2012. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/44/3011-4450 ou pelo site da UEM.
As informaçoes foram fornecidas pela instituiçao e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

Filme - Luzes Da Cidade (1931)

Luzes da Cidade   Título Original: City Lights
  Gênero: Comédia | Drama | Romance
  Ano de Lançamento: 1931
  Duração: 87 min
  País de Produção: EUA
  Diretor(a): Charles Chaplin
[ Homenagem ao Aniversário de Charles Chaplin: 16 de Abril ]
Sinopse:
A paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão. Chaplin prova nesse filme que a simplicidade pode produzir belezas únicas. Em um enredo nada complexo, Carlitos vive situações singelas, mas que traduzem sentimentos humanos universais de uma forma tocante. Com certeza “Luzes da Cidade” é um daqueles filmes que ninguém deveria passar pela vida sem vê-lo.

Elenco:
Charles Chaplin........... o vagabundo
Virginia Cherrill ........... moça cega
Florence Lee .............. avó de Virginia
Harry Myers ............... milionário
Ernest Garcia ............ empregado do milionário

Dados do Arquivo:
Tamanho: 535 Mb
Formato: RMVB
Qualidade: DVD Rip (Preto e Branco)
Audio: Mudo
Legenda: Português (embutida)
DOWNLOAD

Serie: Os Conquistadores (BBC) - Episódio 03: A Busca pelo Eldorado (The Search for El Dorado)

Os Conquistadores  Título Original: Conquistadors
  Gênero: Documentário
  Ano de Lançamento: 2001
  Duração: 50 min (cada episódio)
  País de Produção: Inglaterra
  Diretor(a): David Wallace

Sinopse:
Série de 4 documentários sobre a conquista da América pelos espanhóis.A conquista espanhola das Américas no século XVI foi um dos mais cataclísmico eventos na história. Expedições espanholas tiveram de suportar as mais incríveis dificuldades em abrir as terras do Novo Mundo. Poucas histórias, se for caso disso, no histórico jogo para estes pura ficção, endurance e distância percorrida. Em conquistadores Michael Woods percorre os passos de algumas das maiores aventuras da Espanha, da Amazônia para o Lago Titicaca e, a partir da doçaria do Norte do México para alturas de Macchu Picchu.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 745 Mb
Formato: AVI
Qualidade: DVD Rip
Audio: Inglês
Legenda: Português
DOWLOAD

Atualidades 94 - Tragédia Em Realengo



Doze adolescentes com idades entre 12 e 15 anos foram mortos na manhã do dia 7 de abril na escola municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, num ataque sem precedentes no Brasil.

O atirador, Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, se matou após ser confrontado por um policial militar. Outros seis adolescentes, atingidos pelos disparos, de um total de 13 feridos, continuam internados em hospitais da região.

O crime comoveu o país, que nunca havia sido palco de uma tragédia em proporções semelhantes dentro de uma escola. Nos últimos dez anos, ataques a escolas e universidades tornaram-se comuns nos Estados Unidos, com registros também na Europa.

De acordo com o relato de familiares, Wellington sofria de esquizofrenia. Esquizofrenia é um grave distúrbio mental caracterizado pela perda de contato com a realidade. A psicose provoca isolamento social e, em alguns casos, delírios e alucinações.

Textos escritos pelo atirador e encontrados pela polícia revelaram fixação por terrorismo e religião. Ele também teria sido vítima de bullying (abuso emocional e físico) na época em que cursou o ensino fundamental no mesmo colégio. Em anotações e vídeos encontrados pela polícia, o assassino aponta a humilhação sofrida como motivo para o massacre.

O rapaz estava armado com dois revólveres calibres 32 e 38, além de farta munição. Ele usava colete à prova de balas, um cinturão artesanal e uma ferramenta chamada speadloader, que municia a arma com todas as balas de uma vez.

Por volta das 8h, Wellington chegou à escola e se identificou como ex-aluno. Ele alegou que iria buscar um histórico escolar. Em seguida, foi até o segundo pavimento, onde entrou em uma das salas, da 8ª. série. Ele disse que daria uma palestra e, na sequência, sacou as duas armas de dentro de uma mochila e começou a atirar. O atirador entrou ainda numa outra sala, em frente, e fez mais disparos.

Os alvos preferenciais eram as meninas. Dos 12 estudantes mortos, 10 eram do sexo feminino. E, de um total de 13 feridos, 10 também são meninas. As vítimas tiveram ferimentos em regiões vitais: cabeça e tórax. A matança durou 15 minutos. Segundo a polícia, o assassino recarregou a arma três vezes e disparou mais de 30 tiros.

Parte dos 400 alunos da escola no período da manhã se refugiou num auditório no terceiro andar do prédio. Outros se trancaram em salas de aulas com os professores.

Durante o ataque, um aluno, mesmo ferido, conseguiu escapar e avisar uma guarnição da Polícia Militar que fazia uma blitz no trânsito. O terceiro-sargento, Márcio Alexandre Alves, encontrou o assassino nas escadarias que dão acesso ao terceiro andar do prédio. De acordo com a polícia, Wellington foi baleado com um tiro de fuzil e, em seguida, se matou com um tiro na cabeça.
 

Columbine

Nos Estados Unidos, ataques a instituições de ensino se tornaram comuns. Nos últimos 12 anos ocorreram 36 chacinas em escolas e universidades, resultando em 102 mortos. Todos os crimes aconteceram após o caso mais famoso, o massacre de Columbine.

Em 20 de abril de 1999, os estudantes Eric Harris, 18 anos, e Dylan Klebold, 17 anos, mataram 12 alunos e uma professora na escola de ensino médio Columbine, no condado de Jefferson, no estado do Colorado. A dupla também feriu outros 21 alunos antes de cometer suicídio. O massacre provocou um debate sobre o controle de armas no país.

Desde então, o massacre de Columbine inspirou outros criminosos. No pior ataque, em 16 de abril de 2007, o estudante sul-coreano Cho Seung-hui executou 32 pessoas no Instituto Politécnico da Universidade Estadual de Virgínia.

Países da Europa também tiveram ataques semelhantes a escolas. Em 13 de março de 1996, o vendedor desempregado Thomas Hamilton, armado com quatro revólveres, matou 16 crianças e uma professora numa escola em Dunblane, na Escócia.

Na Alemanha, o estudante Robert Steinhäuser, 16 anos, invadiu uma escola em Erfurt em 26 de abril de 2002. Ele matou 13 professores, dois alunos e um policial. Em outra cidade alemã, Winnenden, nove alunos e três professores foram assassinados por um ex-aluno em 11 de março de 2009.

Armas

O massacre em Realengo reabriu o debate sobre a venda de armas no Brasil. Após o episódio, o Governo Federal anunciou que anteciparia para maio deste ano a campanha de desarmamento, antes prevista para junho ou julho.

Por meio da campanha, o governo indenizará donos de armas que as entreguem às autoridades. Nas campanhas anteriores, eram pagos entre R$ 100 e R$ 300 por armas entregues à Polícia Federal, fossem ou não registradas.

No Congresso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB- AP) apresentou aos líderes de partidos a proposta de realização de um novo referendo sobre desarmamento. No primeiro referendo, realizado em 23 de outubro de 2005, 63,94% dos eleitores votaram contra a proibição do comércio de arma de fogo e munição no país.

A lei do Estatuto do Desarmamento, regulamentada por decreto de 1º. de julho de 2004, tornou mais rigorosos os critérios para aquisição e porte de arma de fogo no país, além de prever penas específicas e mais severas para o comércio e porte ilegal.

Direto ao ponto volta ao topo
Doze adolescentes com idades entre 12 e 15 anos foram mortos na manhã do dia 7 de abril na escola municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, num ataque sem precedentes no Brasil.

O atirador, Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, se matou após ser baleado por um policial militar. Outros seis adolescentes atingidos pelos disparos, de um total de 13 feridos, continuam internados. Segundo relatos de parentes, o rapaz era esquizofrênico e foi vítima de bullying na mesma escola, da qual era ex-aluno.

O massacre em Realengo reabriu o debate sobre a venda de armas no Brasil. Após o episódio, o Governo Federal anunciou que anteciparia para maio deste ano a campanha de desarmamento. No Congresso, discute-se a realização de um novo referendo sobre o desarmamento. No primeiro referendo, realizado em 2005, 63,94% dos eleitores votaram contra a proibição do comércio de arma de fogo e munição no país.


Saiba mais

  • Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado (Fontanar): livro da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva descreve as dificuldades de se identificar psicopatas e o perigo que eles representam à sociedade.
     
  • Tiros em Columbine (2002): documentário de Michael Moore que mostra como a cultura belicista norte-americana compôs o contexto para o massacre em Columbine.

Veja também:
Veja também, no site do UOL, como ocorreu o massacre em Escola noRio de Janeiro: http://noticias.uol.com.br/album/110407storyboard_album.jhtm?abrefoto=5
Veja também no site da Globo.com: http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atualidades 93 - Pressão Brasileira Faz Brics Pedirem Reforma No Conselho De Segurança

Bloco composto por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul se reúne em Sanya e emite comunicado ‘eloquente’ por mudanças na ONU, segundo Patriota


A declaração dos líderes dos Brics – que se reuniram nesta quinta-feira, 14, na China – defendeu de maneira expressa a necessidade de reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na primeira vez em que o nome da instituição apareceu em comunicado do bloco. Os documentos anteriores falavam de maneira genérica de reforma da ONU, sem fazer referência ao Conselho.

A mudança ocorreu por pressão da delegação brasileira, que enfatizou a necessidade de avanços na linguagem em relação à última declaração, divulgada no Brasil no ano passado. “A reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança são essenciais. Não é possível que ao iniciarmos a segunda metade do século 21 nós ainda estejamos atrelados a formas institucionais erguidas no pós-guerra”, afirmou a presidente brasileira, Dilma Rousseff, em sua estreia em grandes fóruns internacionais e provavelmente querendo se referir à segunda década do século 21.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, classificou de “eloquente” o texto da declaração no ponto relativo à reforma do Conselho de Segurança. O documento afirma que a instituição deve ser mais “efetiva, eficiente e representativa”. Na frase seguinte, acrescenta: “China e Rússia reiteram a importância que dão ao status da Índia, Brasil e África do Sul nas questões internacionais e entendem e apoiam suas aspirações para desempenhar papel mais relevante na ONU”.

China dá passo adiante na defesa do Brasil no Conselho de Segurança da ONU
Em visita de Dilma Rousseff ao país asiático, comunicado conjunto trata pleito nacional por assento permanente como ‘prioridade’


 

PEQUIM – Na visita da presidente Dilma Rousseff à China, o país asiático deu um passo adiante ao tratar da defesa do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. No comunicado conjunto assinado pelos dois países, a China se posicionou ao lado do Brasil ao assinalar que a representação das nações em desenvolvimento, naquele fórum, é agora uma “prioridade”.
“A China atribui alta importância à influência e ao papel que o Brasil, como maior país em desenvolvimento do hemisfério ocidental, tem desempenhado nos assuntos regionais e internacionais, e compreende e apoia a aspiração brasileira de vir a desempenhar papel mais proeminente nas Nações Unidas”, diz um trecho do comunicado.
Embora o país de Hu Jintao já tenha, em outras ocasiões, declarado apoio à pretensão brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, na prática tudo ficou na retórica. Motivo: a China, membro permanente, não quer ajudar o Japão, com quem o Brasil se associa nesse projeto, ao lado da Índia e da Alemanha, o grupo do G-4.

Questionada se a China havia adotado tom mais incisivo do que os Estados Unidos, que declarou ter “apreço” pela entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, Dilma evitou ser taxativa. “Não acho que dê para fazer uma comparação assim”, afirmou.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Serie: Os Conquistadores (BBC) - Episódio 02: A Conquista Dos Incas (The Conquest of The Incas)

Os Conquistadores  Título Original: Conquistadors
  Gênero: Documentário
  Ano de Lançamento: 2001
  Duração: 50 min (cada episódio)
  País de Produção: Inglaterra
  Diretor(a): David Wallace

Sinopse:
Série de 4 documentários sobre a conquista da América pelos espanhóis.A conquista espanhola das Américas no século XVI foi um dos mais cataclísmico eventos na história. Expedições espanholas tiveram de suportar as mais incríveis dificuldades em abrir as terras do Novo Mundo. Poucas histórias, se for caso disso, no histórico jogo para estes pura ficção, endurance e distância percorrida. Em conquistadores Michael Woods percorre os passos de algumas das maiores aventuras da Espanha, da Amazônia para o Lago Titicaca e, a partir da doçaria do Norte do México para alturas de Macchu Picchu.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 745 Mb
Formato: AVI
Qualidade: DVD Rip
Audio: Inglês
Legenda: Português
DOWNLOAD

De Deodoro A Dilma

Painel com todos os presidentes da República



(caso a vizualização esteja baixa aperte "CTRL" e "+ ")

Os Pontos De Discussão Da Reforma Política

Entenda os sistemas propostos para votação em deputados e vereadores e acompanhe o quadro com a posição dos partidos em relação a cada questão.



(caso a vizualização esteja baixa aperte "CTRL" e "+ ")

Entenda O Sistema Eleitoral Americano

Duas grandes diferenças marcam as eleições presidenciais do Brasil e dos Estados Unidos. Enquanto no Brasil o voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos (há poucas exceções previstas em lei) e o presidente é eleito pelo voto popular direto (no primeiro ou, se houver, no segundo turno), nos Estados Unidos votar é facultativo, não uma obrigação, e a maior autoridade do país é escolhida por um Colégio Eleitoral, formado por delegados de todos os Estados norte-americanos.
Para entender as diferenças entre o sistema brasileiro e o americano, em primeiro lugar, ajuda ter em mente que – pelo voto popular direto – os EUA têm não uma, mas 51 eleições presidenciais – as eleições primárias. Elas ocorrem nos 50 Estados e no Distrito de Columbia, onde fica a capital, Washington. O candidato que vencer pelo sufrágio popular direto em cada Estado terá o voto de todos os delegados desse mesmo Estado no Colégio Eleitoral.
O número de delegados estaduais no colegiado que escolhe o presidente corresponde exatamente ao número de senadores e deputados federais que cada Estado tem. A quantidade de senadores é fixa, dois por Unidade da Federação norte-americana, e cada uma delas tem pelo menos um deputado federal. Assim, todo Estado, por menor que seja, terá três representantes no Colégio Eleitoral.
De resto, o número de representantes do povo na Câmara (que correspondem à maior parte do Colégio Eleitoral) é determinado pela quantidade de habitantes do Estado no mais recente censo nacional (sempre feito nos anos terminados em zero). Desse modo, os deputados federais de um Estado podem aumentar ou diminuir, conforme sua população cresça ou encolha no censo.
Critérios estaduais
Os EUA têm cem senadores e 435 deputados federais; logo, são 535 congressistas, e esse número, acrescido dos três delegados do Distrito de Columbia, dá os 538 votos do Colégio Eleitoral. É importante lembrar, porém, que os delegados não são os congressistas. Em geral, são membros dos Partidos que concorrem na eleição, embora os critérios de escolha sofram alterações estaduais.
Mesmo que isso seja raro, o sistema eleitoral norte-americano permite que um candidato com mais votos no total do voto popular no país perca a eleição. Em 1888, por exemplo, o republicano Benjamin Harrison ficou cerca de um ponto percentual atrás do democrata Grover Cleveland no voto popular, mas ainda assim ganhou, pois venceu em Estados que lhe garantiram mais delegados no Colégio Eleitoral.
Como o Colégio Eleitoral representa 538 votos no total, basta obter maioria simples (270) para que um candidato se eleja presidente. Caso os dois candidatos empatem (269 votos cada um), o desempate acontece na Câmara dos Deputados. Neste caso, o presidente seria escolhido pela Câmara entre os três candidatos mais bem votados durante o processo eleitoral, e o vice-presidente seria escolhido pelo Senado, seguindo o mesmo critério.

Nossa Educação!!!

 
O que queremos ? Essa é a verdadeira pergunta a ser feita quando nos questionamos sobre os motivos de nossa educação alcançar notas tão baixas nas avaliações. Recentemente o resultado do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), de 2010, mostrou que, na média, a nota do ensino médio do Estado de SP caiu e chegou a 1,81 em uma escala de zero a dez !

Isso quer dizer que em uma avaliação oficial do governo do Estado de São Paulo, o mais rico da federação, o “nível educacional” medido pelo teste, feito por jovens que terminaram o terceiro ano do Ensino Médio em 2010, é de pouco mais de 18% do total ! Ou seja, como esse teste mede basicamente a “capacidade” de leitura e de raciocínio matemático destes mesmos jovens formandos, a situação está muito complicada. E isso só piora quando observamos um outro dado que vem de uma das avaliações educacionais mais importantes – e relevantes – do mundo, o PISA (Program for International Student Assessment), que revelou que a educação brasileira ocupa, em um ranking de 65 países, a 53º posição em Leitura e Ciências e a 57º posição em Matemática !
Esses dados apresentados deixam transparecer que boa parte dos esforços feitos até agora para melhorar a nossa educação são, no mínimo, tímidos. Em um país que se apresenta como uma das economias mais importantes do mundo atual, um nível educacional destes é inaceitável. Pois muito dinheiro, afinal dizemos ser a sétima maior economia do mundo, em um país onde a população não é capaz nem de interpretar o que está lendo, com uma porcentagem de quase 40% de notas consideradas “Insuficientes” na avaliação de português do IDESP, fica fácil entender, um pouco, quais os motivos que levam ao “atraso” enfrentado em nosso sistema educacional, principalmente quando este é comparado aos melhores do mundo !
Sei que este “conveniente atraso” em nossa educação não explica completamente o nosso fracasso atual. Existem inúmeros outros pontos que passam, por exemplo, pelo modelo de família, de sociedade, de economia, de valores e de vontades de nosso povo que ajudariam a traçar um panorama mais claro dos motivos desta nossa falência. Mas esse pequeno artigo não tem como objetivo discutir tão profundamente esse tema, na verdade, ele nasceu simplesmente pela perplexidade de saber que números tão pífios podem ser encarados como “normais” por todos nós, e também para fazer pensar sobre, na verdade, o que queremos, então ?

terça-feira, 5 de abril de 2011

Audiobook - 100 Homens Que Mudaram A História Do Mundo

Descrição - Uma agradável viagem pela história da humanidade.
Assim poderia ser resumida esta obra. São cem pequenas, mas completas biografias dos personagens mais importantes que mudaram o curso da história de nosso planeta.
De Menes, o homem responsálvel por esculpir o primeiro império do mundo, ao multimilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, que, de certa forma, também tem um império em suas mãos.
Afinal, hoje, no século 21, quem tem tecnologia domina.
Áudio - Porgutuês
AUDIOBOOK
Download - Megaupload

Serie: Os Conquistadores (BBC) - Episódio 01 A Queda Dos Astecas (The Fall of Aztecs)

Os Conquistadores  Título Original: Conquistadors
  Gênero: Documentário
  Ano de Lançamento: 2001
  Duração: 50 min (cada episódio)
  País de Produção: Inglaterra
  Diretor(a): David Wallace

Sinopse:
Série de 4 documentários sobre a conquista da América pelos espanhóis.A conquista espanhola das Américas no século XVI foi um dos mais cataclísmico eventos na história. Expedições espanholas tiveram de suportar as mais incríveis dificuldades em abrir as terras do Novo Mundo. Poucas histórias, se for caso disso, no histórico jogo para estes pura ficção, endurance e distância percorrida. Em conquistadores Michael Woods percorre os passos de algumas das maiores aventuras da Espanha, da Amazônia para o Lago Titicaca e, a partir da doçaria do Norte do México para alturas de Macchu Picchu.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 745 Mb
Formato: AVI
Qualidade: DVD Rip
Audio: Inglês
Legenda: Português

DOWNLOAD

Rede Cegonha

Rede Cegonha terá atendimento integral para bebês e gestantes
Programa do Ministério da Saúde prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões até 2014 e enfoca as 61 milhões de brasileiras em idade fértil
O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (28 mar. 2011), em Belo Horizonte, o programa Rede Cegonha, que prevê investimentos de 9,4 bilhões de reais do orçamento da pasta até 2014, para cuidados especiais com gestantes e crianças de até dois anos. A Rede Cegonha terá atuação integrada com as demais iniciativas para a saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas cerca de 61 milhões de brasileiras em idade fértil.
Os investimentos devem atingir toda a rede que atende gestantes, da unidade de saúde básica, passando pelo exames do pré-natal, ao transporte seguro e ao parto nos leitos maternos do SUS. Atualmente, cerca de 90% das gestantes brasileiras realizam as quatro consultas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Rede Cegonha, no entanto, pretende ampliar o número de consultas para seis.
O SUS recomenda ainda 20 tipos de exames às gestantes mas, com o programa, testes como a ultrassonografia deverão ser incluídos no pré-natal. Caso seja detectada uma gravidez de risco, nove tipos de exames complementares também estarão garantidos. O governo pretende ainda criar as Casas da Gestante e do Bebê, unidades localizadas dentro das maternidades de alto risco, e os Centros de Parto Normal.
A Rede Cegonha pretende atingir toda a extensão do território brasileiro, mas os atendimentos devem ser implementados primeiramente no Nordeste, Amazônia e em nove regiões metropolitanas onde há a maior concentração de gestantes – Manaus, Recife, Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

domingo, 3 de abril de 2011

Atualidades 92 - Centro-Oeste Brasileiro É Nova Força Do Consumo

Desembolso dos lares da região registrou o maior aumento do País, chegando a 18%, comparado à média nacional de crescimento de 10,4%

SÃO PAULO – O vigor da renda do agronegócio, combinado com o avanço da industrialização, transformou o Centro-Oeste no novo Eldorado do consumo. De alimentos e produtos de limpeza a imóveis e automóveis, o ritmo acelerado de compras e a boa saúde financeira das famílias chamam a atenção dos empresários e atraem investimentos para a região.
Os brasileiros que vivem em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal foram os que mais ampliaram os volumes de compras e os gastos com alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza em relação às demais regiões em 2010 ante 2009, revela pesquisa da Kantar Worldpanel, obtida com exclusividade pelo Estado.
A enquete, que visita semanalmente 8.200 famílias no País para fotografar o consumo, mostra que o desembolso dos lares do Centro-Oeste com uma cesta de 65 produtos cresceu 18% em 2010 em relação a 2009. Foi a maior variação entre as regiões e acima da média do País (10,4%).
Os consumidores do Centro-Oeste também foram os campeões de gastos por ida ao supermercado: R$ 16,01. A cifra superou a média nacional de R$ 13,96 e os desembolsos dos dois principais mercados consumidores: a Grande São Paulo (R$ 12,25) e o interior paulista (R$ 14,76). E só ficou atrás do Sul (R$ 22,35).
“Em dois anos, os consumidores do Centro-Oeste foram os que mais ampliaram gastos nos supermercados”, diz a diretora da Kantar Worldpanel, Christine Pereira. O surpreendente é que, apesar do aumento do consumo, as famílias da região têm a melhor saúde financeira.

Pecuária: um dos grandes destaques da Região Centro-Oeste
“O bolso do consumidor do Centro-Oeste está mais equilibrado na comparação com o de outras regiões”, destaca ela. O estudo mostra que a renda mensal das famílias da região superou em 7% os gastos em 2010. Em 2009, essa relação era estável.
O desempenho da região em 2010 ultrapassou o da Grande São Paulo e do Sul, onde a renda excedeu em apenas 2% o gasto; o interior paulista e o Norte e Nordeste, que registraram estabilidade, e o leste e interior do Rio e a Grande Rio de Janeiro, que tiveram déficit de 5% e 16%, respectivamente.
Carro. Com orçamento folgado, o Centro-Oeste aumentou as compras de itens de maior valor. Levantamento do grupo brasileiro SHC mostra que duas capitais da região, Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), tiveram, entre 2007 e 2010, crescimento de vendas de carros zero de 61,4% e 54%, respectivamente, acima da média nacional (42,1%).
Outro estudo, da Cetelem BGN e executado pela Ipsos Public Affairs, confirma a exuberância do consumo na região. Nesse caso, a enquete ouviu 1.500 pessoas em 70 cidades, em dezembro de 2010, e reuniu dados do Centro-Oeste e do Norte numa única região, com influência maior do Centro-Oeste no resultado, pela sua importância.
Cultivo mecanizado de soja: principal commodity no ranking das exportações brasileiras

Esse estudo mostra que, em novembro de 2010, o valor médio gasto pela população do Centro-Oeste com itens como supermercado, energia, remédios, gás, água, transporte, vestuário, dívidas bancárias e seguros superou o das demais regiões.
A situação financeira da região é tão confortável que, além de consumir mais, a população conseguiu aumentar a poupança. Em novembro de 2010, a população do Centro-Oeste guardou, em média, R$ 602, a maior cifra entre todas as regiões. Em relação a 2009, houve alta de R$ 190.
Para o gerente de Contas Regionais do IBGE, Frederico Cunha, o Centro-Oeste vem liderando o crescimento há algum tempo. Dados do PIB regional de 2008, o último disponível, mostram que, apesar de ter respondido por 9,2% do PIB nacional em 2008, fatia superior apenas à do Norte, a região foi a que mais cresceu em participação de 2007 para 2008, com alta de 0,3 ponto porcentual. Num período mais longo, de 2002 a 2008, o ganho foi de 0,4 ponto no PIB.

Atualidades 91 - Morreu Ex-Vice Presidente José Alencar

José Alencar morreu aos 79 anos em São Paulo.